quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sérgio Conceição já não é treinador do Vitória..


Ora, o Vitória emitiu ontem um comunicado a anunciar a saída de Sérgio Conceição do comando técnico!


O que há a dizer sobre isto?
Muita coisa... E ao mesmo tempo, pouca!
Muito sinceramente já previa este desfecho.
Eu, tal como muitos vitorianos, conseguimos colocar o ódio e o "nojo" que sentíamos pelo Sérgio, completamente de lado. Outros simplesmente não conseguiram, mas isso faz parte.
Quando Sérgio Conceição estava no rival referiu-se aos adeptos do Vitória como sendo inferiores aos do Braga. Algo que ele próprio devia estar consciente de que tudo o que dissera era mentira.
No dia da sua oficialização como treinador dos conquistadores desculpou-se com os "mind games" e que, se disse o que disse, foi porque naquela altura era aquele o clube que defendia "até à morte, face a expressão". Não duvido da veracidade das afirmações do mesmo, mas esperava-se atitude!
E sim, houve atitude.
O Vitória, com o novo treinador, embora numa fase inicial ainda tenha sido derrotado várias vezes, já praticava melhor futebol. Longe das exibições da época passada, mas a verdade é que o renascimento (ou ressurgimento) estava a ser palavra de ordem!
Tendo em conta objetivos, nada foi cumprido.
Devido à fase que o clube atravessava, era impensável sonhar com a Liga Europa. Mas uma fase extremamente boa da nossa equipa com grandes resultados e exibições entre novembro e janeiro fez-nos acreditar que o objetivo europeu ainda era possível. E era...
Porém, desde que Sérgio Conceição assumiu esse objetivo, as coisas desmoronaram-se... Não sei se foi a pressão adicional ou algo de género, mas acima de tudo queríamos atitude e raça.
Admito que fiquei desiludido por termos falhado o objetivo europeu! As arbitragens nos jogos de fevereiro, março e abril também tiveram o seu peso, mas a culpa foi fundamentalmente nossa.
E quando eu digo "nossa" nunca iria ter a coragem de me referir aos adeptos, mas também não sou capaz, nem acho justo, de o fazer apenas a jogadores e equipa técnica porque na verdade a direção teve clara influência.
Época mal preparada, mercado de inverno horroroso.
Se fiquei triste pela saída do Sérgio Conceição? Logicamente que não!
Embora ele se tenha arrependido do que disse quando estava a treinar a Seleção Regional de Marrocos e até tenha sido muito raçudo e apaixonado enquanto esteve no berço, a verdade é que não o consegui considerar um treinador "à Vitória", pouco tempo esteve no Vitória, mas o pouco que esteve não foi suficiente.
De qualquer das maneiras tive pena que ele saísse porque sempre pensei que na próxima época, com ele no banco do Vitória já a preparar a época desde inicio (ao contrário do que aconteceu na presente temporada), poderíamos conseguir atingir os nossos objetivos.
O Rui Vitória sim, esse deixa-me imensas saudades! E não é só pela conquista da Taça em 2013!
Se devo, tal como os restantes vitorianos, agradecer-lhe pelo que fez no Vitória? Sim, talvez.
Embora tenhamos ficado num miserável 10ºlugar, nunca vamos ficar a saber se com o Armando Evangelista até ao final da época teríamos conseguido a manutenção na primeira liga e pelo menos com o Sérgio Conceição conseguimos manter-nos confortavelmente no principal escalão do futebol português!
Tudo isto sem querer desvalorizar a qualidade de Armando Evangelista, mas...
De facto custa-me associar "Vitória" a "manutenção" porque a única manutenção que devemos associar ao nosso clube é a manutenção...nos lugares europeus. Esses sim, são os nossos lugares!
As coisas nem sempre correm bem, a Armando Evangelista correram pessimamente mal e a Sérgio Conceição também não correram lá muito bem.
Jogadores passam, treinadores passam, O VITÓRIA PERMANECE...até porque o Vitória é nosso! Sim, nosso, dos adeptos...
Sérgio Conceição, enquanto treinador do Vitória, comandou a equipa do Vitória em 31 jogos (incluindo os das outras competições nacionais) tendo conseguido apenas 8 vitórias, 10 empates, 13 derrotas e ainda...3 ou 4 expulsões, à imagem de um treinador que vive o futebol ao ponto de, às vezes, fazer aquilo que não deve.
Olhando para estes números, até parece que o cenário foi péssimo e na realidade nem andou muito longe disso, mas ao mesmo tempo há que realçar a atitude e a raça da equipa orientada pelo Sérgio.
Bem, passado é passado!
Agradeço ao Sérgio Conceição por ter feito o que podia ao serviço do nosso clube. Pouco fez mas o pouco que fez foi razoavelmente bom...
Vários têm sido os nomes na calha para suceder a Conceição, desde Pedro Martins, Lito Vidigal a Jorge Simão e Domingos Paciência.
Pessoalmente gostaria de que o sucessor fosse Pedro Martins ou Lito Vidigal, ou até mesmo Manuel Cajuda...
Têm sido também várias as notícias a apontar o ex-treinador do Rio Ave, Pedro Martins, como o próximo treinador dos vimaranenses e que a oficialização pode estar por horas.
Resta esperar.
Seja como for, espero que o treinador que acabe por ocupar o lugar que pertencia a Sérgio Conceição, seja alguém digno de estar a treinar o nosso clube. Alguém competente, determinado, ambicioso e com raça e alma de vencer.

FORÇA VITÓRIA, CONTIGO ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário