sábado, 1 de setembro de 2018

Um desfecho diferente

Se é verdade que o Vitória protagonizou uma boa exibição no primeiro jogo oficial da temporada - diante do Tondela a contar para a Taça da Liga - e acabou por sair derrotado, também não deixa de ser verdade que, desta vez, aconteceu precisamente o contrário. Exibição fraca com resultado positivo. Valeu o golo solitário de Wakaso.
Wakaso deu tiro de partida no castelo
Foto: Vitória Sport Clube
Após o triunfo moralizador no estádio do Dragão, Luís Castro voltou a mexer no onze, dando a titularidade a Davidson e a Tozé. André André ficou de fora da ficha de jogo devido a uma gripe.
O Tondela, à semelhança do que tinha feito há um mês, deu a iniciativa de jogo ao adversário numa tentativa de explorar o contra-ataque - a melhor arma dos beirões. O filme acabou por ser o inverso do desejado pela equipa de Pepa. Isto porque, à passagem do minuto 18', Tozé cobrou um livre na esquerda do ataque e João Afonso penteou a bola para que Wakaso inaugurasse o marcador com um cabeceamento fulminante.
Liga NOS: Vitória SC x Tondela
Minuto 14' - Homenagem a Medarious, lesionado gravemente e com a carreira em risco
A partir daqui...uma nova história. Uma nova estratégia. Os beirões tiveram que fazer pela vida e subir as suas linhas de modo a chegar ao empate. Até ao final da primeira parte, Arango e Bruno Monteiro ainda ameaçaram a baliza de Douglas mas sem grande perigo.
No segundo tempo, mais do mesmo. O Vitória apresentou-se com um bloco defensivo mais recuado (e mais estável por sinal) mas revelou muitas dificuldades em sair a jogar, permitindo que o Tondela dividisse o jogo e chegasse a ter períodos de maior ascendente.
Nesse sentido, Luís Castro lançou Pepê e Ola John e, mais tarde, Tyler Boyd. Contudo, o erro de definição no último terço teimava em não desaparecer. Só por uma vez a formação vitoriana tentou levar perigo à baliza de Cláudio Ramos com um remate desenquadrado de Welthon. A falta de profundidade no ataque era por demais evidente.
A polémica instalou-se ao minuto 85'. Wakaso foi expulso por acumulação de amarelos num lance em que foi o ganês a sofrer a falta. Seguiu-se uma situação talvez inédita: o VAR interveio em benefício do Vitória ao alertar Nuno Almeida para ir ver o lance. O camisola 25 esperou junto do túnel, regressou e ainda viu Arango ser expulso no seu lugar. É caso para dizer: aleluia!
O resultado não mais se alterou ainda que Tozé tenha tido nos pés uma grande oportunidade para ampliar a vantagem no final da partida. O primeiro triunfo caseiro coincidiu com o primeiro golo numa primeira parte e com o primeiro jogo sem sofrer golos.
Apesar do segundo triunfo consecutivo, ainda há muito a melhorar. Sobretudo a nível ofensivo. É inexplicável como, ao fim de cinco jogos oficiais, ainda nenhum dos quatro pontas de lança tenha abanado as redes da baliza adversária. O empréstimo de Mattheus Oliveira vem acrescentar qualidade à equipa, contudo, gera também uma certa abundância de opções no setor intermediário. Desnecessário? Talvez.
Seis pontos obtidos (em doze possíveis) até esta paragem no campeonato não é preocupante, principalmente olhando ao calendário já traçado. É curioso que depois de uma derrota forasteira de 3-2 e uma derrota caseira de 1-0, o Vitória tenha respondido com um triunfo forasteiro de 3-2 e um triunfo caseiro de 1-0.
Nota ainda para os mais de 20 mil vitorianos que marcaram presença no Estádio do Rei. Únicos!

Os sub-23 receberam o homónimo de Setúbal no D.Afonso Henriques e, apesar de terem sido a equipa a marcar o primeiro e o último golo da partida, acabaram derrotados por três bolas a duas. Handel e Azis apontaram os golos. Os conquistadores encontram-se no 11º lugar com quatro pontos em quatro jogos.
Os juniores deslocaram-se ao reduto do Boavista, onde empataram a uma bola com os axadrezados.
Para a terceira jornada do campeonato de juvenis, ficou reservado o derby minhoto disputado em Guimarães. Depois de um nulo ao intervalo, o Vitória inaugurou o marcador no inicio do segundo tempo, permitiu o golo do empate e, logo a seguir, voltou a colocar-se na frente do marcador. Na reta final da partida, o Braga empatou de penalty e carimbou a reviravolta nos últimos minutos. Ainda assim, os sub-17 encontram-se no 3º lugar com seis pontos.

E OH VITÓRIA VAMOS A ELES!

Sem comentários:

Enviar um comentário