sexta-feira, 29 de abril de 2016

A sombra de uma Luz...

Bom! Esperava-se pior...
O Vitória foi hoje até ao estádio da Luz tendo sido derrotado por 1-0.


Merecíamos mais! As assombrações não param...
E vão 12... 12 jogos consecutivos sem vencer!
Com a atitude que a equipa teve hoje creio que o Vitória pode muito bem conseguir pelo menos um triunfo em dois possíveis... Mas mais do que isso foram os constantes pontos perdidos de uma forma claramente desnecessária porque se jogássemos com a mesma alma que jogámos hoje tínhamos conseguido muito mais nos jogos contra Tondela, V.Setúbal, Braga, (Sporting), Académica, Paços, Nacional, Boavista, Rio Ave, Marítimo e Estoril...
Nos últimos 12 jogos foram 6 empates e 6 derrotas, o que é intolerável...
A nossa última vitória no campeonato foi conseguida no dia 29 de janeiro. Ora, faz hoje 3 meses.
3 meses sem ganhar é muito mau, mas repito, se na maior parte dos outros 11 jogos tivéssemos jogado com esta alma teríamos conseguido muito, muito, mas muito melhor. 
É claro que em alguns jogos foi azar, noutros foi com influência de arbitragem e noutros foi por culpa própria... E já que falamos de arbitragem, e que tal falar da de hoje?
Bem, desta vez não houve um Xistra a fechar os olhos a grandes penalidades por duas ou três vezes, mas houve um Paixão a exagerar no critério disciplinar...e em muito mais!
Na primeira parte, o árbitro mostrou 4 cartões amarelos! Os 4 a jogadores do Vitória.
Na sequência do último cartão mostrado na primeira parte, ao minuto 35, eis que Bruno Paixão decide expulsar Sérgio Conceição para animar o público da Luz!
Todos sabemos que o nosso atual treinador nem sempre tem as melhores atitudes mas hoje, muito sinceramente, o "O que é que eu fiz?" dele parecia-me mesmo muito sincero.
Tão irritado ficou que até se foi sentar no banco mesmo depois da expulsão.
O mais provavel é que venha aí castigo! A indignação era imensa.
A verdade é que, dos 4 amarelos, apenas 2 foram claramente bem mostrados.
O Vitória apresentou-se num 3-5-2 em pleno estádio da Luz com o líder do campeonato muito perto de conseguir o objetivo! E agora mais perto ficou...
Jogámos com 3 centrais, sem medo. E ainda nos acusaram de constante anti-jogo!
Deu para rir um pouco, de facto... Dos 5 minutos de tempo extra na primeira parte, 2 minutos e 43 segundos foi pelo facto de Jardel ter estado no chão. Do nosso lado as intervenções médicas a Hurtado e Josué foram bem mais rápidas!
E nota-se bem que não nos conhecem! Jogamos sempre para vencer e o anti-jogo nunca foi, não é e nunca será "ponto de ordem" da nossa parte contra as grandes equipas.
Um clube como o nosso gosta de jogar olhos nos olhos, ou pelo menos, tentar fazê-lo.
A verdade é que o Vitória ia para o intervalo a empatar 0-0 depois de dois remates à baliza...contra 0 por parte do Benfica!
Positivo. Mas uma primeira parte muito fraca a nível de oportunidades flagrantes, quer para nós, quer para eles.
Ter Sérgio Conceição no banco é diferente de não ter!
A ausência dele na segunda parte contra o V.Setúbal, por exemplo, teve clara influência naquilo que foi o resultado final.
Acima de tudo, o atual treinador do Vitória transmite garra aos jogadores, espírito de não desistência, lutar até ao último segundo...uma mensagem muito bem vincada!
O Vitória entrou para a segunda parte claramente a perder.
Aos 46 minutos, na sequência de uma bola parada, Jardel, livre de marcação, cabeceou para o único golo da partida. Lance capital...
Mais uma vez a sofrer golos de bola parada... Falta de marcação que não se consegue perceber!
Eliseu que na primeira parte deixou marcas no rosto de Hurtado, após o 1-0 foi dar uma palmada nas costas de Hurtado em jeito de provocação.
Os comentadores lá diziam que era uma "palmada amigável" e que o árbitro tinha exagerado no critério disciplinar. Claro, claro...
Foi precisamente o golo do Benfica no inicio da segunda parte a mexer com a partida...
O jogo passou a ficar mais interessante!
E reparem, até passou a haver equilíbrio nos cartões amarelos com o árbitro a mostrar 3 para cada lado na segunda parte e ainda um cartão vermelho a André Almeida aos....93 minutos! 12 segundos contra 10... 
Tivemos oportunidades claras para empatar o jogo, 3 oportunidades de golo flagrantes e nem isso concretizámos! Hurtado foi dos que mais se destacou mas também foi dos que mais errou!
Acabámos por ser derrotados por 1-0 mas fiquei orgulhoso por ver uma equipa de tostões a fazer frente a uma equipa de milhões que estava a jogar na sua própria casa.
Mas só uma pergunta! Qual é a razão para o Vitória jogar assim contra os "grandes" e depois andar a perder pontos de forma desnecessária contra os últimos classificados?
Hoje, apesar do resultado, dignificámos a camisola que vestimos!
A razão para terem estado poucos adeptos do Vitória na Luz é lógica! Já não basta a nossa equipa praticar péssimo futebol e ainda colocam um jogo a uma 6ªfeira às 19h numa localidade que fica a 350 km do berço da Nação!
"O país vinha abaixo se pontuássemos aqui hoje!"
Esta época, já todos sabemos, acabou. Mas espero que a equipa encare os próximos dois jogos desta maneira! Não pode ser só contra as grandes equipas...

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário