sábado, 1 de outubro de 2016

15 minutos 'à Vitória'

Há coisas inexplicáveis no mundo do futebol! Tão inexplicáveis que apenas se conseguem sentir... E só se sente quando se ama verdadeiramente um clube, seja a ganhar ou a perder!
Num verdadeiro jogo de loucos foi o Vitória quem precisou da força dos seus adeptos para conseguir chegar ao empate depois de estar a perder 3-0. 
É caso para dizer que a chave do jogo...esteve nas bancadas!


Rafael Miranda não recuperou a tempo de defrontar o Sporting e Pedro Martins colocou Prince a atuar no seu lugar. Uma opção não muito comum mas que acaba por ser compreensível para quem não tem mais ninguém no plantel, em boas condições físicas, para substituir o médio de 32 anos. Algo que demonstra a escassez de opções para certas posições!  Nada que o mercado de transferências não resolvesse, verdade seja dita....
O Vitória até entrou bem no jogo, tendo tentado criar algumas situações nos primeiros minutos, embora sem grande perigo. A situação do Sporting era precisamente a mesma nuns primeiros 25 minutos de grande equilíbrio..
Mas à passagem do minuto 29' foi Markovic quem fez o primeiro da partida depois de um excelente trabalho individual de Gelson a obrigar Douglas a uma defesa apertada e na recarga...estava feito o 0-1! 
O golo abalou toda a equipa até porque quando se pensava que a resposta ia surgir eis que à beira do intervalo o Sporting, na sequência de um pontapé de canto, chegou ao segundo, numa má saída de Douglas que até já tinha feito duas grandes defesas.
Os conquistadores iam então a perder 2-0 para o intervalo depois de uns primeiros 25 minutos marcados por um certo equilíbrio e o resto de uma primeira parte totalmente dominada pelo Sporting que conseguiu fazer dois golos.
Tornava-se urgente proceder a algumas alterações para que a equipa fosse capaz de ainda sonhar com o empate. E foi nesse sentido que Pedro Martins retirou Hurtado para dar lugar a Bernard e, mais tarde, João Aurélio entrou para substituir Prince, sendo que, de certa forma, acabariam por mexer com o jogo, mas só mesmo depois do terceiro golo do Sporting marcado por Elias (que tinha substituído Adrien devido a lesão) num lance em que o guardião vimaranense ficou mal na fotografia.
Antes disso houve um lance duvidoso em que Marega ficou a pedir penalty depois de ter sido tocado por Rúben Semedo mas o árbitro Artur Soares Dias nada assinalou. 
A perder 3-0 e a cerca de 20 minutos do fim do jogo, ainda havia quem acreditasse que o Vitória podia fazer algo mais, mesmo estando a jogar mal. E assim foi...
Hernâni conquistou uma grande penalidade que viria a ser convertida por Marega quando faltavam mais 16 minutos para se jogar. Alguns instantes depois, após cruzamento de João Aurélio, Marega reduziu para 2-3.
O estádio D.Afonso Henriques explodiu de alegria e já ninguém aguentava estar sentado... Todos os vitorianos estavam ligados à corrente, a saltar, a gritar, a festejar, a cantar cada vez mais alto. E não eram só os elementos da claque, eram TODOS OS VITORIANOS! Um barulho ensurdecedor! Ambiente frenético em Guimarães...
Dois golos de rajada que acordaram a equipa e que fizeram acreditar os jogadores de que era possível chegar ao golo do empate... Raphinha substituiu Hernâni devido a alguns problemas físicos e acabaria mesmo por vir a ter influência no resultado final. 
Na medida do que era possível fomos encostando a equipa do Sporting e aos 'otchentcha e otcho' minutos, na sequência de uma bola parada, Raphinha assistiu Soares que cabeceou para o 3-3. 
Bastaram 15 minutos 'à Vitória' para surpreender a equipa de JJ que pensava já estar tudo resolvido!
Mas o futebol tem destas coisas... E se o Vitória conseguiu marcar 3 golos em 15 minutos após estar a perder por 3-0 não há duvidas de que tal se deveu à força que os vitorianos presentes nas bancadas transmitiram aos onze conquistadores que estavam dentro das 4 linhas!
Em Guimarães não há ninguém que abandone o estádio ao ver a sua equipa a ser 'goleada' em casa! Acredita-se até ao fim! E hoje os cerca de 22 mil vitorianos que marcaram presença neste duelo nunca deixaram de acreditar que o Vitória podia reduzir e eventualmente chegar ao empate. 
Quanto ao futebol praticado entre o minuto 25' e o minuto 70' há que tirar algumas ilações porque o processo de jogo estava demasiado limitado.. No entanto, e em poucos minutos, a forma como os adeptos se faziam ouvir catapultaram a equipa para a glória. É claro que qualquer um de nós, vitorianos, queria conquistar os três pontos, mas acabámos por conquistar um ponto bastante saboroso dadas as circunstâncias em que decorreu este duelo.
Um jogo que, só por si, fica para a história!
Jogámos mal durante a maior parte do tempo de jogo e, por aí, é evidente que não merecíamos ter saído deste jogo com qualquer ponto! Mas uma partida de futebol vai muito para além de momentos menos bons dentro das quatro linhas e o Vitória, com a ajuda fundamental dos seus adeptos, volto a frisar, soube reagir e marcar três golos num curto espaço de tempo levando todos os vitorianos à loucura total. Pela crença e pela forma como a resposta foi dada, empate inteiramente merecido !
Resta saber quais os efeitos que esta paragem no campeonato terão sobre a equipa do Vitória... Mas para já a formação orientada por Pedro Martins leva 11 pontos em 7 jogos e ocupa o 6ºlugar da tabela classificativa. E de salientar que Marega lidera a lista de melhores marcadores com 7 golos em 6 jogos disputados pelo avançado emprestado pelo FC Porto.

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER

Sem comentários:

Enviar um comentário