domingo, 23 de outubro de 2016

Exibição categórica

Na deslocação à Amoreira, o Vitória conquistou três pontos extremamente importantes ao ter derrotado o Estoril por duas bolas a zero. Um resultado que, face às circunstâncias em que decorreu o jogo, peca por escasso. Tal como na deslocação aos Barreiros, podíamos (e devíamos) ter ganho por mais...


No encontro referente à 8ªjornada foi a equipa do Vitória a entrar melhor, desde logo com uma oportunidade feliz para a formação vitoriana aos 2 minutos num lance em que a bola ressaltou em Marega e acabou por embater lentamente no poste da baliza de Moreira.
Em apenas dois minutos os jogadores do Vitória ficaram a reclamar dois penaltis que ficaram por assinalar. O primeiro aos 9 minutos quando Soares cabeceou à baliza e a bola foi cortada para canto por um jogador do Estoril que usufruiu do seu braço esquerdo. O segundo, à passagem do minuto 11', após um cruzamento vindo da esquerda em que outro jogador da equipa da casa, já dentro da área, fez o corte para canto com o auxílio do seu braço.
Duas grandes penalidades que Carlos Xistra teimou em não ver... Na minha opinião, a primeira até se aceita pelo facto de o jogador estar de costas para a bola no momento em que salta, mas a segunda grande penalidade é clara como a água.
Foi então ao minuto 15' que Soares, após cruzamento de Bruno Gaspar, rematou para o primeiro golo da partida. Um golo imensamente festejado pelos conquistadores mas mais por Soares que desde o seu golo frente ao Sporting ainda não parou de marcar, visto que também já o tinha feito frente ao Santa Iria. E três minutos depois de ter feito o golo, o avançado brasileiro dispôs de duas oportunidades de marcar no mesmo lance, após o cabeceamento defendido por Moreira acabou por rematar por cima na recarga.
Só a meio da primeira parte é que o Estoril conseguiu chegar com algum perigo à baliza de Douglas! Algo que clarificava ainda mais a excelente entrada do Vitória no jogo e mesmo depois das tais duas (ou três) grandes penalidades reclamadas, a equipa não baixou os braços, não desistiu, reagiu, marcou e podia ter marcado mais dois ou três ainda nos primeiros 45 minutos! Personalidade e atitude!
No segundo tempo, o Vitória permitiu que o Estoril criasse duas oportunidades nos primeiros 10 minutos mas rapidamente soube responder....mas em vão, numa fase inicial, é claro. Aos 56 minutos Pedro Henrique introduziu a bola dentro da baliza mas o golo foi anulado por fora de jogo de Soares que supostamente se fez ao lance e teve interferência na decisão do guarda-redes do Estoril. Pouco tempo depois foi a vez de Bruno Gaspar marcar o seu primeiro golo de Rei ao Peito, só que o golo voltou a ser anulado. Dois lances que na minha opinião, tecnicamente, até foram bem ajuizados.
Pedro Martins procedeu à primeira substituição, retirando Hurtado para dar lugar a João Aurélio e acabou mesmo por ser uma substituição em cheio porque à passagem do minuto 72', o lateral-direito do Vitória assistiu Raphinha para o segundo golo da partida (já contra o Sporting também entrou na 2ªparte e fez uma assistência para golo...)
A cerca de 10 minutos do fim, o treinador do Vitória substituiu Marega por Tozé. Uma substituição que o avançado emprestado pelo Porto não encarou da melhor forma! Aliás, até foi mesmo a pior. Profundamente irritado com o facto de não ter marcado nenhum golo, Marega atirou a sua garrafa ao chão de forma violenta após se ter dirigido ao treinador do Vitória com uma cara de poucos amigos. Uma atitude imperdoável. É certo que o jogo não lhe correu da forma como queria e que até foi o primeiro jogo em que o Vitória marcou golos...e ele não, mas isso não é razão para demonstrar tanta revolta perante um treinador que sempre apostou nele, nem mesmo o facto de ter sido igualado por André Silva na lista de melhores marcadores. Mesmo que o Vitória ainda estivesse a empatar, ou até mesmo a perder, e Pedro Martins, por erro próprio (talvez), quisesse retirar Marega do jogo pensando noutras soluções, nunca poderia ter agido da forma que agiu quando se dirigiu para o banco de suplentes. Ainda assim, penso que o jogador deve ser repreendido, mas não castigado! A meu ver, coisas destas não podem acontecer.
Com este triunfo, o Vitória soma agora 14 pontos e já não perde há um mês e meio, tendo já realizado 5 jogos desde então. Igualámos o nosso rival que joga amanhã, mas mais importante do que isso é o facto de a equipa apresentar argumentos e reunir (quase) todas as condições para lutar por um objetivo europeu. Um jogo muito bem conseguido com um Vitória superior e dominador.
Triunfo incontestável!
Uma palavra de apreço para os adeptos do Vitória que, em boa verdade, compareceram em bom número em Lisboa, mesmo sabendo da possibilidade de passarem o jogo todo à chuva! Não que isso fosse grande problema para os vitorianos, verdade seja dita... Mas para outros é sempre uma enorme condicionante.
Destaque para a iniciativa que o Estoril promoveu ao incentivar os adeptos a comparecerem no estádio vestidos de cor-de-rosa numa campanha solidária de luta contra o cancro! E destaque também para o minuto de silêncio em memória de Mário Wilson, um minuto inteiramente respeitado por todos os que estavam presentes no estádio.
A próxima paragem é em Vila do Conde! Um jogo que vai marcar o regresso de Pedro Martins a uma casa que bem conhece. E da mesma maneira que o treinador do Vitória foi feliz no seu regresso aos Barreiros (vencendo por 2-0), esperemos que no próximo domingo se repita o mesmo. Ainda para mais perante um Rio Ave que após ter derrotado o Sporting no seu estádio nunca mais ganhou e vai apresentar-se sem Heldon e Roderick que foram expulsos no encontro de hoje em Moreira de Cónegos. Nada que ajude ou dificulte a deslocação do Vitória aos Arcos, são meros factos e o objetivo é o mesmo...vencer!
Depois de termos eliminado o Santa Iria chegou a vez de jogarmos contra o Boavista no estádio do Bessa num encontro a contar para a Taça de Portugal que está marcado para daqui a um mês! Se o objetivo é chegar ao Jamor, bem como conseguir uma qualificação europeia, esta é apenas mais uma barreira que teremos que ultrapassar com determinação, qualidade, garra e vontade de vencer.

A equipa B deslocou-se hoje ao terreno do Cova de Piedade onde foi derrotada por 2-0. Depois de 5 derrotas consecutivas seria de esperar que os bês se afundassem na tabela classificativa e neste momento encontram-se em 19º lugar com apenas 10 pontos conquistados e 8 derrotas em 12 jogos. É preciso mudar!

Os juniores empataram 1-1 no derby minhoto que teve lugar em Braga, sendo que o jogo ainda deu que falar nas redes sociais, não pela rivalidade, mas sim pelo facto de o guarda-redes do Vitória ter desmaiado em campo e ter estado cerca de 30 minutos (!!) à espera da ambulância. Segundo consta, quando a ambulância chegou, faltavam as chaves para abrir o portão que dava acesso ao relvado. Situações que não podem acontecer!
Os juvenis e os iniciados foram mais felizes, sendo que os sub-17 venceram o Moreirense por 3-0 e os sub-15 venceram 1-0 na visita a Famalicão.


ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário