domingo, 27 de novembro de 2016

Três pontos perdidos...

Já todos sabíamos que esta onda de resultados extremamente positivos não ia durar para sempre... E hoje, em casa daquele que era o último classificado, o Vitória acabou por ser derrotado por 2-1 com uma reviravolta impressionante protagonizada pela equipa do Tondela. Incompreensível a forma como deixámos escapar três pontos que já pareciam estar ganhos pela formação vitoriana. Que isto sirva de lição para o futuro até porque, infelizmente, não são os adeptos que ganham jogos.



A equipa orientada por Pedro Martins protagonizou um primeiro tempo muito aquém do esperado. O adversário foi crescendo no jogo através do perigo que conseguia criar junto da baliza de Douglas e também devido ao excessivo número de pontapés de canto que a defesa do Vitória foi concedendo à formação comandada por Petit. Não conseguimos fazer um único remate à baliza do Tondela! Jogo fraco e mal jogado, diga-se...
Exigia-se uma resposta nos segundos 45 minutos na ideia de que o intervalo seria suficiente e precioso para corrigir o que estava mal... E de algum modo, foi. Além do "puxão de orelhas", as substituições de Pedro Martins surtiram alguns efeitos no processo de jogo. Efeitos determinantes para que a equipa acordasse! Raphinha tinha saído lesionado à beira do intervalo dando lugar a Hurtado e minutos depois do começo da segunda parte Bernard entrou para o lugar de Tozé.
Se a primeira parte foi praticamente dominada pelo Tondela, então é caso para dizer que no segundo tempo a nossa equipa teve um claro ascendente no jogo, embora o adversário tenha concretizado as suas únicas oportunidades nos instantes finais da partida. Depois de Soares e Hurtado terem sido protagonistas nos lances mais perigosos junto à baliza de Cláudio Ramos, eis que o golo do Vitória surge à passagem do minuto 75', na sequência de um pontapé de canto (ironicamente...), livre de marcação, Soares agiu como mandam as regras e cabeceou de cima para baixo para um golo que fez explodir a bancada onde se encontravam os cerca de 1000 vitorianos presentes no estádio João Cardoso.
O Vitória ainda dispôs de uma ou duas oportunidades para fazer o segundo golo e resolver o jogo, no entanto, e quando nada fazia prever, o Tondela chegou ao golo do empate. Mas não ficamos por aqui... No minuto a seguir, num lance exatamente igual com os mesmos protagonistas . eis que o impensável acontece. Reviravolta da equipa da casa. Mérito deles e demérito nosso. Murilo tinha acabado de entrar e em dois minutos fez duas assistências para os dois golos de Wagner em lances que pareciam fotocópia um do outro. A equipa deu demasiado espaço aos jogadores do Tondela nos últimos minutos que, logicamente, estavam em busca do golo e a juntar a isso acrescenta-se a falta de marcação a ambos os intervenientes nos golos da equipa da casa. Rúben Ferreira com culpas no cartório... Incompreensível. Mas repito, espero que sirva de lição! Hernâni ainda teve nos pés a oportunidade de empatar nos descontos, no entanto viria mesmo a ser desperdiçada levando os vitorianos ao desespero.
Tal como tinha acontecido no Bessa, no preciso momento em que os nossos adeptos protagonizavam a mais bela cachecolada de apoio ao nosso Vitória, o adversário marcou... E à semelhança desse mesmo jogo, os adeptos cantaram ainda mais alto na tentativa de impedir que a equipa fosse abaixo... Porém, se no passado domingo essa tentativa resultou, a verdade é que desta vez foi em vão... E claro está que se os adeptos vencessem jogos...a história seria outra.
A série de resultados positivos chegou ao fim! Resta saber reagir e vencer o próximo jogo que, parecendo que não, será contra o clube que se encontra na 6ª posição e que pode muito bem lutar por um objetivo europeu, o Chaves. Falhámos aquele que seria o assalto ao 3º lugar, mas não é isso que me preocupa até porque já estamos habituados a vacilar sempre que dispomos destas raras oportunidades. Levamos 5 pontos de vantagem em relação ao 6º classificado, mas certo é que, em caso de triunfo, seria sempre uma motivação extra para as hostes vitorianas saltar para o pódio.
E sim, é claro que um clube como o nosso não se pode preocupar em olhar para baixo, mas sim para cima, sempre com o intuito de conseguir algo mais. No entanto é sempre bom relembrar que "quanto maior é o sonho, maior é a queda" e já fomos alvo disso mesmo na segunda volta da época 2014/15. Passo a passo com os pés bem assentes no chão. Ocupamos o 4º lugar com 20 pontos (em 11 jogos), mas podemos vir a cair para o 5º posto já amanhã em caso de empate ou triunfo do nosso rival.


A equipa B foi ao terreno do Varzim empatar a uma bola! Um ponto importante na luta pela manutenção no segundo escalão do futebol português. A equipa que esta época já foi orientada por um ex-treinador do Vitória (Armando Evangelista) foi a primeira a marcar e por intermédio de um jogador que já passou pelo Vitória tendo também jogado várias vezes com a braçadeira de capitão, Leonel Olimpio. À passagem do minuto 83', Vigário restabeleceu a igualdade. A equipa secundária do Vitória já não perde nenhum jogo há mais de um mês.

Nas modalidades, o basquetebol do Vitória visitou o pavilhão do Maia Basket tendo vencido a equipa da casa com o resultado final de 74-94. Uma mentalidade competente nos últimos dois períodos resultou na diferença soberba de 20 pontos, até porque ao intervalo o resultado era de 45-46. Triunfo importantíssimo e, tal como Pedro Pinto diz, há condições para voltar a discutir o título.
Já no voleibol, o Vitória recebeu o Sp.Espinho e foi derrotado por 1-3 (parciais de 21-25, 25-19, 19-25 e 17-25) num jogo que até foi transmitido pela SportTv1 antecedendo a partida de futebol disputada entre Tondela e Vitória duas horas depois...

No futebol de formação tudo correu mal! Os iniciados e os juniores do Paços venceram os iniciados e os juniores do Vitória, respetivamente, por 2-1 e 1-0. Os juvenis receberam o Braga e foram derrotados com o único golo da formação bracarense a surgir no inicio do segundo tempo.

Em suma, um fim de semana negativo para o clube! Melhores dias virão...

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário