domingo, 4 de dezembro de 2016

Mais um deslize...

Mais um deslize! 5 pontos perdidos nos últimos 2 jogos... Na receção ao Chaves, o Vitória não foi além de um empate a uma bola. Voltámos a sofrer nos minutos finais... Erros que podiam ser...evitados!



Podíamos ter conseguido igualar o 4º classificado se tivéssemos derrotado o conjunto orientado por Jorge Simão, mas tal não aconteceu... E novamente por culpa própria! À semelhança do jogo em Tondela, no qual sofremos dois golos nos últimos 10 minutos, também hoje - depois de estarmos a vencer desde o minuto 3' - voltámos a sofrer e...consequente perda de pontos! É certo que um jogo tem 90 minutos e só acaba quando o árbitro apitar, e da mesma maneira que já vencemos jogos ao cair do pano, também é certo que nos últimos dois jogos acabámos por perder pontos na reta final da partida. Em Tondela foram 3, hoje foram 2. Uma sequência de desconcentrações só ajuda a que este cenário se concretize e, repito, podia ser evitado!
Há 5 dias atrás assistimos a um episódio chocante! Um dia triste para o Vitória e também para o mundo do futebol. Infelizmente o avião onde viajava a equipa da Chapecoense caiu em território colombiano provocando dezenas de mortes - desde tripulação a jogadores, técnicos e jornalistas - e uma das pessoas que perdeu a vida no trágico acidente foi Caio Júnior (treinador da equipa brasileira), um ex-jogador do Vitória que dizia "O Vitória seria o clube ideal para treinar em Portugal"... A juntar a isto, e no mesmo dia, também um elemento da equipa técnica do Vitória B acabou por falecer vítima de uma doença prolongada, o jovem de 23 anos, Nuno Greno. Em memória destas duas pessoas que tinham e tiveram uma ligação ao Vitória, exigia-se um triunfo! Que fosse dedicado a ambos! Mas nem isso conseguimos...
Hoje, no estádio D.Afonso Henriques, foi protagonizado um minuto de silêncio inteiramente respeitado! As palmas? Só no fim! E deveria ser sempre assim porque tal como a própria expressão indica, num "minuto de silêncio" exige-se...silêncio! Respeito!
O Vitória entrou bem no jogo e foi precisamente ao minuto 3' que Hernâni atirou para o fundo das redes, inaugurando o marcador. Sucederam-se algumas oportunidades perigosas mas a formação vitoriana não as soube conretizar e, depois de 20 minutos positivos, a equipa desleixou-se de uma forma lamentável. O Chaves foi criando várias oportunidades, algumas com muito perigo, mas o resultado não mais se alterou até ao fim dos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte não entrámos com a atitude desejada, mas parecia ser uma atitude minimamente suficiente para tentar controlar o jogo. Houve momentos no jogo em que se via mais bola para trás do que bola para frente e isso não pode acontecer porque um clube como o nosso não pode proteger uma vantagem pela margem mínima da forma como protegeu, tem a obrigação de arriscar na tentativa de ampliar a vantagem. Bernard e Soares agitavam o jogo da forma como podiam, mas nem sempre com sucesso... E foi então que à passagem do minuto 83', numa jogada organizada, que o conjunto de Chaves chegou ao golo do empate. Um golo que, em boa verdade, fez por merecer. À semelhança do 1-1 frente ao Belenenses, produzimos 20 minutos de qualidade ofensiva e depois fomos permitindo que o adversário crescesse no jogo chegando ao golo do empate na reta final da partida. O Vitória ainda tentou chegar ao 2-1 mas já era tarde...
Nota ainda para duas expulsões em tempo de descontos! Assis foi expulso por duplo amarelo após falta sobre Bernard e, ao demorar a abandonar o relvado, Ruben Ferreira (que já tinha amarelo) irritou-se e empurrou o jogador de Chaves, acabando também por ver o segundo amarelo e ser expulso! O defesa esquerdo de 26 anos não será convocado para a visita ao Bessa, assim como Bruno Gaspar que se lesionou e pode mesmo falhar a partida se não recuperar a tempo - Marega, em sentido inverso, já poderá jogar - e isto é o que dá só ter um defesa esquerdo de raiz no plantel, já para não falar do facto de João Aurélio ter ocupado a posição de Rafael Miranda nos últimos jogos (de forma positiva para já...)! Resta saber se o mercado de inverno vai trazer boas ou más decisões no que toca a entradas e saídas...
Pedro Martins, na flash-interview, lançou algumas críticas ao árbitro Fábio Veríssimo discordando, essencialmente, da dualidade de critérios. O árbitro de 33 anos voltou a arbitrar um jogo do Vitória depois de ter saído debaixo de assobios no último jogo dos conquistadores que arbitrou (VSC 2-1 CDN) devido a algumas decisões erradas, sobretudo a nível disciplinar! E hoje, apesar de não haver nenhum lance concretamente polémico, voltou a errar a esse nível. Quanto ao tempo de compensação (5 minutos), só 2:43 é que foram jogados... Não serve como desculpa, mas não deixa de ser um...facto.
Facto, também, é que o Vitória falhou a oportunidade de igualar o rival Braga na tabela classificativa! Seguimos com 21 pontos, a 2 do 4º classificado, e com 4 de avanço em relação aos dois clubes que vêm logo atrás, Marítimo e Rio Ave, que podem ser considerados adversários diretos na luta por um lugar europeu, ainda para mais agora com mudanças no comando técnico, em ambos os clubes.
O próximo jogo é no Bessa e esperemos que os adeptos que lá se deslocarem, abandonem o estádio tão felizes como há duas semanas atrás...

A formação de basquetebol recebeu a Ovarense e foi derrotada por 97-103! Depois de um primeiro período positivo o Vitória permitiu a recuperação do adversário num jogo marcado por um grande equilibro! 14 pontos ao fim de 9 jornadas disputadas!
O voleibol do Vitória deslocou-se ao pavilhão do CA Madalena derrotar a equipa local por 3-0 (com parciais de 17-25, 18-25 e 19-25). Triunfo incontestável dos conquistadores que ocupam agora o 7º lugar da classificação.
No futebol de formação, os iniciado receberam e venceram o Penafiel por 1-0 e os juniores derrotaram o Feirense, também por 1-0.

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário