quinta-feira, 26 de maio de 2016

Recordar é viver..

Porque recordar é viver...




Faz hoje 3 anos que o Vitória conquistou a Taça de Portugal, no Jamor, frente ao Benfica, fruto de uma reviravolta tremendamente feliz nos últimos 15 minutos de jogo...
Nós fomos Vitória!
Eram cerca de 14 mil no Jamor, mais uns milhares no Toural... Tudo a puxar pelo mesmo!
Não éramos milhões, mas éramos e somos fiéis.
É isso que nos torna únicos.
26 de maio de 2013, provavelmente um dos dias mais felizes da família vitoriana.
Precisamos de regressar aos títulos, porque o Vitória...somos nós!
Mas mesmo que para tal aconteça seja preciso esperar muito tempo, de uma coisa podem estar todos certos... Não somos adeptos de vitórias, mas sim adeptos do Vitória Sport Clube!
Custou-me ter visto o meu rival a vencer a taça há 4 dias atrás e a ficar com mais um título do que nós nos palmarés, mas continuamos a ser melhores do que eles. Porque não são os títulos que fazem um clube!

VITÓRIA ATÉ MORRER!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Temos treinador !!!

É com muito orgulho e bastante satisfação que reúno todas as condições para afirmar que...temos treinador!

Um treinador exemplar, competente, ambicioso e determinado, com alma de vencer e de dar tudo pelo clube que representa, ou seja, um treinador "à Vitória".
O discurso de Pedro Martins foi, acima de tudo, prometedor e ambicioso.
Deixo aqui algumas declarações do novo treinador dos vimaranenses:
"Espero estar à altura do desafio"
"É um clube de grande dimensão"
"Quero colocar o Vitória no lugar onde merece estar"
"Vamos fazer de tudo para que o Vitória continue a ser uma referência no futebol português"
"Espero contar com o apoio da massa associativa, como é habitual, para escrever histórias fantásticas neste clube"
"Vamos escrever páginas muito bonitas"
"Vamos defender este clube com unhas e dentes, até à morte"
"Eu estou na minha cadeira de sonho, é um clube que eu gosto"
"Tenho a certeza que passados 22 anos vai acontecer história novamente"
"Sempre tive o sonho de representar este clube"

Bem, estas foram algumas das declarações proferidas por Pedro Martins no momento da sua apresentação... Declarações de um homem confiante naquilo que tem capacidade para fazer, bastante ambicioso e com um discurso evidentemente prometedor!
Vários foram os nomes apontados para suceder a Sérgio Conceição. Algumas hipóteses mais fora das nossas possibilidades e outras claramente lógicas.
Nuno Espírito Santo, Manuel Cajuda, Domingos Paciência, Jorge Costa, Lito Vidigal, Jorge Simão e Pedro Martins.
A escolha passaria certamente por um destes sete, e assim foi...
Pedro Martins, para mim, era uma das escolhas mais lógicas juntamente com Lito Vidigal por exemplo. Um homem que conhece a realidade do futebol português e como se já não bastasse isso, representou também, enquanto jogador profissional, o nosso clube há cerca de...22 anos.

Enquanto jogador, Pedro Martins passou por clubes como o Feirense, o Vitória (tendo marcado 5 golos em 31 jogos realizados), o Sporting, o Boavista, o Santa Clara e o Alverca...
Já como treinador destacou-se fundamentalmente no Marítimo e no Rio Ave.
E foi aí que começou a sua fase ascendente à frente das equipas exercendo o cargo de treinador!
Na primeira época ao serviço do Marítimo (2010/2011), Pedro Martins, que não treinou a equipa madeirense desde inicio, ficou a apenas 7 pontos de um lugar europeu quando na verdade o objetivo passava apenas pela manutenção.
Na época seguinte, conseguiu um estrondoso 5ºlugar, com 50 pontos conquistados, e o consequente acesso à Liga Europa (+5 pontos que o Vitória que ficou em 6º).
Em 2012/2013, ainda ao comando da equipa madeirense, as coisas não correram tão bem e o Marítimo ficou a 7 pontos do objetivo europeu.
Na última época ao serviço do Marítimo, conseguiu fazer com que a sua equipa ficasse em 6ºlugar e a apenas 4 pontos do 5ºclassificado.
Na época de 2014/15, Pedro Martins decidiu mudar-se para o continente, acabando por ficar responsável por treinar o Rio Ave. Começou com um teste de fogo, um duelo contra o Benfica na supertaça, tendo o jogo ficado empatado 0-0 e nos penaltis a sorte sorriu aos encarnados. Na generalidade foi uma época extremamente positiva, visto que o Rio Ave só foi eliminado da Taça de Portugal nas meias-finais e, além disso, os vilacondenses ficaram a apenas 5 pontos das posições europeias.
Nesta época, 2015/16, o Rio Ave conseguiu atingir o objetivo europeu mesmo na última jornada quando dependia de terceiros. E mais uma vez, Pedro Martins levou o Rio Ave até à meia-final da Taça de Portugal onde foi derrotado pelo Braga! É curioso que o nosso novo treinador, ao serviço do Rio Ave, jogou imensas vezes contra o nosso rival devido às longas participações na Taça da Liga e na Taça de Portugal.
O treinador de 45 anos chega então ao Vitória para treinar a equipa nas próximas duas épocas, tendo revelado que é um sonho concretizado.
Estou convencido de que Pedro Martins pode ter tanto sucesso como teve Rui Vitória, por exemplo. Deposito nele essa esperança... Até porque já conhece os cantos à casa!
Precisamos de recuperar a estabilidade que já presenciámos noutrora, nomeadamente a nível da mudanças de treinadores.
Quanto aos outros elementos da equipa técnica, Rui Pedro, José Carlos, António Henrique e Luís Lobo vão acompanhar Pedro Martins nesta caminhada rumo ao sucesso.
Desejo todas a felicidade e sorte do mundo a Pedro Martins e à sua equipa técnica, essencialmente com o desejo de que eu próprio seja surpreendido com o possível sucesso dos novos intervenientes.
É necessário uma boa estrutura, um bom plantel e muita vontade de vencer.
Só assim é que podemos conquistar!
Hoje é dia 25 de maio e amanhã fará 3 anos que o Vitória conquistou a Taça de Portugal no Jamor, tal como disse Júlio Mendes "Há 3 anos atrás estávamos em vésperas de conquistar a taça e hoje estamos aqui em vésperas de começar um novo ciclo", portanto, tal como todos os vitorianos, também espero que este seja o dia a marcar o inicio de um novo ciclo, o inicio de uma nova era.
Sem euforias, com calma e paciência, mas sempre a acreditar em algo mais..
O ponta-de-lança do Nacional, Francisco Soares, e o jovem médio Nolan Mbemba do Lille juntaram-se hoje ao jovem sul-africano Bongani Zungu na lista de reforços para a próxima época!


FORÇA VITÓRIA, CONTIGO ATÉ MORRER!

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Um campeonato de baile?

Chegou ontem ao fim a temporada 2015/2016!
Uma temporada com várias surpresas, várias desilusões, várias guerras fora das quatro linhas.
Ontem, o jogo no Jamor encerrou definitivamente a época com o Braga a vencer o Porto e a conquistar a taça que o Vitória também já tinha conquistado há 3 anos atrás.
Vamos lá a um "breve" resumo do que foi esta época, com maior incidência no campeonato como não poderia deixar de ser.
Um campeonato de baile? Depende do ponto de vista.
Mas que foi ao som de "Bailando"...lá isso foi!

1º SL Benfica:
Tanto Benfica como Sporting mereciam ser campeões, mas só um o podia ser. Quanto às razões...já lá vamos! Rui Vitória sucedeu Jorge Jesus no comando técnico dos encarnados tendo surpreendido tudo e todos, até porque vários eram os adeptos que em outubro/novembro duvidavam seriamente da capacidade de RV para treinar um "grande" e alguns até mesmo desde o dia em que o mesmo assinou pelo clube da Luz. Quando eu digo "alguns" refiro-me também aos adeptos do próprio clube. Uma descrença enorme num treinador muito habituado a apostar em jovens e agora quase todos o adoram. É certo que Rui Vitória, frente aos rivais, não teve muita sorte. Mas soube ter postura, carácter e atitude ao longo da temporada! Um prémio justo para o antigo treinador do Vitória. Os encarnados não foram o clube a praticar o melhor futebol mas conseguiram recuperar de uma desvantagem de 8 pontos quando muitos atiravam o Benfica para fora da luta pelo título, já para não falar de o facto de ter sido o clube que melhor se comportou fora das quatro linhas, em comparação ao rival lisboeta, é claro... A polémica em torno de "Bailando" começou precisamente no Estádio da Luz quando o Sporting vencia surpreendentemente a equipa da casa por 3-0, e da mesma maneira que foi lá que tudo começou, também foi lá que tudo acabou. O mundo dá mesmo voltas, voltas e voltas... Contra tudo e todos, Rui Vitória levou o Benfica até aos quartos-de-final da Champions League, notável para uma equipa sem treinador. Para além do campeonato, os encarnados conquistaram a Taça da Liga, mais uma vez, na passada 6ªfeira.
Figuras: Ederson, Lindelof, Renato Sanches, Gaitán, Jonas, Mitroglou, Raúl


2º Sporting CP:
Tal como já tinha dito, tanto os encarnados como os leões mereciam ser campeões. Na verdade o Sporting até foi a equipa que praticou o melhor futebol mas a postura de muitos dirigentes custou caro ao clube e aos seus adeptos que bem mereciam ver o seu clube a sagrar-se campeão nacional. A arbitragem foi sempre o tema base no âmbito da comunicação leonina e, às vezes, protestos exagerados. A questão "sorte" veio a baile na reta final do campeonato visto que o rival dos leões teve a sorte de vencer 4/5 jogos consecutivos pela margem mínima, mas nunca se deve esquecer a sorte que o Sporting também teve ao longo da primeira volta com imensos jogos a serem resolvidos ao cair do pano. A sorte de uns é o azar de outros, e isto aplicou-se aos dois. Jorge Jesus foi a figura central de tudo aquilo que se jogou fora das quatro linhas, com constantes picardias provocadas pelo experiente treinador que podia ter pensado um pouco mais naquilo que realmente estava a fazer. Foram as supostas mensagens antes do jogo da supertaça, foi o ferrari, foi a não qualificação de RV como treinador, foi a cópia do trabalho de 6 anos, enfim... Deu para tudo! Bruno de Carvalho com constantes posts nas redes sociais, quer a criticar o Benfica, quer a criticar as arbitragens dos jogos do Sporting, até mesmo as nomeações dos árbitros... Postura não muito aceitável! Tudo teria corrido melhor se não se tivesse jogado tanto fora das quatro linhas, mas pelo anda da carruagem duvido que isto fique por aqui. Em Alvalade, fica apenas supertaça conquistada em agosto e tudo por culpa própria do Sporting que deixou que o Benfica recuperasse cerca de 8 pontos de atraso!
Figuras: Rui Patrício, Schelotto, João Mário, Adrien, Bryan Ruiz, Teo, Slimani


3º FC Porto:
Uma época completamente aquém das expectativas. Com um plantel de milhões, o futebol foi de tostões. Lopetegui não começou 2016 da melhor maneira porque foi precisamente no inicio de janeiro que o mesmo abandonou o comando técnico dos dragões, ficando, para seu sucessor, José Peseiro. Parecendo verdade ou não, o FC Porto chegou a estar em 1ºlugar no final da primeira volta mas uma série de resultados negativos deitou tudo a perder. Com José Peseiro a treinar os dragões, a irregularidade cresceu ainda mais com derrotas inesperadas em casa e muito mais... Saliente-se que o Porto de Peseiro nunca empatou! Mais vitórias do que derrotas. Mas não muitas mais. Provavelmente nem a Taça de Portugal salvaria a época do Porto, mas até isso os dragões fizeram questão de perder! Com um percurso bastante facilitado no caminho até ao Jamor, o Porto tropeçou na pedra principal e entregou desesperadamente a taça ao Braga! O FC Porto está cada vez mais longe de voltar a ser o que era... O tempo vai passando e as coisas vão piorando! Momento de instabilidade e um enorme alerta na Invicta.
Figuras: Maxi, Layún, Danilo, Rúben Neves, Sérgio Oliveira e André Silva

4º SC Braga:
Mais uma grande época protagonizada pelo meu rival! Custa-me vê-los a ter sucesso, mas faz parte... Mais título, menos título, a rivalidade continua. Desta vez o Braga não tropeçou no Jamor, jogou contra 11, deixou fugir uma vantagem de dois golos mas mesmo assim venceu nos penaltis, ao contrário do que se tinha verificado na última ida dos bracarenses ao estádio nacional. Pelo jogo de ontem, o Braga nunca mereceria a taça, mas sendo a taça de Portugal uma competição relativa a um conjunto de jogos então penso que o Braga aí já pode ter sido merecedor do triunfo alcançado. Não só chegaram à final da taça de Portugal como ainda fizeram um excelente percurso na Liga Europa, embora, em boa verdade, os adversários não tenham sido assim tão difíceis... Quanto ao campeonato, mais uma vez conseguiram ficar em 4ºlugar. Uma posição que não merece discussão com Paulo Fonseca ao leme! Isto de ter um rival a crescer cada vez mais e o meu próprio clube a afundar-se cada vez mais...custa-me! Relativamente aos adeptos é pena que o estádio continue sempre vazio... Para um clube que tem praticado bom futebol e que tem ascendido nos últimos anos, merecem outro tipo de adeptos! Mas quando se vestem duas camisolas com uma ligeira confusão na cor, o resultado está à vista de todos.
Figuras: Marafona, André Pinto, Vukcevic, Josué, Rafa Silva, Pedro Santos

5º FC Arouca:
A surpresa da época! Sob o comando de Lito Vidigal, a equipa de Arouca conseguiu um estrondoso 5ºlugar. Rei dos empates e apenas 6 derrotas, diga-se, a terceira equipa com menos derrotas... Um trabalho notável de Lito Vidigal a contribuir para uma inédita qualificação europeia do Arouca. Recordar que os arouquenses estiveram à beira da descida na época anterior. O ponto alto da época do Arouca foi certamente os triunfos conseguidos contra Benfica, em Aveiro, e Porto, no Dragão. Muitos dos pontos conquistados pelo Arouca foram precisamente a jogar em casa mas o desempenho fora de portas também foi bastante positivo. O espírito de não desistência evidenciado por Lito Vidigal acabou por levar a equipa de Arouca às portas do sucesso! E que sucesso...
Figuras: Bracali, Lucas Lima, Nuno Coelho, Ivo Rodrigues, Maurides, W.González

6º Rio Ave FC:
Mais um grande trabalho de Pedro Martins à frente dos vilacondenses! Nova qualificação europeia.
Contra os grandes, os vilacondeses deram muita luta tendo empatado 0-0 em Alvalade, 1-1 no Dragão e aguentaram um empate na Luz até aos 80 minutos. Com o dobro das derrotas do Arouca, é certo, mas o número de vitórias também acabou por ser superior e nas outras competições o Rio Ave chegou às meias-finais da taça de Portugal pelo terceiro ano consecutivo e só não conseguiu o mesmo na taça da liga por mero azar. Um 6ºlugar justo e apenas conseguido na última jornada quando a equipa orientada por Pedro Martins dependia de terceiros. (Agora é esperar que Pedro Martins assine pelo Vitória, algo que parece estar por horas!!!)
Figuras: Cássio, Lionn, Edimar, Bressan, Héldon, Hélder Postiga, Ukra

7º FC Paços de Ferreira:
Uma época de altos e baixos para o conjunto orientado por Jorge Simão. Ainda assim, um 7ºlugar bastante positivo. Depois do triunfo dos pacenses em Guimarães com um anti-jogo monumental, eis que o Paços despoletou e cavou uma distância enorme para o Vitória em termos pontuais. A fortaleza deste Paços não foi a Mata Real, mas sim os jogos fora de casa, algo contrastante tendo em conta os últimos anos!
Figuras: João Góis, Marco Baixinho Pelé, Diogo Jota, Bruno Moreira

8º GD Estoril Praia:
A equipa orientada por Fabiano Soares, depois de uma péssima primeira volta, conseguiu recuperar na segunda e ainda foi a tempo de um merecido 8ºlugar. Os jogos em casa foram a chave de ouro para os canarinhos! O Estoril apenas perdeu 4 jogos em casa, contra os três "grandes" e contra o Vitória. Um campeonato muito tranquilo da equipa de Lisboa que, com a manutenção garantida, sonhou sempre com a Liga Europa mas sem pressões adicionais.
Figuras: Yohan Tavares, Anderson Luís, Afonso Taira, Felipe Augusto, Gerso, Léo Bonatini

9º CF Belenenses:
A equipa de Belém treinada por Velázquez, sucessor de Sá Pinto, bem chegou a ameaçar os lugares europeus numa fase inicial mas depois acabou por passar um período de enorme irregularidade que a fez cair para a segunda metade da tabela. Ora venciam três jogos seguidos de forma categórica, ora nos dois seguintes perdiam com retoques de goleada. Destaque negativo para a defesa com 66 golos sofridos, nem os dois últimos classificados sofreram tanto (50 e 60...). Ainda assim, o Belenenses na última jornada saltou para a última posição da primeira metade da tabela ultrapassando o...Vitória!
Figuras: Hugo Ventura, Gonçalo Brandão, Rubén Pinto, Carlos Martins, Miguel Rosa, Caeiro, Sturgeon

10º Vitória SC:
Não há muito a dizer sobre a péssima temporada protagonizada pelos homens do berço! Quer às ordens de Armando Evangelista, quer às ordens de Sérgio Conceição. A época foi muito mal preparada como todos sabemos. Eliminações madrugadoras da Liga Europa, Taça de Portugal, Taça da Liga! Tudo na primeira eliminatória disputada... Nem uma única oportunidade para ir mais longe. Precisamos de estabilidade. Precisamos de fazer renascer o Vitória. Precisamos de recuperar o lugar de um verdadeiro Rei, de verdadeiros conquistadores. Mas quanto ao Vitória abordarei, noutro post, um breve resumo com os pontos altos e baixos da temporada 2015/2016. Ah, quanto aos adeptos, sempre fiéis, mesmo em 10ºlugar conseguimos levar mais adeptos ao estádio do que o....4ºclassificado! Isto só poderia ser possível com gente grande. E em Guimarães não há gente grande, há gente enorme. Pena é eu viver a 250 km do berço mas vou ao estádio sempre que tenho oportunidade... (Acorda Vitória!!!)
Figuras: Miguel Silva, Josué, Cafú, Otávio, Licá, Xande Silva e Henrique Dourado

11º CD Nacional
A tradição da equipa orientada por Manuel Machado vai-se confirmando cada vez mais... A Choupana é mesmo a fortaleza da equipa do Nacional e quanto aos jogos no continente corre sempre tudo mal. O Nacional realizou uma primeira volta com um baixo nível de rendimento porém, no inicio da segunda, conseguiu uma série de 4 jogos consecutivos sempre a vencer e tal feito catapultou a equipa da Madeira para o meio da tabela numa altura em que o próprio Manuel Machado sonhava com a Liga Europa! Ora, o entusiasmo foi tanto que o objetivo não assumido ficou muito longe de ser atingido.
Figuras: Gottardi, Rui Correia, Luís Aurélio, Salvador Agra, Willyan

12º Moreirense FC
Miguel Leal, mesmo depois de um péssimo inicio de temporada no comando do Moreirense, não tremeu e deu asas à sua convicção de que a equipa de Moreira de Cónegos iria manter-se na primeira liga. E assim se concretizou... Com uma margem confortável, diga-se! Ao contrário do que é habitual, o Moreirense conseguiu resultados bastante negativos a jogar em casa e, fora de portas, agigantou-se em diversos momentos, tendo dado muita luta na Luz, Dragão, Braga e Arouca por exemplo. 12ºlugar tranquilo para a outra equipa de Guimarães, mais um objetivo conseguido.
Figuras: Stefanovic, Vitor Gomes, Boateng, Rafael Martins, Iuri Medeiros

13º CS Marítimo
Tal como o rival Nacional, também o Marítimo tem feito do seu estádio uma autêntica fortaleza. Foi nos Barreiros que a equipa orientada por Ivo Vieira e, depois, por Nelo Vingada, conseguiu pontuar mais vezes. Os jogos fora de portas, no continente, não correram tão mal ao Marítimo como correram ao Nacional. Ainda assim, poucos foram os triunfos. Engraçado é tanto um como o outro terem vencido em Guimarães! É estranho, mas é verdade. Pela segunda vez concecutiva, o Marítimo chegou à final da taça da liga e também pela segunda vez consecutiva saiu de lá vencido e, curiosamente, pelo mesmo adversário... Esta última derrota acabou por ser muito mais pesada do que na temporada passada. Seja como for, uma época irregular do Marítimo da Madeira que esteve sempre muito mais perto da zona de descida do que da zona europeia.
Figuras: Salin, João Diogo, Fransérgio, Éber Bessa, Dyego Sousa

14º Boavista FC
Os axadrezados conseguiram mais uma vez garantir a manutenção no principal escalão do futebol português. A equipa do Bessa foi treinada por Petit até finais de novembro e depois foi Erwin Sanchéz a ocupar o cargo de treinador principal. Uma época também muito irregular por parte dos axadrezados que, em boa verdade, conseguiram quase o mesmo número de pontos a jogar em casa e a jogar fora. O objetivo foi cumprido. Poucas foram as vitórias do Boavista no estádio do Bessa e maior parte delas apareceu apenas no final do campeonato, algo que até foi determinante.
Figuras: Afonso Figueiredo, Idris, Anderson Carvalho, Renato Santos, Zé Manuel

15º Vitória FC
As coisas corriam muito bem aos sadinos no inicio da época, porém, a segunda volta foi um autêntico desastre. Um desastre ainda maior do que a do meu Vitória. A equipa de Setúbal chegou a estar 14 jogos sem vencer e na realidade a segunda volta foi tão péssima muito por culpa das saídas capitais de Suk e Ruben Semedo. Sendo Quim Machado um treinador com processos táticos tendencialmente ofensivos, ou as coisas corriam muito bem ou muito mal. E se num momento inicial tudo corria às mil maravilhas com os sadinos até terem chegado a estar em 5ºlugar, eis que tudo mudou e, como sabemos, nem tudo é um conto de fadas. A manutenção só foi assegurada na última jornada! Por pouco que não desciam...
Figuras: Paulo Tavares, André Horta, Arnold, André Claro, Suk

16º CD Tondela
A prova de que no futebol tudo é possível! Esta foi a única equipa a ter mais do que dois treinadores nesta época. Primeiro foi Vitor Paneira que, ao fim da 5ªjornada, já tinha abandonado o comando técnico do clube. Seguiu-se Rui Bento que também pouco durou ao leme da equipa de Aveiro. E em dezembro eis que surge Petit. Com um inicio muito atribulado, o Tondela a 10 jornadas do fim estava a cerca de 14 pontos do 16ºclassificado e, mesmo assim, conseguiram recuperar tendo garantido a manutenção mesmo na última jornada, dependendo, ainda assim, de terceiros. O ponto fulcral foi a vitória do Tondela no Dragão e isso moralizou a equipa para se acreditar que ainda era possível alcançar algo mais, e foi... Grande trabalho de Petit, diga-se!
Figuras: Cláudio Ramos, João Pica, Lucas Souza, Murillo, Nathan Júnior

17º CF União da Madeira
A equipa liderada por Norton de Matos pecou imenso em jogos em que tal não devia ter acontecido e isso custou caro ao conjunto madeirense. No final do primeiro terço da época e depois de uma pesada derrota na Mata Real, o presidente do União exigiu atitude aos elementos do clube e essa atitude surgiu mesmo nos jogos seguintes. Conseguiram roubar pontos a Benfica e Sporting quando ninguém esperava que isso acontecesse. Poderia ser o inicio de um novo ciclo e até foi.. O União raramente perdia jogos em casa, mas na ponta final pecou em tudo o que havia para pecar. Na antepenúltima jornada e depois de um triunfo por 3-1 frente à Académica, o União estava a apenas um ponto de garantir a manutenção e já se fazia a festa na Madeira. No entanto, tudo mudou porque o União não pontuou em nenhum dos seguintes dois jogos e permitiu que o Tondela que teria obrigatoriamente que conseguir 6 pontos e rezar para que o União não pontuasse, conseguisse mesmo atirar o União para a segunda liga.
Figuras: André Moreira, William Soares, Danilo Dias, Élio Martins

18º A.Académica de Coimbra
Tudo correu mal aos estudantes. O inicio de época foi bastante atribulado para a equipa de Coimbra numa altura em que no comando técnico estava José Viterbo. Depois de uma série de 6 derrotas consecutivas, Filipe Gouveia entrou em ação com o claro intuito de salvar a Académica, mas tal não foi possível. A 10 jornadas do final, a luta pela manutenção estava ao rubro e, supostamente, já com o Tondela fora da mesma. Mas nesses jogos a Académica não conseguiu mais do que 5 pontos, em 30 possíveis, o que não só carimbou a descida do conjunto de Coimbra como ainda a confirmação do último lugar do campeonato. A situação da Académica nos últimos anos, mesmo com a conquista da taça de Portugal em 2012, tem piorado e esta descida não foi algo inesperado. Um clube com história que, certamente, irá voltar depressa ao escalão máximo do futebol português.
Figuras: João Real, Fernando Alexandre, Pedro Nuno, Marinho, Hugo Seco, Nii Plange


E assim foi mais uma temporada... Houve emoção até ao fim!
Pena foi o meu Vitória não ter conseguido lutar por um lugar europeu até ao final do campeonato.
Benfica foi campeão, Sporting garantiu acesso direto à Champions, Porto precisará de disputar um play-off de acesso à Liga dos Campeões, Braga tem acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, Arouca e Rio Ave vão jogar a 3ªeliminatória da Liga Europa, União e Académica estão a caminho da Segunda Liga e, em sentido inverso, Chaves e Feirense subiram à Primeira Liga!

Que, na próxima época, o Vitória consiga atingir o objetivo europeu tranquilamente!
Precisamos de estabilidade. E convém não deixar fugir o Braga. Afinal de contas o nosso rival só tem mais uma taça do que nós.
ACORDA VITÓRIA !


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sérgio Conceição já não é treinador do Vitória..


Ora, o Vitória emitiu ontem um comunicado a anunciar a saída de Sérgio Conceição do comando técnico!


O que há a dizer sobre isto?
Muita coisa... E ao mesmo tempo, pouca!
Muito sinceramente já previa este desfecho.
Eu, tal como muitos vitorianos, conseguimos colocar o ódio e o "nojo" que sentíamos pelo Sérgio, completamente de lado. Outros simplesmente não conseguiram, mas isso faz parte.
Quando Sérgio Conceição estava no rival referiu-se aos adeptos do Vitória como sendo inferiores aos do Braga. Algo que ele próprio devia estar consciente de que tudo o que dissera era mentira.
No dia da sua oficialização como treinador dos conquistadores desculpou-se com os "mind games" e que, se disse o que disse, foi porque naquela altura era aquele o clube que defendia "até à morte, face a expressão". Não duvido da veracidade das afirmações do mesmo, mas esperava-se atitude!
E sim, houve atitude.
O Vitória, com o novo treinador, embora numa fase inicial ainda tenha sido derrotado várias vezes, já praticava melhor futebol. Longe das exibições da época passada, mas a verdade é que o renascimento (ou ressurgimento) estava a ser palavra de ordem!
Tendo em conta objetivos, nada foi cumprido.
Devido à fase que o clube atravessava, era impensável sonhar com a Liga Europa. Mas uma fase extremamente boa da nossa equipa com grandes resultados e exibições entre novembro e janeiro fez-nos acreditar que o objetivo europeu ainda era possível. E era...
Porém, desde que Sérgio Conceição assumiu esse objetivo, as coisas desmoronaram-se... Não sei se foi a pressão adicional ou algo de género, mas acima de tudo queríamos atitude e raça.
Admito que fiquei desiludido por termos falhado o objetivo europeu! As arbitragens nos jogos de fevereiro, março e abril também tiveram o seu peso, mas a culpa foi fundamentalmente nossa.
E quando eu digo "nossa" nunca iria ter a coragem de me referir aos adeptos, mas também não sou capaz, nem acho justo, de o fazer apenas a jogadores e equipa técnica porque na verdade a direção teve clara influência.
Época mal preparada, mercado de inverno horroroso.
Se fiquei triste pela saída do Sérgio Conceição? Logicamente que não!
Embora ele se tenha arrependido do que disse quando estava a treinar a Seleção Regional de Marrocos e até tenha sido muito raçudo e apaixonado enquanto esteve no berço, a verdade é que não o consegui considerar um treinador "à Vitória", pouco tempo esteve no Vitória, mas o pouco que esteve não foi suficiente.
De qualquer das maneiras tive pena que ele saísse porque sempre pensei que na próxima época, com ele no banco do Vitória já a preparar a época desde inicio (ao contrário do que aconteceu na presente temporada), poderíamos conseguir atingir os nossos objetivos.
O Rui Vitória sim, esse deixa-me imensas saudades! E não é só pela conquista da Taça em 2013!
Se devo, tal como os restantes vitorianos, agradecer-lhe pelo que fez no Vitória? Sim, talvez.
Embora tenhamos ficado num miserável 10ºlugar, nunca vamos ficar a saber se com o Armando Evangelista até ao final da época teríamos conseguido a manutenção na primeira liga e pelo menos com o Sérgio Conceição conseguimos manter-nos confortavelmente no principal escalão do futebol português!
Tudo isto sem querer desvalorizar a qualidade de Armando Evangelista, mas...
De facto custa-me associar "Vitória" a "manutenção" porque a única manutenção que devemos associar ao nosso clube é a manutenção...nos lugares europeus. Esses sim, são os nossos lugares!
As coisas nem sempre correm bem, a Armando Evangelista correram pessimamente mal e a Sérgio Conceição também não correram lá muito bem.
Jogadores passam, treinadores passam, O VITÓRIA PERMANECE...até porque o Vitória é nosso! Sim, nosso, dos adeptos...
Sérgio Conceição, enquanto treinador do Vitória, comandou a equipa do Vitória em 31 jogos (incluindo os das outras competições nacionais) tendo conseguido apenas 8 vitórias, 10 empates, 13 derrotas e ainda...3 ou 4 expulsões, à imagem de um treinador que vive o futebol ao ponto de, às vezes, fazer aquilo que não deve.
Olhando para estes números, até parece que o cenário foi péssimo e na realidade nem andou muito longe disso, mas ao mesmo tempo há que realçar a atitude e a raça da equipa orientada pelo Sérgio.
Bem, passado é passado!
Agradeço ao Sérgio Conceição por ter feito o que podia ao serviço do nosso clube. Pouco fez mas o pouco que fez foi razoavelmente bom...
Vários têm sido os nomes na calha para suceder a Conceição, desde Pedro Martins, Lito Vidigal a Jorge Simão e Domingos Paciência.
Pessoalmente gostaria de que o sucessor fosse Pedro Martins ou Lito Vidigal, ou até mesmo Manuel Cajuda...
Têm sido também várias as notícias a apontar o ex-treinador do Rio Ave, Pedro Martins, como o próximo treinador dos vimaranenses e que a oficialização pode estar por horas.
Resta esperar.
Seja como for, espero que o treinador que acabe por ocupar o lugar que pertencia a Sérgio Conceição, seja alguém digno de estar a treinar o nosso clube. Alguém competente, determinado, ambicioso e com raça e alma de vencer.

FORÇA VITÓRIA, CONTIGO ATÉ MORRER!

sábado, 14 de maio de 2016

Finalmente...a época terminou!



Pois é, hoje o Vitória despediu-se da temporada 2015/16 em Arouca.
Uma temporada que em nada vai deixar saudades aos vitorianos...
Um ou outro momento de êxtase, mas também foram constantes os momentos de desilusão perante a situação momentânea do clube.
Que venha a próxima!
Ora, hoje o Vitória foi até Arouca onde acabou por empatar 2-2.
Pela primeira e última vez nesta época, o jogo do Vitória não teve transmissão televisiva e não havia outra alternativa de acompanhar o resultado se não fosse pela rádio, ou então, para quem tinha possibilidades, deslocar-se ao estádio...
E diga-se, cerca de três centenas de adeptos marcaram presença em Arouca naquele que foi o último jogo do Vitória na presente temporada.
O jogo até começou bem para o Vitória. Completamente denominador nos primeiros minutos.
Aos 15', o capitão Cafú rematou de fora da área para o primeiro golo da partida.
16 minutos mais tarde, quando decorria o minuto 31 e numa bela jogada de contra-ataque, segundo consta, o Vitória chegou ao segundo. Assistência de João Teixeira para o golo do número 16 do Vitória, Hurtado...
O Vitória ia então para o intervalo a vencer por 2-0, à semelhança da primeira volta, e com uma primeira parte muito tranquila para Miguel Silva.
Na segunda parte, com poucas oportunidades de golo, tanto o Vitória podia ter chegado ao 3-0 como o Arouca ter reduzido para 2-1. Pois bem (ou pois mal), foi o Arouca quem conseguiu marcar e reduzir a desvantagem para 2-1 quando decorria o minuto 83.
O Vitória vacilou mais uma vez e nos instantes finais acabou por sofrer o golo do empate..
Incrível como tudo corria mal ao Vitória depois de um inicio de jogo a roçar o perfeito.
Repetiu-se o filme da primeira volta, 2-0 ao intervalo frente ao Arouca e 2-2 no resultado final.
Fosse como fosse, não ia ser um triunfo na casa do 5ºclassificado que nos ia salvar a época...
O Vitória acordou tarde! Foram 12 os pecados mortais, os tais 12 jogos em que não vencemos.
40 pontos conquistados, 22 no castelo e 18 fora de portas.
45 golos marcados e 53 sofridos. Uma época péssima, com altos e baixos!
Mal preparada de qualquer das maneiras...
Dois treinadores diferentes numa só época! O substituto de Armando Evangelista, ou seja, Sérgio Conceição ainda fez com que o nosso Vitória acreditasse na Liga Europa mas quando esse objetivo foi claramente assumido as coisas desmoronaram-se de uma forma imperdoável.
Eliminações madrugadoras na Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga e depois como se já não bastasse, um miserável 10ºlugar no campeonato.
Repito, o Rei merecia mais! Perdoai-lhes Afonso.
Quanto aos adeptos... Bem, esses foram extremamente únicos ao longo da época (como sempre o são)! Vão com a equipa a todo o lado porque eles, (nós), não somos adeptos de vitórias mas sim do Vitória Sport Clube! Vou estar sempre orgulhoso dos nossos adeptos e, acima de tudo, orgulho em ser vitoriano.
Mas como a verdade é lógica, tem que haver revolução no plantel e se calhar já não é só no plantel...
O VITÓRIA NÃO É ISTO!




A equipa B terminou ontem a época no estádio D.Afonso Henriques com uma vitória por 3-1 sobre a equipa B do Porto.
Frente aos campeões da segunda liga, o Vitória B não tremeu e perante o seu público conseguiu uma excelente vitória na despedida.
Hélder, com um golo madrugador, fez com que fosse o Vitória a primeira equipa a marcar. Mais perto do intervalo, o Porto chegou ao golo do empate e o jogo ia então para o intervalo com o resultado de 1-1.
Na segunda parte Hélder bisou e o Vitória viria ainda a chegar ao terceiro golo nos minutos finais.
Triunfo categórico que permitiu ao "B"itória ficar no 13ºlugar com 60 pontos em 46 jogos!
60 golos marcados, 67 golos sofridos.
40 pontos conquistados em casa e 20 fora do berço.
E de destacar que foram utilizados 58 jogadores!
Um número notável e um grande trabalho de Vitor Campelos.
Em bês, só o Porto B e o Sporting B ficaram à nossa frente. E confrontando todos os jogos entre as 5 equipas o Vitória ficaria em 1ºlugar a par do FC Porto. Mas isso já é outra história...
O objetivo foi conseguido em Alcochete! A manutenção...
Ontem os nossos rapazes limitaram-se a honrar o Rei derrotando a equipa que se sagrou campeão na jornada passada!



RESULTADOS: Juniores do Vitória empatam com o Rio AveNo futebol da formação, os juniores não foram além de um empate em Vila do Conde.
Depois de os sub-19 até terem estado em vantagem, acabaram por permitir que o Rio Ave chegasse ao 1-1.
Neste momento os juniores ocupam o 5ºlugar com 16 pontos e estão a 6 pontos do líder FC Porto.
O título ficou ainda mais longe!




ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

E aproxima-se o final da época...


O Vitória vai a Arouca amanhã defrontar a equipa local com o jogo a ter inicio às 18h.
E ainda um retoque inédito, primeiro e último jogo do Vitória nesta época sem transmissão televisiva.
A 14 pontos do sensacional Arouca, o Vitória vai então tentar segurar o péssimo 9ºlugar! Ao mesmo tempo, seja qual for o desfecho do jogo, vamos presenciar a festa dos arouquenses relativamente ao apuramento europeu que conseguiram com todo o mérito, diga-se..
Devíamos ser nós a festejar o apuramento europeu, ou até mesmo já o ter feito em jornadas anteriores, mas tal não aconteceu. Aliás, ficou muito longe de acontecer.
Sem Henrique Dourado por castigo, sem Bruno Gaspar e Josué por lesão (e esperemos que sem Victor Andrade na convocatória), Sérgio Conceição chamou Areias à equipa principal e resta saber se será convocado juntamente com Licá que falhou o último jogo em casa por castigo.
Seguimos com 39 pontos, no 9ºlugar, e para evitar males maiores, temos que segurar este lugar que é o último da primeira metade da tabela.
Honroso? Nunca!



O Vitória B despede-se hoje dos vitorianos no D.Afonso Henriques, às 20h!
Com a permanência na segunda liga já assegurada, a nossa equipa B vai tentar jogar olhos nos olhos com o mais recente campeão da segunda liga, a equipa B do FC Porto.
Neste momento ocupamos o 15º posto mas ainda vamos a tempo de chegar ao 13ºlugar, da mesma maneira que podemos cair do 15º para o 16º posto e consequentemente sermos ultrapassados pelo nosso rival Braga B!
Tentaremos ficar à frente! Onde também devíamos ter ficado na primeira liga.
Mas...

Quanto aos juniores, já muito longe do título, vão defrontar amanhã o Rio Ave que partilha a liderança com o Porto. Com 4 pontos de diferença, queremos encurtar para apenas um ponto e para isso é obrigatório vencer em Vila do Conde no jogo de amanhã marcado para as 17h.
Alex assumiu que queria conquistar o título nacional pelos juniores mas as derrotas caseiras com Porto e Sporting dificultaram, e de que maneira, a vida para os sub-19.
Enquanto há vida, há esperança.
Jogo a jogo, e acreditar!

Portanto, este será o fim de semana de despedida, quer na equipa A, quer na equipa B.
Na próxima época as coisas têm obrigatoriamente que correr melhor.
Porque esta...não vai deixar saudades!

domingo, 8 de maio de 2016

Chapa(s) 4 !

Hoje o Vitória recebeu e venceu o Moreirense no Estádio D.Afonso Henriques por 4-1.
Triunfo que quebrou a série de 12 jogos sem vencer e catapultou a equipa para um...9ºlugar!



Hoje foi um dia "à Vitória"!
Chapa 4 aplicada pela equipa principal e antes disso também uma chapa 4 aplicada pela equipa B.
As coisas correram bem... Fomos eficazes!
No Estádio do Rei, perante pouco público, o Vitória fez um jogo em que o próprio 4-1 acaba por ser exagerado.
Mas pelo menos deu para compensar minimamente alguns jogos onde a única coisa que tivemos foi azar.
Na primeira parte, o Moreirense esteve sempre mais perigoso do que o Vitória! Henrique Dourado marcou à passagem do minuto 5 e depois Fábio Espinho, com a ajuda do desvio de Cafú, rematou de fora da área para o empate!
Estava feito 1-1 e com toda a justiça.
Na segunda parte, o Vitória entrou bem e o segundo golo dos conquistadores só chegou perto do minuto 70.
Henrique Dourado não desistiu de um lance em que parecia já ter a bola completamente perdida e na raça recuperou a bola tendo assistido João Teixeira para o 2-1.
Minutos depois, Victor Andrade rematou de fora da área com a bola a embater no ferro e depois nas costas do guarda-redes do Moreirense, a bola entrou e na sequência do lance Victor Andrade tirou a camisola e atirou-a ao chão!
Uma atitude a roçar o ridículo que até fez com que Cafú pegasse imediatamente na camisola para a dar logo de seguida ao V.Andrade!
Quanto à atitude do próprio jogador emprestado pelo Benfica...uma vergonha!
Decorria o minuto 67' quando Alexandre Silva, depois do grande jogo que fez, foi bastante aplaudido, enquanto que, Victor Andrade ao substituir o companheiro de equipa foi fortemente assobiado.
O que é compreensível...
Depois daquele jogo na Choupana, depois daquele excessivo individualismo, depois da falta de atitude, era normal que nós, adeptos, não gostássemos.
Ora, Victor Andrade teve sorte no golo que marcou e a sua reação após o golo só me deixa desiludido por ter um jogador no meu clube (embora emprestado) que não tem orgulho em carregar o Rei ao Peito e ainda goza com a cara dos adeptos.
Vestir a camisola do Vitória é uma honra, nunca esquecer!
"E oh Andrade vai para o c******", sim, apoio. Por mim não jogava mais... Nem na equipa B!
Henrique Dourado, depois de um golo e de uma assistência, e também depois de saber que já não ia jogar na última jornada por acumulação de amarelos, esforçou-se e conseguiu bisar.
Uma boa despedida de Henrique Dourado e Otávio perante o público presente no estádio do Rei.
Foi precisamente sem Sérgio Conceição no banco que o Vitória regressou aos triunfos.
O que é contrastante porque se SC passa energia e atitude para dentro de campo então este resultado já devia ter aparecido em fevereiro.
Um triunfo que vem tarde...em maio...com o final da época a aproximar-se.
39 pontos, ainda nos falta ir jogar a Arouca, uma péssima época de qualquer das maneiras!
A culpa? Não preciso de repetir...
Foi possível ler nas bancadas uma mensagem, "Conceição, fica e constrói!".
Bem, quem sabe se não poderá mesmo ter sucesso...
Devido ao momento de instabilidade que o clube atravessa, esta goleada de hoje frente ao vizinho Moreirense nem me soube a uma mera "vitória" quanto mais a uma goleada...
E o Moreirense fora de casa até é fortíssimo, sofre poucos golos e raramente perde!
Já desde finais de janeiro que não vencíamos um único jogo!
Quase 3 meses e meio sem vencer, péssimo...
Os adeptos mereciam mais! O clube merecia mais! O Rei merecia mais.
Esta época, que ainda não acabou, não vai deixar saudades rigorosamente nenhumas...
Que venha a próxima! E que um dia, o Vitória, imite o Leicester! Sim, porque esse dia vai chegar.



O domingo vitorioso não fica por aqui...
Mas que triunfo da equipa B do Vitória!
Vitória B defronta Sporting B e pode garantir permanênciaTriunfo por 4-2 em Alcochete!
Hoje fomos mais eficazes e apresentámos uma melhor solidez defensiva.
Vencemos com toda a justiça.
Dénis Duarte, Tyler Boyd (x2) e Helinho foram os autores da goleada.
Ao intervalo, o Vitória vencia em Alcochete por 2-0 e já com duas substituições forçadas, primeiro Helinho entrou para o lugar do lesionado Bruno Alves e de seguida foi a vez de Castro substituir Bruno Mendes.
No inicio da segunda parte alargou a vantagem para 3 golos e Tyler Boyd ainda foi a tempo de bisar minutos depois...
Com 0-4 no marcador, os bês acabaram por permitir a recuperação do Sporting B mas que em nada fez tremer a grande exibição da formação vitoriana.
Triunfo categórico que permitiu à nossa equipa B assegurar a manutenção na segunda liga e somar neste momento 57 pontos, ocupando o 15º posto e de salientar ainda que temos mais um ponto do que o rival Braga B.


No sábado, o Vitória não teve sorte frente ao juniores do Sporting e mesmo a jogar em casa permitiu que os leões vencessem 2-1. Com este resultado, os sub-19 continuam a 4 pontos do líder mas já não partilhamos o terceiro lugar com o Sporting. O objetivo assumido por Alex de conquistar o campeonato começa a ficar cada vez mais difícil.
No basquetebol feminino o Vitória perdeu hoje frente ao Carnide (e não é o Benfica como muitos lhe chamam, é mesmo o Carnide) mas garantiu a subida à primeira liga.
Não houve título, mas houve festa.
Sortes diferentes...

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

sexta-feira, 6 de maio de 2016

É contra os verdes...

Antes de fazer qualquer tipo de antevisão aos jogos que vamos ter neste fim de semana, quero dizer que sinto orgulho no facto do João Sousa ser vitoriano.
Hoje, perante um dos melhores tenistas da atualidade, conseguiu dar luta e perder apenas 2-1, algo que mostra a garra de um verdadeiro conquistador.
O facto de ter chegado aos quartos finais do ATP1000 de Madrid vai valer ao tenista vimaranense a melhor posição de sempre de um tenista português no ranking ATP. Bestial.

Agora vamos a uma breve antevisão!
Tudo contra os verdes.


E começamos pela equipa principal no que toca a futebol...
O Vitória despede-se do estádio D.Afonso Henriques, no domingo, a partir das 18:15, duelo contra o vizinho Moreirense. Bruno Gaspar e Josué condicionados (este último renovou até 2019) e Licá castigado.
O 3-5-2 da jornada passada não se deve repetir! Qualquer coisa de "jogo da mala" como muitos dizem...
O Moreirense fora de casa é imparável, marca quase sempre e poucas são as vezes que sofre. Raramente perde a jogar fora do seu estádio em Moreira de Cónegos.
Cada jogo é um jogo, mas por esta lógica muito provavelmente o Moreirense não vai perder no estádio D.Afonso Henriques!
Mas agora há que olhar para o englobamento da cidade de Guimarães. Nos jogos em casa, nos arredores de Guimarães, o Moreirense quase que nunca ganha.
Será que o facto de jogar em Guimarães, mas a uns 10 km de distância do seu estádio, vai ter alguma influência no que toca à generalização de resultados?
A ver vamos...
Na despedida, e com a Europa a 12 pontos, resta ao Vitória vencer naquele que é o último jogo no nosso estádio!
Começar a pensar na próxima época é o melhor a fazer, mas queremos terminar no melhor lugar possível que certamente não será para além de um 9ºlugar...
Esperemos é que não se confirme um cenário pior como um 12º ou 13º posto...
Temporada horrível de qualquer das maneiras!

O Vitória B também vai defrontar uma equipa verde!
Jogamos em Alcochete, às 16h de domingo, contra os bês do Sporting e o jogo terá transmissão na SportingTv.
A manutenção está muito perto de ser asseguradas mas para isso é preciso pontuar...
Temos apenas mais 2 pontos do que o 20ºclassificado e ainda vamos jogar, para além do Sporting B, contra o Porto B (que está prestes a sagrar-se campeão da segunda liga)...
Dois jogos muito dificeis e é precioso conseguir um bom resultado em Alcochete.

À semelhança da equipa B, também os juniores vão defrontar o Sporting.
Depois da derrota caseira por 2-0 contra o Porto é preciso responder e vencer este jogo, até porque estamos a 4 pontos do 1ºclassificado e Alex já declarou que a equipa quer lutar pelo título.
O jogo está marcado para amanhã, às 16h.
Jogamos contra o 3º (e estamos em 4º), há que aproveitar para vencer e recuperar pontos para os primeiros classificados visto que se defrontarão também amanhã...


E OH VITÓRIA VAMOS A ELES !!!

terça-feira, 3 de maio de 2016

O maior sonho de um vitoriano!

Nós, vitorianos, como adeptos únicos e fiéis que somos, acreditamos que, um dia, vamos ver o nosso clube a sagrar-se campeão nacional.

Uns mais do que outros... Mas basicamente todos acreditam que um dia isso vai acontecer.

Ora, o Leicester sagrou-se ontem campeão de Inglaterra, surpreendendo tudo e todos.


Este clube com o nome "Leicester City Football Club" esteve prestes a cair para a segunda divisão inglesa na passada época, mas conseguiu aguentar-se no escalão máximo do futebol inglês.
No inicio da temporada, este era um dos simples clubes candidatos à...descida!
Repare-se que o Leicester, os únicos campeonatos que ganhou foram os de...segunda liga!
Um clube com pouca história na Premier League comparado a muitos que por lá andam.
O futebol às vezes tem destas coisas!
E na realidade são precisas mais equipas como a do Leicester no que diz respeito ao futebol mundial, visto que foram a prova de que o dinheiro não é tudo no mundo do futebol!
Atualmente é quase tudo, mas não é tudo...
Uma equipa considerada "pequena" que, com as armas que tinha, foi fazendo o seu caminho, jogo após jogo... E sempre a jogar dentro das quatro linhas e não fora como aquilo que se vê cá em Portugal.
Conseguem imaginar os adeptos? Adeptos esses que em Agosto temiam o pior a pensar que o clube não se ia safar na Premier League e, de uma forma bastante surpreendente, sagrou-se campeão duas jornadas antes do final da época.
Na Inglaterra, respira-se futebol... Vive-se o futebol de uma maneira apaixonante!
E o Leicester foi um exemplo excelente de uma equipa que, com menos investimento, menos qualidades individuais no plantel, menos recursos, e jogando sempre dentro das quatro linhas, jogo a jogo...acabou por sagrar-se campeão justamente!
Todo o mundo queria o Leicester campeão..
São coisas inéditas no futebol que qualquer apaixonante da modalidade gosta de presenciar em tempo real!

Voltando, à introdução do tema, penso que é por exemplos como este que devemos acreditar que o Vitória, um dia, poderá mesmo sagrar-se campeão nacional.
Os adeptos merecem-no...há muito!
Em Portugal, muito infelizmente, só reinam 3 clubes, embora pelo meio outros dois clubes tenham conseguido alcançar uma única vez o tal feito histórico.
Já fomos a prova de que o dinheiro não é tudo no futebol quando triunfámos no Jamor a 26 de maio de 2013... Mas queremos mais!
Somos um clube com história embora sem qualquer campeonato conquistado, mas um dia...vamos conseguir!
O sonho comanda a vida!
E enquanto há vida, há esperança!
No dia em que isso acontecer (porque vai acontecer) provavelmente vou morrer de ataque cardíaco logo na hora, e digo isto sem hiperbolizar o que quer que seja... Mas sei que aí, vou morrer feliz!

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

Guerras... (sem necessidade!!!)

Pedro Guerra (defensor do Benfica no programa 'prolongamento' da tvi24) não teve problemas nenhuns em dizer ontem que, antes do jogo, Sérgio Conceição disse aos jogadores que estavam em jogo 280 mil euros e ainda um prémio de 70 mil para a equipa técnica que poderia ser repartido pelos jogadores, isto tudo, caso o Vitória conseguisse tirar pontos ao Benfica na Luz...
Duvido que seja verdade!
E pergunto-me, o homem tem lá escutas no balneário?
Liga: 25 dias de castigo para Conceição, processo disciplinar para GouveiaInventa o que lhe vem à cabeça?
Fontes seguras, onde?
Também ontem, José Eduardo Moniz (vice-presidente dos encarnados) veio a público explicar o porquê de achar que os mais recentes adversários da equipa da Luz têm dado muita luta, até ao último segundo.
Ele, Rui Gomes da Silva e ainda João Gabriel com a tão famosa expressão "jogo da mala"...
Julgam-se donos de quê?
Estão em 1º no campeonato e estranham o "anti-jogo e a dureza" dos adversários?
Se não a querem estranhar então que pratiquem futebol para isso porque para uma equipa de milhões, o mais recente futebol praticado tem sido comparado a...tostões!
O Vitória não fez anti-jogo na Luz! Aliás, até saímos mais prejudicados do jogo do que eles...
A começar pela caricata expulsão de Sérgio Conceição que hoje foi suspenso, mas já lá vamos...
Jardel esteve 2 minutos e 43 segundos no chão na primeira parte, Josué e Hurtado que também foram assistidos pela equipa médica, no seu todo, estiveram apenas 2 minutos e 25 segundos! Tudo isto para 5 minutos de compensação na primeira metade. Fogo Vitória...sempre a fazer anti-jogo pá!
Enquanto nós tentamos jogar olhos nos olhos, embora com a moral em baixo, quebras físicas e menos qualidade no plantel, outros brilham nas artes marciais... Já para não falar dos famosos "bloqueios" que antecederam a entrada da bola na baliza de Miguel Silva pela única vez no jogo! Mas já nem vale a pena entrar por aí.
Miguel Silva foi muito assobiado e insultado pelos adeptos do Benfica na suposta "demora" para bater os pontapés de baliza.
Ora, só os burros que não vêem jogos do Vitória é que podem ser isso mesmo...burros!
O nosso guarda-redes tem apenas 21 anos e se em casa, perante 15 mil adeptos, treme um pouco na indecisão se há-de passar a bola aos defesas mais próximos ou pontapear a bola lá para a frente, então imaginem num estádio com 60 mil a pressioná-lo ainda mais!
Diziam que, com tanto anti-jogo, estragávamos a modalidade... De facto, fazemos muito anti-jogo!
Passamos jornadas e jornadas a sofrer disso.
Autocarro na Luz? Sim, com 3 centrais, a jogar num 3-5-2, tudo é possível... De facto...
Quanto às notícias de hoje, Conceição foi expulso na primeira parte do jogo, como todos já sabemos, agora será suspenso por 25 dias e não vai poder estar no banco naqueles que podem ser os seus últimos dois jogos como treinador do Vitória. Mas quanto a isso, especulações... O seu adjunto Vitor Bruno também foi suspenso, mas por 13 dias.
Queixas-crime contra Bruno Paix...Ladrão? A ver vamos!
O Vitória já reagiu a tudo isto com um comunicado:
"O Vitória Sport Clube nunca permitirá ser usado como arma de arremesso de agendas de outros clubes. Assim, mais informa que, sobre as notícias vindas a público a propósito do seu último jogo da Liga NOS , o Vitória Sport Clube irá agir em conformidade"

SÃO GUERRAS...SEM NECESSIDADE!