domingo, 18 de dezembro de 2016

Cumprido!

Três dias depois do triunfo conseguido frente ao Vilafranquense na Taça de Portugal, o Vitória voltou a vencer, mas desta vez frente ao V.Setúbal por 3-1 num jogo a contar para o campeonato. A eficácia saiu premiada num jogo em que o Vitória SC acabou por ser um justo vencedor apesar de uma exibição menos conseguida da formação vitoriana.



Começando pelo jogo da taça de Portugal....
Na passada quinta-feira, o Vitória deu um passo importante rumo ao Jamor! Triunfo frente ao Vilafranquense pela margem mínima com o único golo do jogo a ser marcado por Hurtado à passagem do minuto 61'. O peruano voltou então a ser decisivo... Não foi uma exibição bem conseguida, sendo que em certos momentos do jogo procurava-se mais os momentos individuais do que propriamente o coletivo e isso não pode acontecer, muito menos se formos a pensar que o jogo está ganho pelo facto de o adversário ser de um escalão bem inferior ao nosso. A bola é redonda e a equipa de Vila Franca de Xira mostrou personalidade e deu a entender, por várias vezes, que podia surpreender. A verdade é que podia mesmo... Tal não aconteceu porque o Vitória foi mais consistente tendo aproveitado uma das várias oportunidades que criou.
Uma atitude que não passou despercebida aos cerca de 3500 adeptos presentes no estádio (um jogo a um dia de trabalho às 18h só ajuda a que as bancadas fiquem vazias) foi a de Hernâni. Com muitos erros ao longo da partida, inúmeras perdas de bola e a oscilar entre o razoável e o péssimo, Hernâni acabou mesmo por ser substituído e ao sair fez um gesto um pouco provocatório para a bancada (onde muitos aplaudiam e vários assobiavam, verdade seja dita) sendo que, instantes depois, foi de imediato para os balneários. Desta vez, a reação e o arrependimento foram imediatos ao ponto de o jogador ir até à conferência de imprensa, no final do jogo, e pedir desculpa pela sua atitude dizendo que foi um "ato irrefletido", porque na verdade o foi... Mas situações destas não podem acontecer no nosso clube! Já o Marega também reagiu de forma negativa duas vezes, agora foi a vez de Hernâni. Não deixando de ser curioso que ambos estão no Vitória a título de empréstimo pelo FC Porto.
Curioso também é que o Vitória marcou três golos na passada quinta-feira mas só é que contou visto que os outros dois foram (bem!) anulados pela equipa de arbitragem, o primeiro a Texeira e o segundo a...Hurtado. Mas mais curioso ainda é que o Vitória conseguiu terminar um jogo no seu estádio sem sofrer um único golo! Algo que já não acontecia desde fevereiro, no nulo frente ao Sporting, de lá para cá todas as equipas que têm ido até Guimarães...marcam.

Hoje, frente ao homónimo de Setúbal, o Vitória ainda tremeu...mas venceu! Pedro Martins repetiu o onze do Bessa, não podendo contar com Soares (ainda lesionado). Com uma excelente iniciativa solidária a promover a recolha de alimentos que valesse um bilhete para o jogo de hoje, o estádio não encheu mas registou uma boa casa... Cerca de 15 mil adeptos! Outros, com iniciativas semelhantes, não passam dos 7500 espectadores. Diferenças....
Num jogo com poucas oportunidades flagrantes foi João Pedro, à passagem do minuto 32', a balançar as redes pela primeira vez na partida. Remate à entrada da área a entrar no cantinho da baliza de Bruno Varela depois de ainda raspar no poste.... Estava feito o 1-0. Um golo merecido do nosso número 58!
Na segunda parte, o adversário entrou melhor e obrigou Douglas a uma grande defesa na sequência de uma bola parada. Instantes depois foi Bernard - acabado de entrar - a ter nos pés a oportunidade para o 2-0. Com o resultado em 1-0, Hernâni entrou para o lugar de Hurtado (ambos muito aplaudidos), assim como Texeira tinha dado lugar a Bernard sendo que Marega passaria a jogar a ponta de lança com o ganês nas costas. Substituições de Pedro Martins a exigir mais da equipa em termos ofensivos e que acabou por resultar....no golo do empate.
Na sequência de um canto, ao minuto 70, o Vitória voltou a sofrer! Edinho saltou mais alto do que João Pedro e cabeceou para o golo. Na repetição da jogada dá a ideia de que o jogador do V.Setúbal aproveitou-se de um apoio nas costas do médio de 23 anos para efetuar um cabeceamento 'mortífero'.
O golo acordou a equipa porque a  resposta chegou...dois minutos depois! Bruno Gaspar cruzou para a área e Raphinha apareceu solto atirando para o 2-1 com uma tremenda classe. Decorria o minuto 79' quando Hernâni com um excelente movimento à entrada da área fixou o resultado final em 3-1. O pedido de desculpas estava feito! Se bem que não é propriamente com golos que isso acontece, mas o reconhecimento imediato do erro na 5ªfeira facilitou...
Para garantir a estabilidade necessária com o intuito de segurar o resultado, Pedro Martins lançou Prince substituindo Raphinha. O Vitória ainda dispôs de uma oportunidade para fazer o quarto golo mas o resultado não mais se alterou. E diga-se, uma arbitragem minimamente razoável por parte de João Capela... Algo raro nos jogos em que o Vitória está presente!
Em suma, uma semana em que vencemos os dois jogos disputados no nosso castelo! Um para a Taça de Portugal que nos permitiu avançar para os 'quartos' da competição e outro para o campeonato que fez a equipa subir um lugar na classificação, ocupando agora o 4ºlugar à condição... 27 pontos ao fim de 14 jogos (8V, 3E e 3D) que nos permitem acreditar que podemos realmente fazer um excelente campeonato alcançando o objetivo europeu. Há que começar a apresentar uma maior solidez defensiva essencialmente! A próxima paragem é em Arouca e apesar de o dia e a hora não serem muito convidativos, os melhores adeptos do mundo irão marcar presença em mais uma tremenda deslocação.


A equipa de basquetebol do Vitória recebeu e venceu o Benfica por 68-65 num jogo transmitido pela tvi24! A jogar em casa emprestada, no pavilhão de Famalicão, os conquistadores protagonizaram dois primeiros períodos de tremenda qualidade e ao intervalo a vantagem era de 5 pontos. Um terceiro período menos feliz por parte da turma vitoriana permitiu que o Benfica recuperasse da desvantagem de 5 pontos e ainda conseguisse obter dois de vantagem. O Vitória não atirou a toalha ao chão, foi à luta e foi precisamente no último segundo, através de um triplo extraordinário, que o Vitória sentenciou o jogo que estava 65-65. Um triunfo na raça! Um jogo bastante equilibrado, em que o Vitória até esteve a vencer por 9 pontos de diferença mas foi permitindo, com algumas falhas defensivas, que o adversário rapidamente recuperasse. Os adeptos que se deslocaram a Famalicão fizeram-se ouvir e de que maneira... Ocupamos o 4ºlugar a 2 pontos do 1º classificado.

No voleibol, o Vitória recebeu o Esmoriz e acabou derrotado por 1-3 com parciais de 19-25, 25-18, 22-25 e 18-25. Hoje , frente ao Leixões, vencemos por 3-1 com os parciais de 16-25, 25-23, 17-25 e 23-25.

Quanto ao futebol de formação, os juniores perderam 3-0 frente ao Porto que ocupa o 1ºlugar e permitiram que o Braga ultrapassasse os sub-19 do Vitória que ocupavam o 2ºlugar da classificação com 33 pontos. Os juvenis venceram o FC Porto por 1-0 e os iniciados derrotaram o Leixões por 5-2.


FORÇA VITÓRIA !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário