sábado, 24 de dezembro de 2016

Depois de tanto ferro...a glória!

Com o Natal aí à porta, o jogo entre Arouca e Vitória foi marcado para uma sexta-feira à noite. Nem o horário, nem a distância, nem o frio! Nada disto foi capaz de parar os adeptos vitorianos que se deslocaram em força ao Estádio Municipal de Arouca para apoiar e ver a sua equipa a marcar o golo do triunfo a 10 minutos do fim depois de três bolas enviadas aos ferros da baliza adversária.



Depois de triunfos importantíssimos para a Taça de Portugal e para o campeonato, a formação vitoriana voltou a vencer! Na deslocação a Arouca, o Vitória foi a equipa mais objetiva, mais determinada e mais convicta e mereceu claramente o triunfo conseguido nos instantes finais da partida com o único golo do jogo a ser marcado por Hernâni, 13 minutos depois de ter substituído Raphinha.
Numa primeira parte marcada por um certo equilíbrio, foi aos conquistadores que pertenceu a melhor oportunidade com um potente remate de Raphinha a embater na trave da baliza de Bracali quando decorria o minuto 26'. João Pedro e Bernard também tentaram a sua sorte, mas sem sucesso. A primeira e única oportunidade do Arouca antes de o jogo chegar ao intervalo foi na sequência de um pontapé de canto madrugador que obrigou Douglas a uma defesa apertada.
Felizmente, os conquistadores entraram com outra atitude nos segundos 45 minutos! Marega, a passe de Josué, dispôs de uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador mas atirou por cima da baliza adversária... O meio campo vitoriano parecia estar a desaparecer originando alguns contra-ataques, ainda que sem perigo, por parte da equipa do Arouca e, nesse sentido, Pedro Martins procedeu à troca de João Pedro por Rafael Miranda. E minutos depois foi a vez de Hernâni substituir Raphinha...
Marega teve alguns momentos infelizes em passes e desmarcações, mas para além da oportunidade aos 56 minutos, dispôs ainda de mais duas excelentes ocasiões tendo enviado duas bolas...aos ferros! Primeiro, a cruzamento de Hernâni aos 74 minutos, cabeceou a bola que embateu com estrondo na trave. Quatro minutos depois, Soares descobriu Marega que, com Bracali pela frente, rematou ao poste. O desespero parecia aumentar após tantas oportunidades falhadas mas a formação orientada por Pedro Martins soube manter-se aparentemente tranquila e segura daquilo que estava a fazer e, depois de tanto ferro...a glória.
A equipa ia crescendo à medida que os adeptos entoavam cânticos de forma cada vez mais audível. E foi então que, 58 segundos depois da terceira bola enviada ao ferro, Marega decide passar por dois opositores com um pormenor delicioso, cai na área, a bola sobra para Hernâni e este não tremeu na hora do remate atirando a bola para o fundo das redes! Estava feito o 0-1! Nos festejos da equipa junto dos adeptos, com euforia à mistura, os painéis publicitários que estavam junto daquela bancada repleta de gente apaixonada por um único clube acabaram por ser as maiores vítimas. 1500 adeptos a uma 6ªfeira à noite e num estádio que fica a mais de 100 km do berço da Nação...é obra!
Temia-se a repetição do jogo de Tondela onde o Vitória marcou perto do fim mas acabou por sofrer dois golos de rajada ao cair do pano... Pois bem, desta vez os conquistadores foram mais precavidos e souberam defender a vantagem mínima conseguida nos instantes finais da partida.
Em suma, um triunfo justo (embora difícil) da equipa que mais fez para conquistar os três pontos. Xistra fez uma arbitragem razoável, um verdadeiro milagre. Após uma primeira parte equilibrada, a última metade do jogo foi praticamente toda da equipa do Vitória. Exibição, no geral, positiva e sólida. Continuamos a partilhar a 4ª posição com o Sporting, a 2 pontos do 3º classificado, a 4 do 2º lugar e a 8 da liderança. Em sentido inverso, levamos 7 pontos de avanço em relação à equipa que vem logo atrás, o Rio Ave. O objetivo europeu já foi assumido há imenso tempo e é para isso que temos que continuar a trabalhar. Mas se eventualmente pudermos sonhar com algo mais...melhor.
30 pontos conquistados ao fim de 15 jornadas, o que dá uma média de 2 pontos por jogo. Desses 30, 12 foram conseguidos no nosso castelo (3 vitórias, 3 empates e 1 derrota) e os outros 18 fora de portas (6 vitórias e 2 derrotas). Números verdadeiramente impressionantes de uma equipa que pode realmente fazer uma grande época se entretanto o mercado de inverno não deitar tudo por água abaixo... Tem sido hábito ver o Vitória a fazer segundas voltas péssimas fruto disso mesmo, das saídas em janeiro. Segurar este plantel até ao final da época e, se possível, ir ao mercado comprar um ou dois jogadores para as posições que evidenciam maior escassez de alternativas seria certamente a melhor opção. A ver vamos. Ainda podemos ter muito para dar em 2017!
Mas calma...2016 ainda não acabou! Segue-se o jogo em Vizela, a contar para a taça da Liga, no dia 30 às 19:15, (na próxima sexta-feira) sendo que o jogo será transmitido na SportTv1.

Na passada terça-feira, o Vitória ficou a conhecer o adversário dos "quartos" da Taça de Portugal e, em simultâneo, o emparelhamento para as "meias". Já é do conhecimento de todos que vamos a Covilhã disputar o apuramento para a fase seguinte frente à equipa local, o Sporting de Covilhã, a equipa que eliminou o nosso rival SC Braga nos "oitavos"...a jogar no estrangeiro. Em caso de passagem às meias, o Vitória defrontará o vencedor do jogo que vai opor Chaves e Sporting CP! Primeiro em Guimarães, só depois no estádio do adversário. Mas para isso é preciso lá chegar...e só o conseguiremos se eliminarmos o Sp.Covilhã em meados de janeiro. Mês em que o Vitória poderá ter entre 7 a 8 jogos.
O objetivo é claro: vencer rumo ao Jamor!

A equipa B do Vitória recebeu no D.Afonso Henriques o campeão da 2ª liga, o Porto B, e voltou a fazer mais uma exibição brilhante derrotando os azuis e brancos por 3-0. 5 vitórias consecutivas em casa e 27 pontos conquistados ao fim de 20 jogos disputados. Os conquistadores ocupam agora o 10º posto em igualdade pontual com o 8º e o 9º. Um verdadeiro salto para a primeira metade da tabela classificativa! É continuar e garantir a manutenção o mais depressa possível.

DESEJO UM FELIZ NATAL A TODOS OS VITORIANOS E UM EXCELENTE 2017,
E LEMBREM-SE...ACONTEÇA O QUE ACONTECER, É VITÓRIA ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário