Naquele que foi o último jogo de 2016, o Vitória foi até Vizela vencer a equipa local por 2-1 numa partida a contar para a Taça da Liga. A formação vitoriana não protagonizou uma exibição brilhante, mas fez mais do que o suficiente para acabar o ano da melhor forma: com um triunfo!
Não me canso de fazer referência aos adeptos do Vitória sempre que elaboro as minhas crónicas semanais! E continuarei a fazê-lo daqui para a frente porque eles merecem que isso seja feito. Ontem, mais uma vez, as centenas de adeptos que se deslocaram a Vizela acabaram por ser protagonistas de outra invasão! Sim, outra invasão. Tem sido uma constante ao longo dos últimos tempos... E atenção, não são os resultados que movem a paixão dos nossos adeptos! Longe disso...
Pedro Martins procedeu a alterações na baliza e no meio campo de forma inteligente. O Vitória não entrou propriamente bem no jogo, tal como tem sido hábito nas últimas partidas, mas foi-se mostrando capaz de pressionar o adversário e de tentar impedir que a baliza, ontem defendida por Miguel Silva, fosse ameaçada pelo conjunto orientado por Rui Quinta (que tinha acabado de estrear-se no comando técnico do FC Vizela)... Soares e Hernâni tiveram nos pés a oportunidade de inaugurar o marcador mas não conseguiram ser eficazes!
E foi então que aos 26 minutos acontece o primeiro golo da partida. Mas marcado pela equipa da casa, embora num lance muito sortudo para o Vizela e muito azarado para o Vitória... Elizio rematou à entrada da área, a bola desviou em Josué e só parou no fundo das redes da baliza de Miguel Silva.
O Vitória reagiu rapidamente! Ainda que em vão num primeiro momento... Pedro Henrique tentou colocar a bola na frente e Marega, após uma falha defensiva do adversário, não conseguiu finalizar o lance em golo quando apenas tinha a baliza pela frente, tendo permitido o corte crucial do defesa do Vizela. Não foi à primeira, foi à segunda. Pedro Henrique fez mais um passe extraordinário, desta vez para Hernâni que se encontrava na ala esquerda e o número 9 acabou mesmo por marcar o golo do empate com direito a chapéu ao guarda-redes Paulo Ribeiro. Estava feito o golo da igualdade, 5 minutos depois de o Vitória ter permitido que a equipa da casa se adiantasse primeiro no marcador.
Ainda no primeiro tempo, Miguel Silva foi chamado a intervir com uma boa defesa a remate de Kukula. Quando o minuto de compensação dado por Artur Soares Dias tinha acabado de chegar ao fim, eis que o árbitro da partida não hesitou e decidiu mandar as equipas para o balneário. Esqueceu-se foi que o Vitória estava a atacar, com várias unidades dentro da área e que aquele podia ter sido um lance passível de golo para a formação vitoriana. Algo que não pode acontecer...
A segunda parte foi dominada pelo Vitória! Sem qualquer contestação. Apesar de o Vizela ter tido uma grande oportunidade ao cair do pano, antes do golo da reviravolta marcado por Hurtado nos descontos. Zungu entrou para o lugar de Mbemba - que foi fazendo muitas faltas ao longo da primeira parte - e, minutos depois, foi a vez de Hurtado substituir o lesionado Bruno Gaspar.
Josué tentou a sua sorte bem cedo na sequência de um canto... De seguida, foi a vez de Soares atirar à baliza e Paulo Ribeiro a defender para um pontapé de canto que aos olhos de quem não quis ver...transformou-se em pontapé de baliza! Surreal. Os protestos de Soares ainda lhe valeram um cartão amarelo! Mas isto não fica por aqui... Hernâni, aos 71 minutos, num lance de génio, acabou mesmo por cair dentro da área após sofrer falta de um jogador do Vizela. O que é que Soares Dias fez? Acho que é prevísivel. Mesmo à frente do lance decidiu assinalar...simulação, tendo mostrado o cartão amarelo a Hernâni. O próprio jogador...ficou incrédulo! E com razões para tal.
O Vitória ia sufocando, ia criando lances perigosos e há muito que já merecia o golo da reviravolta. Marega introduziu a bola dentro da baliza...mas o árbitro assistente assinalou fora de jogo! E sim, boa decisão desta vez. Soares, minutos depois, voltou a obrigar o guarda-redes adversário a mais uma bela defesa! Os adeptos iam incentivando cada vez mais a equipa com cânticos e mais cânticos...
Tal era o sufoco que o Vitória acabou por se expor demasiado e foi nos minutos finais que a formação do Vizela conseguiu finalmente entrar na área e criar uma oportunidade bastante perigosa! A bola bateu no poste e na recarga a bola foi salva em cima da linha por Pedro Henrique e Zungu. Depois de tanto domínio, a formação vitoriana não marcava e arriscou-se mesmo a sofrer. Porém, e com toda a justiça, o Vitória acabou mesmo por chegar ao golo já nos descontos. Marega cruzou, Texeira (acabado de substituir Hernâni) deu um toque subtil na bola e esta ficou à mercê de Hurtado que não tremeu na hora do remate, atirando para o golo da reviravolta. Novamente a ser decisivo!
Em suma, um triunfo justo da equipa que foi superior, que dominou o jogo em si, que fez mais por merecer esta vitória e cujos seus adeptos não entoavam "olés" com o jogo ainda empatado a uma bola. Acima de tudo foi um jogo bastante interessante contra uma equipa do segundo escalão português e com um grande ambiente nas bancadas, sendo que o Vitória foi claramente um justo vencedor. Este triunfo pela margem mínima em Vizela catapulta a formação vitoriana para o 1ºlugar do grupo, em igualdade pontual com o Benfica, com 3 pontos. Não há dúvidas de que temos boas hipóteses de conquistar um lugar na 'final-four' desta competição até porque se vencermos na receção ao Paços, um empate frente ao Benfica até poderá bastar para seguir em frente! Mas isso é subjetivo. Pensar jogo a jogo! Só assim chegaremos longe...
Vitória em 2016 (39 jogos oficiais!):
17 vitórias
- 4 na época passada e 13 na atual
12 empates
- 9 na época passada e 3 na atual
10 derrotas
- 7 na época passada e 3 na atual
Em casa: 7 vitórias, 8 empates e 3 derrotas
Fora de portas: 10 vitórias, 4 empates e 7 derrotas
Golos marcados e golos sofridos:
Com Sérgio Conceição (20 jogos) - 29 golos marcados e 33 golos sofridos
Com Pedro Martins (19 jogos) - 34 golos marcados e 20 golos sofridos
De salientar que, em todo o ano, o Vitória não marcou em 9 jogos e não sofreu em 8!
Números são números! E deixo a interpretação dos mesmos a cada um.
Quanto às modalidades...
O basquetebol do Vitória somou 20 vitórias e 13 derrotas no ano de 2016! A época 2015/2016 não correu bem tendo em conta que a formação orientada por Fernando Sá acabou a fase regular num mero 8ºlugar, sendo que muitos dos triunfos conquistado no presente ano foram conseguidos enquanto o Vitória discutia a manutenção na primeira divisão e simultaneamente um lugar nos playoffs. A verdade é que nesta época as coisas estão a correr muito melhor visto que seguimos em 4ºlugar e a apenas 2 pontos da liderança, tendo acabado o ano com quatro vitórias consecutivas!
A equipa de voleibol conseguiu vencer 11 dos 25 jogos que disputou, tendo perdido os restantes 14. Ficámos na 7ª posição da fase regular da época passada, a mesma posição que ocupamos na atual temporada com apenas 12 pontos conquistados e já muito longe dos lugares cimeiros. É preciso melhorar. O mesmo cenário acaba também por se confirmar no que diz respeito ao polo aquático, mais derrotas do que triunfos.
O atleta paralímpico vitoriano, Manuel Mendes, conquistou a medalha de bronze nos jogos do Rio de Janeiro de 2016! No ténis, João Sousa tem tido um desempenho fantástico, embora já tenha ocupado a 33ª posição do ranking, ainda se mantém no top-50, mais concretamente no 43º lugar. O atleta de taekwondo Rui Bragança acabou por mudar-se para o SL Benfica e as razões para isso ter acontecido...já todos sabemos! Nunca esquecer que o Vitória é um clube eclético e nunca pode perder essa vertente desportiva que o caracteriza!
A verdade é que, no que respeita a futebol, o Vitória acabou 2016 da melhor forma, com cinco triunfos consecutivos que esperemos que se prolonguem nos próximos jogos!
Tendo em conta aquilo que aconteceu no mercado de inverno nos últimos anos é expectável que hajam (novamente!) saídas do plantel, quando na verdade precisamos de estabilidade na equipa e, se possível, um ou dois reforços para as posições que evidenciam maior escassez de alternativas. A ver vamos como é que a estrutura vitoriana vai proceder ao longo do próximo mês...
De qualquer das formas, que venha 2017! Que seja um ano de conquistas para o nosso Vitória! É fundamental entrar em 2017 com o pé direito, até porque os três primeiros jogos de janeiro vão ser disputados no nosso castelo, na nossa fortaleza...
Por fim, agradecer à página "Vitória SC - WA Zona Sul", mais propriamente aos seus administradores, pela oportunidade que me foi dada em poder divulgar tudo aquilo que escrevo acerca do Vitória...estendendo-se à comunidade vitoriana, obviamente. Agradecimento especial feito agora porque 2016 foi precisamente o ano em que me propus a realizar crónicas/rescaldos semanais para que estes pudessem ser publicados na página de apoio ao Vitória e que, em simultâneo, pudessem contribuir para o crescimento da mesma. Isto tudo desde há 8 meses para cá! E assim espero continuar: a escrever sobre o meu clube e mais concretamente para uma página de apoio que merece destaque até porque, como todos sabemos, existem imensos vitorianos que infelizmente não residem em Guimarães, nem perto da cidade-berço sequer...
DESEJO UM FELIZ 2017 A TODOS OS VITORIANOS!
FORÇA VITÓRIA!
Sem comentários:
Enviar um comentário