sábado, 7 de janeiro de 2017

A maldição continua...

Perdemos! De forma injusta, mas fomos mesmo derrotados. E não… Ainda não foi desta que o Vitória conseguiu marcar um golo ao Benfica. Já desde o jogo no Jamor em 2013 que isso não acontece… Na próxima terça-feira teremos outra oportunidade para acabar com aquilo que já parece ser uma maldição. Relativamente ao jogo de hoje, o Benfica foi até ao Estádio D.Afonso Henriques vencer a formação vitoriana por 2-0 naquela que terá sido uma das exibições mais cinzentas dos encarnados nesta época. O Vitória não atirou a toalha ao chão e foi sempre atrás do resultado mas foi claramente um dia infeliz para os homens do Berço.

Foto de Vitória Sport Clube.

Começando pelo jogo da Taça da Liga...
O Vitória recebeu o Paços de Ferreira na terça-feira e não foi além de um empate a duas bolas. O jogo foi marcado para as 17:15 de uma terça-feira e, à semelhança do jogo frente ao Vilafranquense, o estádio acabou por apresentar-se com uma moldura humana muito abaixo daquilo que é habitual. A chuva também não ajudou.
Pedro Martins procedeu a algumas alterações e só deixou dois habituais titulares no onze inicial: Raphinha e Marega. A equipa não entrou bem e aos 18 minutos já perdia por 1-0. Antes disso, a lesão de Francis obrigou a uma substituição madrugadora por parte do técnico vimaranense que resolveu apostar em João Aurélio. A primeira parte foi marcada por poucas oportunidades e com a agravante de que nenhuma levava perigo à baliza de Mário Felgueiras.
Esperava-se que após o intervalo a equipa entrasse com outra atitude mas foi na sequência de uma bola parada que Miguel Silva - que esteve mal no lance - acabou por permitir que o Paços ampliasse a vantagem para dois golos de diferença. Nesse sentido, Pedro Martins esgotou as substituições logo aos 55 minutos com as entradas de Soares e Hurtado. E diga-se de passagem...mexeram com o jogo! O Vitória reduziu através de Teixeira na sequência de um pontapé de canto. O golo motivou a formação vitoriana que foi procurando, de forma constante, o golo da igualdade. Após algumas oportunidades desperdiçadas, eis que o empate chegou na sequência de outra bola parada. Zungu fez o 2-2 já nos descontos, sendo que o número 8 do Vitória até fez uma exibição agradável.
Com este empate caseiro, o Vitória leva agora 4 pontos e está a 2 da liderança onde se encontra o Benfica. Na próxima terça-feira, estamos obrigados a vencer o conjunto orientado por Rui Vitória para podermos ter um lugar na final-four da competição.


Parece que não estamos a entrar em 2017 da melhor forma! Já realizámos dois jogos (ambos em casa!) e ainda não vencemos nenhum. Perspetivava-se casa cheia e um grande ambiente no estádio do Rei. E assim foi… O Vitória entrou melhor no jogo mas revelou-se ineficaz do primeiro ao último minuto. Logo aos 33 segundos, Soares entrou na área encarnada e rematou à figura de Ederson.
Na primeira vez que o Benfica levou perigo à baliza de Douglas…marcou! Já sem Fejsa em campo – que foi substituído por Samaris devido a lesão – a turma encarnada chegou ao golo à passagem do minuto 19’ com Mitroglou, Salvio e Jonas a serem protagonistas e a aproveitarem uma falha da defensiva vitoriana. Esperava-se que o Vitória reagisse e, dois minutos depois, foi Hernâni a ter nos pés a oportunidade para empatar a partida, com um remate de primeira que passou rente ao poste.
O Benfica chegou ao segundo golo com uma enorme felicidade…e com alguma polémica à mistura. Ao que parece, o central Lindelof – que pode estar de saída do Benfica – queria levar uma recordação de um dos seus últimos jogos pelo emblema da Luz e não se cansou de agarrar a camisola de Soares num lance de potencial perigo para a baliza de Ederson. A bola chegou a Raphinha e o árbitro decidiu aplicar a lei da vantagem num lance de 2 para 6. Escusado será dizer que nessa suposta “vantagem”, uma perda de bola instantânea transformou-se mesmo em desvantagem. A equipa ficou descompensada e permitiu que o Benfica chegasse ao 2-0 num contra-ataque a ser conduzido por Jonas e finalizado por Mitroglou. Nesse mesmo lance, Soares ficou estendido no chão com muitas queixas, o que motivou que os protestos dos vitorianos se intensificassem!
Quando a primeira parte estava mesmo a chegar ao fim, eis que André Almeida agride Hernâni e acaba por sair impune. O Vitória ia então para o intervalo a perder 2-0 depois de uma primeira parte equilibrada a nível de oportunidades, mas que estatisticamente mostrava que o Vitória estava por cima dos encarnados. Superioridade essa que acentuou-se ainda mais nos segundos 45 minutos. À semelhança do jogo contra o Sporting, no qual também tínhamos ido para o intervalo a perder por 2-0, esperava-se que a formação vitoriana entrasse para a segunda parte com vontade de evitar a derrota. E a verdade é que entrou com essa vontade… Mas a ineficácia falou mais alto e acabou mesmo por ser decisiva!
À passagem do minuto 50’, num lance fotocópia ao que deu o primeiro golo do Benfica, o Vitória acabou por não ser feliz… A passe de Soares, Hurtado atirou por cima da baliza encarnada. Dois minutos depois, foi a vez de Hernâni tentar uma espécie de cruzamento-remate, mas Ederson impediu que a bola para entrasse defendendo para canto. Aos 62 minutos, na sequência de um pontapé de canto, foi assinalada uma irregularidade ao ataque vimaranense após uma alegada saída de bola pela linha final quando Raphinha cruzou para a área. Certo é que a repetição não é clara… Nesse lance, Soares estava ao segundo poste e cabeceou para Hurtado que acabou por introduzir a bola dentro da baliza do Benfica. No entanto, a irregularidade já tinha sido assinalada… Na segunda parte só deu Vitória, até porque o Benfica apenas por duas vezes conseguiu chegar à baliza de Douglas. O Vitória tentou, tentou, tentou…mas não conseguiu. Já nos descontos, Hernâni caiu na área após lance com Samaris mas o árbitro mandou seguir. Um lance discutível. Mas pelo menos desta vez não ficaram 2 ou 3 penaltis nítidos por marcar contra os encarnados, como foi o caso de há precisamente um ano atrás...

Em suma, uma derrota injusta associada também a uma falta de eficácia fora do normal. A estatística fala por si. Números são números. E os mesmos evidenciam que o Vitória foi superior ao tricampeão nacional. A sorte não esteve do nosso lado… Ter o dobro dos ataques e o dobro dos remates e mesmo assim acabar derrotados por 2-0 é frustrante! Melhores dias virão… A série de 16 jogos consecutivos sempre a marcar chegou ao fim! Mas estou certo de que retomaremos muito em breve. Possivelmente já na próxima terça-feira, onde vamos defrontar novamente o Benfica, desta feita a contar para a Taça da Liga. Um triunfo frente aos encarnados garante ao Vitória um lugar na final-four da competição. Mas para isso é preciso marcar…e não sofrer. Dependemos de nós para lá chegar. Basta acreditar! E concordo com Pedro Martins, a jogar assim…o nosso futuro será risonho! A ineficácia é que tem que acabar!
Os adeptos, mais uma vez, brilharam. Um ambiente sensacional. Desde logo antes do apito inicial com a nova música "Sou Vitória" a ser entoada de uma forma ensurdecedora por mais de 20 mil vitorianos. Até a perder 2-0, a equipa teve direito a mais uma bela cachecolada protagonizada pelos melhores adeptos do país. O reconhecimento lógico do empenho e da dedicação da equipa que fez tudo para pontuar no jogo de hoje. Os outros, os visitantes, só se ouviram depois dos golos e também no minuto de silêncio em memória de Mário Soares. O habitual, diria eu....
Amanhã há Benfica B-Vitória B a partir das 16h com transmissão na BTV.

O basquetebol do Vitória venceu a Sampaense por 86-76. No futebol de formação, os juniores venceram o Leixões por 4-3.

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER1

Sem comentários:

Enviar um comentário