domingo, 29 de janeiro de 2017

Afinar a pontaria!

Mais um empate caseiro! No regresso aos jogos no Estádio D.Afonso Henriques, Vitória e Marítimo não foram capazes de desfazer o nulo. A formação vitoriana foi superior durante praticamente todo o encontro mas revelou-se altamente ineficaz na hora do remate. O apoio vindo das bancadas intensificava-se à medida que o tempo passava mas a bola teimava em não entrar. Não conquistámos um ponto, perdemos dois. Mas é caso para dizer que este foi um ponto importante na luta por um lugar europeu que está perfeitamente ao alcance da equipa orientada por Pedro Martins.



Apesar da primeira situação de golo ter pertencido à equipa madeirense, a verdade é que foi o Vitória quem teve as melhores oportunidades. Sendo que a mais flagrante da primeira parte foi a bola enviada ao poste através de Pedro Henrique na sequência de um pontapé de canto aos 21 minutos de jogo. Raphinha e Hernâni - através dos mais diversos dribles - foram tentando "partir" a defesa adversária, mas enquanto o faziam era o setor defensivo do Marítimo que ganhava tempo para se reposicionar de forma suficiente a evitar o golo. Depois de uma oportunidade de Raphinha, foi a vez de Hernâni testar a atenção de Charles que, após uma defesa incompleta, viu o central Pedro Henrique a rematar ligeiramente por cima da sua baliza. De salientar que o guarda-redes do Marítimo desde cedo que andou a atrasar a reposição de bola, o árbitro "deixou andar" e resolveu apenas dar um aviso perto do final da primeira parte. E mesmo depois de tanto anti-jogo, o número 94 do Marítimo acabou o jogo sem ver qualquer cartão. Inadmissível...
Na segunda parte o Vitória não entrou propriamente bem. Mas foi intensificando o seu domínio ao longo do resto do jogo... Domínio esse que acabou por revelar-se claramente ineficaz. Decorria o minuto 64' quando Pedro Martins decidiu apostar num dos mais recente reforços do Vitória - o ponta de lança Rafael Martins - que entrou para o lugar de Texeira. Oito minutos depois de ter entrado, o brasileiro teve nos pés a oportunidade de inaugurar o marcador, contudo o seu remate foi travado pelo braço de um defesa que apesar de o ter junto ao corpo acabou por ser crucial para desviar a trajetória que a bola levava. O árbitro nada assinalou.
Depois das 13 faltas cometidas pelo conjunto madeirense na primeira parte, eis que nos segundos 45 minutos foram cometidas...14 faltas. Rui Costa apenas mostrou dois amarelos à equipa de Daniel Ramos - tantos quanto foram mostrados à formação vitoriana que nem fez metade do número de faltas - mas se o árbitro tivesse agido corretamente em todos os lances certamente que mais de metade da equipa do Marítimo teria sido amarelada. E pior, pelo menos dois jogadores poderiam muito bem ter sido expulsos por acumulação de amarelos. A sete minutos do fim, depois de um excelente momento individual de Hernâni, foi Bernard quem dispôs de outra excelente oportunidade para marcar tendo acabado por enviar a bola...ao poste. A bola teimava em não entrar. Tozé e Alex foram a jogo, contudo permanecia tudo igual.
O Marítimo ia aproveitando o desgaste físico dos conquistadores e também a forma como a equipa se estava a expor dentro de campo, através de alguns contra-ataques que ainda assustaram Douglas, já na reta final da partida... Salientando-se uma bola ao poste e, na recarga desse mesmo lance, a bola foi salva em cima da linha por...Pedro Henrique. Talvez o melhor jogador do Vitória no jogo de ontem. Esse lance, aos 88 minutos, só aconteceu porque o árbitro de 40 anos não cedeu aos protestos de Hernâni que sofreu uma gravata do central Raul Silva dentro da área à passagem do minuto 87'. Seria o segundo amarelo e consequente expulsão. Mas, diga-se de passagem, até é compreensível. Caso o penalty tivesse sido assinalado e convertido, o Vitória saltaria para o pódio à condição, ultrapassando Braga e Sporting. (Um lance parecido no Sporting-Paços acabou em grande penalidade para os leões). Posto isto...tudo explicado! Só não se consegue perceber como é que uma equipa como o Marítimo que, à entrada para o jogo de ontem, estava a 7 pontos de um lugar europeu...foi a Guimarães jogar para o empate. Realçando o constante anti-jogo nas reposições de bola...
11 meses depois, o Vitória voltou a acabar um jogo em casa, a contar para o campeonato, sem sofrer qualquer golo. A última vez tinha sido no final de fevereiro do ano passado, quando o Sporting foi a Guimarães empatar 0-0. Em ambos os jogos não sofremos, mas também não marcámos. A título de curiosidade, a última equipa do nosso campeonato a ser derrotada em Guimarães sem marcar qualquer golo será o nosso próximo adversário no castelo...o FC Porto!
Os jogadores deram tudo em campo e isso foi reconhecido pelos cerca de 15 000 adeptos que marcaram presença no estádio. No final, e mesmo após mais um empate caseiro, a equipa saiu debaixo de uma enorme ovação. Algo que só está alcance de grandes clubes com grandes adeptos. Segue-se a tradicional deslocação à Mata Real, novamente debaixo de chuva, e espera-se que a equipa corresponda com golos e, essencialmente, com a vitória. Mesmo sem o defesa direito Bruno Gaspar que viu o 5º amarelo, João Aurélio irá certamente ocupar o seu lugar e, com isso, voltaremos a evidenciar escassez de alternativas no que diz respeito ao setor intermédio.
A assombração do mercado de inverno tem tomado conta do Vitória ao longo da última semana. Nomeadamente com as saídas de Soares e de João Pedro. O primeiro chorou no final do jogo em Braga, o segundo expressou a sua gratidão e a sua saudade através das redes sociais, tendo também marcado presença ontem nos camarotes do estádio e ainda teve direito a uma tarja dedicada a ele por parte dos WA. Em sentido inverso, os avançados Rafael Martins e Fábio Sturgeon foram confirmados como reforços do Vitória. Duas referências ofensivas que conhecem bem a realidade do futebol português. Existem rumores de uma possível transferência de Fransergio do Marítimo para o Vitória e, a confirmar-se, sem dúvida que será uma excelente alternativa para o nosso meio campo. Com experiência e qualidade...para substituir João Pedro.

No basquetebol, o Vitória visitou o pavilhão da Oliveirense e foi derrotado por 67-64, tendo caído do 2º para o 4º lugar. Após dois primeiros períodos menos bons por parte dos conquistadores, a verdade é que o intervalo foi promissor para que o 3º e o 4º período alterassem o rumo dos acontecimentos. No entanto, apesar da recuperação, foi por apenas três pontos que o Vitória não evitou a derrota.
A formação de voleibol visitou ontem o pavilhão do Sp.Espinho e foi derrotada por 3-0 com os parciais de 25-19, 25-15 e 25-13. Após o desaire, um triunfo! Na receção ao CA Madalena no dia de hoje, o Vitória desta vez venceu por 3-0 com os parciais de 25-20, 26-24 e 25-20. Os conquistadores ocupam agora o 5º posto e cada vez mais perto do 4º classificado.
Os juvenis foram derrotados pelo rival por 3-1.

E OH VITÓRIA VAMOS A ELES!

1 comentário:

  1. Bom comentário ao jogo, estar presente no estádio sempre ajuda a fazer uma boa analise ao jogo do Vitória! :)

    ResponderEliminar