domingo, 22 de janeiro de 2017

Vitória nas bancadas...e dentro das quatro linhas!

Os adeptos vitorianos há muito tempo que esperavam por este derby! Depois de tratarem dos seus passaportes, seguiram todos juntos em direção ao estádio do nosso principal rival para protagonizarem mais uma excelente deslocação. Mais uma invasão! Desta vez, os conquistadores, os que estavam dentro das quatro linhas, corresponderam. E da melhor forma possível. Triunfo por duas bolas a uma. Se entrássemos para todos os jogos com esta atitude, esta garra, esta ambição e este espírito de sacrifício, certamente que a nossa posição neste momento não seria um mero 5º lugar. E há condições para dizer que estes foram os ingredientes suficientes para finalmente saborearmos um triunfo em casa do nosso rival, algo que há muito tempo nos fugia...



Desta vez, e ao contrário do que tem sido habitual, o Vitória entrou com tudo no jogo! Uns primeiros minutos um pouco confusos com a ideia de que o jogo já estava a ficar partido. Wilson Eduardo ameaçou, mas o Vitória retomou o fio do jogo e numa boa jogada entre Hurtado, Soares e Hernâni esteve perto do golo com Marafona a defender um remate frouxo. Não foi à primeira tentativa, foi à segunda. Na sequência de uma bola parada, aos 10 minutos de jogo, um central assistiu para o outro fazer golo. Pedro Henriques deu um raspão na bola e Josué ficou sozinho na cara do golo para inaugurar o marcador. Estava feito o primeiro.
O Braga reagiu e dois minutos depois foi Pedro Santos quem obrigou Douglas a uma defesa incompleta que mesmo assim evitou o golo do empate. O Vitória não perdeu tempo e foi em busca do segundo golo. Após uma insistência de Hernâni, a bola sobrou para Bruno Gaspar que fez um cruzamento impecável para Soares cabecear para o segundo golo da formação vitoriana. Com uma vantagem de dois golos numa fase tão madrugadora da partida, ainda estivemos perto de fazer o terceiro à meia hora de jogo. Uma boa combinação entre Hernâni e Soares quase que resultava no bis do ponta de lança brasileiro que, neste lance, acabou por enviar a bola com estrondo à trave da baliza defendida por Marafona. Seria uma despedida em grande visto que este poderá ter sido o último jogo de Soares de Rei ao peito... O público começava a ficar impaciente com o ascendente do Vitória e chegaram-se a ouvir alguns assobios para a equipa orientada por Jorge Simão.
Os conquistadores foram, então, para o descanso, com uma margem confortável. Mas na qual não podiam haver relaxamentos. Um golo do adversário a abrir a segunda parte podia revelar-se fatal... Esperava-se que o Vitória assumisse uma postura mais defensiva nos segundos 45 minutos, podendo apenas sair no contra-ataque apoiado nos seus extremos com características velozes. E foi isso que aconteceu. Se na primeira parte tinha havido um ascendente do Vitória na criação de oportunidades flagrantes, perspetivava-se uma segunda parte em que o adversário poderia passar a tomar conta do jogo. Foram criando algumas oportunidades, é certo. Mas a mais flagrante de todas foi a do minuto 67'. Na sequência de uma bola parada, Douglas saiu mal à bola e o Braga teve uma ocasião soberana para reduzir, não fosse João Aurélio a cortar a bola, com a mesma a embater no poste. Rapidamente Douglas assumiu o erro e pediu desculpa aos companheiros de equipa.
Os primeiros 30 minutos da segunda parte foram do Braga. E foi então que o Vitória passou a sair no contra-ataque mais vezes, tendo tido duas oportunidades flagrantes num curto espaço de tempo. Primeiro por Soares e depois por Josué. Os marcadores dos golos, curiosamente. Os adeptos da casa desde cedo que começaram a abandonar o estádio e nos minutos finais multiplicavam-se as saídas dos supostos adeptos fiéis... O Braga ficou reduzido a 10 aos 85' com a expulsão de Velazquez - que viu dois amarelos em cinco segundos - e mesmo assim ainda conseguiram reduzir para 1-2 no último lance da partida por intermédio de Stojiljkovic.
15 anos depois o Vitória voltou a vencer o seu rival fora de portas! Naquele estádio foi mesmo a primeira vez. Mas de forma inteiramente justa... Conseguimos hoje aquilo que já podíamos ter conseguido em 2010, por exemplo, não fosse uma das péssimas arbitragens de sempre em Portugal a impedir que tal acontecesse. É caso para dizer que quebrámos outro enguiço!
Foto de Paolo Hurtado.O Vitória continua no 5ºlugar. A um ponto do 4º classificado (o Sporting) e a dois do último lugar do pódio onde está o nosso rival Braga. Levamos 7 pontos de avanço em relação ao 6º classificado. Será que podemos passar a olhar mais para a frente e menos para trás? Poder até podemos. Mas já todos sabemos como são as segundas voltas do Vitória após as (más) decisões no mercado de inverno. A seu tempo saberemos os efeitos dessas decisões. Para já, é desfrutar deste triunfo importantíssimo e começar já a pensar no próximo jogo. Em casa, frente ao 6º classificado, o Marítimo.
De relembrar que à partida para este jogo, a pior casa do Vitória (12.953 vs Belenenses) superava a melhor casa do Braga nesta época (11.328 vs Rio Ave). Com o derby de hoje, onde estiveram presentes 20.000 espectadores, importa salientar que só os 2000 vitorianos é que se fizeram ouvir durante toda a partida. Desta vez não vencemos só nas bancadas! Vencemos também dentro das quatro linhas.


Depois da goleada de 5-0 frente ao 4º classificado - o Santa Clara - foi a vez de a equipa B visitar o estádio da equipa que ocupa o 2º posto da II Liga, o Desportivo das Aves, onde acabou por ser derrotada por 1-0. Perante uma equipa que a jogar em casa vem de uma excelente série de triunfos, os conquistadores não foram capazes de pôr fim a essa série, nem de voltarem a ganhar fora de portas (algo que já não acontece há 4 meses)... O Vitória B ocupa agora a 10ª posição com 30 pontos conquistados ao fim de 23 partidas disputadas.


A formação de basquetebol do Vitória recebeu e venceu o Galitos por 83-80. Naquele que foi o sétimo triunfo consecutivo, os conquistadores sofreram mas conseguiram o mais importante. Um jogo muito equilibrado entre equipas que, à partida para este jogo, partilhavam a mesma posição. Tal era o equilíbrio que as formações foram para o intervalo com o resultado de 38-38 (depois de um 18-18 no final do 1ºperíodo e um 20-20 no 2ºperíodo). Foi exatamente no terceiro período que o Vitória clarificou o seu ascendente sendo que até chegou a ter 10 pontos de vantagem, mas essa margem foi sendo reduzida pela formação adversária durante o último período para se jogar. E é caso para dizer que a chave do triunfo esteve nas bancadas: o público acentuou ainda mais o seu apoio à formação vitoriana quando a mesma passava por algumas dificuldades, os jogadores reagiram e conseguiram então somar dois pontos importantíssimos, ocupando agora o 2º lugar.

No voleibol, o Vitória leva agora três triunfos consecutivos atravessando uma das melhores fases da época. Na deslocação ao pavilhão do Viana, os conquistadores venceram o encontro por 0-3 com os parciais de 13-25, 24-26 e 22-25. A formação vitoriana ocupa agora a 6ª posição com 17 pontos frutos de 6 triunfos e 6 derrotas e a ainda 6 pontos do 5º classificado.

A contar para o polo aquático, o Vitória recebeu e venceu a equipa do FOCA por 12-7, ocupando agora o 5º posto da tabela classificativa com 10 pontos, a 2 do 4º classificado e a 8 do último lugar do pódio ocupado agora pela equipa do Sporting.

No futebol de formação, os juniores deram luta mas acabaram derrotados pelo rival SC Braga por 1-2. Para decidir quem ficava em 2º lugar na fase regular, só o triunfo é que interessava aos conquistadores. Mas a sorte não esteve do nosso lado, sendo que até um penalty foi desperdiçado... Ainda assim, de salientar que os sub-19 já estavam apurados para a fase final, independentemente do resultado do derby... Os juvenis visitaram a equipa de Anadia e foram derrotados por 2-0 fechando a primeira volta no último lugar do grupo, já os iniciados receberam o vizinho Moreirense e não foram além de um empate a uma bola, terminando a primeira volta da época no segundo lugar a 4 pontos da liderança.

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário