domingo, 12 de março de 2017

Balde de água fria...

O Vitória desperdiçou outra oportunidade de subir ao 4º lugar, mas não se pode dizer que foi apenas por culpa própria... O jogo disputado entre Vitória e Estoril no Estádio D.Afonso Henriques teve um pouco de tudo! Vários golos, reviravoltas, polémica, expulsões e muita emoção. Pena que a equipa de arbitragem tenha tido influência resultado final de uma forma por demais evidente... A equipa de Pedro Martins soube sempre - ou quase sempre - reagir às adversidades que iam aparecendo, no entanto foi no último minuto que os conquistadores viram o adversário chegar ao 3-3, sem tempo para voltar a responder.


Perante um adversário que tinha acabado de mudar de treinador, era expectável que o Vitória pudesse não entrar no jogo da melhor forma e isso confirmou-se. Aos 3 minutos de jogo, o Estoril fez o primeiro por intermédio de Kleber numa boa jogada da formação agora treinada por Pedro Emanuel. Alguma passividade defensiva também ajudou... O Vitória ia tentando chegar ao golo do empate de todas as maneiras. Antes do intervalo, as oportunidades mais flagrantes pertenceram a Marega e a Rafael Miranda. Aos 25', Marega ficou isolado e quando se preparava para rematar já tinha três defesas pela frente, bem como Moreira que estava adiantado. À passagem do minuto 37', Rafael Miranda rematou de fora da área e a bola foi desviada pelo braço de um jogador do Estoril. O Vitória ia então para o intervalo com razões de queixa da arbitragem... Mais ainda quando o árbitro Tiago Martins decidiu encerrar a primeira parte quando a formação vitoriana estava a atacar e quase a entrar na área pelo corredor direito. É certo que os dois minutos de compensação - até deviam ter sido mais após tanto anti-jogo do adversário - tinham acabado de chegar ao fim, contudo o árbitro de 36 anos esqueceu-se que perdeu mais de 40 segundos a mostrar um amarelo a Hurtado já em tempo de descontos.
O Vitória entrou na segunda parte com vontade de dar a volta ao rumo dos acontecimentos! E foi aos 52 minutos que Marega cruzou para o segundo poste onde apareceu Hurtado e este assistiu Rafael Miranda que, de cabeça, fez o golo do empate. Os adeptos vitorianos tiveram pouco tempo para festejar porque precisamente no minuto a seguir, na segunda oportunidade de golo do adversário, o Estoril chegou mesmo ao segundo golo, justificado novamente por uma desatenção defensiva, mais concretamente uma falha posicional. Os conquistadores tiveram que ir novamente atrás do resultado e o técnico Pedro Martins não hesitou em lançar Tozé e Rafael Martins... À passagem do minuto 64', João Aurélio isolou Marega que, cara a cara com o guarda-redes, restabeleceu a igualdade. Pouco tempo depois, Rafael Martins teve espaço para fazer um remate que desviou num defesa e numa segunda tentativa, rodopiou, e atirou para o 3-2. Estava feita a reviravolta! Tozé teve nos pés a oportunidade de fazer o 4-2 mas não aproveitou o facto de Moreira estar longe dos postes. Um falhanço incrível! No minuto a seguir, Rafael Miranda foi expulso por acumulação de amarelos... E se o primeiro amarelo até foi bem mostrado, certo é que o segundo foi claramente mal exibido. Nos protestos, Tozé também viu o vermelho direto por supostas palavras dirigidas ao árbitro. O Vitória passava a jogar com 9 e com mais de 10 minutos para se jogar. A formação vitoriana foi aguentando a vantagem pela margem mínima alcançada ao minuto 71' visto que o Estoril pouco perigo levou à baliza defendida por Miguel Silva. Os adeptos iam puxando pela equipa a alto e bom som! Já nos descontos, o Estoril ficou reduzido a 10 por expulsão de Joel e no minuto seguinte Marega dispôs de uma oportunidade para matar o jogo, mas preferiu tentar a sua sorte do que passar ao colega Rafael Martins que estava sozinho à boca da baliza. Egoísmo que se pagou caro... Até porque foi no último lance da partida que o Estoril chegou à igualdade por intermédio de Mattheus. Um verdadeiro banho de água fria no Estádio D.Afonso Henriques!
Não se pode dizer que perdemos o jogo por culpa própria. A equipa fez mais do que o suficiente para conquistar os três pontos - ainda que num ou noutro lance não tenha tomado a melhor decisão - porém, o senhor do apito não permitiu que tal acontecesse. O descontentamento era tanto que Pedro Martins abandonou a flash-interview 30 segundos depois de lá ter chegado. E não só isso como o nosso presidente Júlio Mendes decidiu ir à conferência de imprensa marcar posição. É normal um clube "grande" ser prejudicado pela arbitragem e o país ir abaixo, fazendo dos árbitros um tema para o resto da semana. A verdade é que o Vitória tem sido prejudicado várias vezes nesta época e não há comunicados, não há protestos, não há queixas, não há pedidos de reuniões de emergência. Não há nada disso! É caso para dizer que finalmente o nosso presidente acordou, tendo proferido também estas palavras: "O Vitória vai continuar a lutar pelo 4ºlugar e a lutar para estar na final do Jamor, contra tudo e contra todos". Segue-se a receção a um candidato europeu, o Rio Ave, e é obrigatório conquistar os três pontos, seja qual for o árbitro! Estamos a 2 pontos do 4º posto e com mais 4 do que o 6º classificado, o Marítimo.

A equipa B deslocou-se ao reduto do Sporting da Covilhã, um adversário que a equipa principal já tinha defrontado a contar para a Taça de Portugal há cerca de dois meses. Os bês inauguraram o marcador e a equipa da casa chegou à igualdade em cima do intervalo. Ambos os golos surgiram através da marca dos 11 metros. Os serranos deram a cambalhota no marcador a meio do segundo tempo e pouco depois ficaram a jogar em superioridade numérica. Mas nem isso impediu a formação orientada por Vitor Campelos de chegar ao golo do empate nos minutos finais da partida, por intermédio de Hamam. Três meses e meio depois, os conquistadores voltaram a pontuar fora de casa e ocupam agora o 10º posto com 41 pontos, em igualdade pontual com o...Sp. Covilhã.

O conjunto orientado por Fernando Sá foi até ao pavilhão do Galitos derrotar a equipa local por 71-80. O jogo foi quase todo marcado por um tremendo equilíbrio até que um excelente quarto e último período dos conquistadores acabou com todas as dúvidas. Na receção ao Benfica, cerca de 40 horas depois, a história foi outra. Os conquistadores foram esmagadores durante os primeiros três períodos e entraram para a última parte da partida com 68-58 no marcador, contudo permitiram que o adversário recuperasse e acabasse mesmo por vencer a partida. Voltámos a fazer 80 pontos, à semelhança do jogo anterior, mas desta vez fomos derrotados por 80-85. Há que dar uma resposta já no próximo jogo!
No polo aquático, a formação vitoriana derrotou o Pacense por 8-10 num jogo a contar para os "oitavos" da Taça de Portugal.

Os juniores receberam e venceram o Sporting por 1-0, continuando ainda a dois pontos do líder Belenenses. Já os iniciados venceram o Famalicão por 2-1 e mantêm-se no último lugar do pódio com 25 pontos conquistados em 13 partidas.

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER !

Sem comentários:

Enviar um comentário