segunda-feira, 20 de março de 2017

Persistência !



Depois do resultado injusto frente ao Estoril, o Vitória voltou a jogar em casa e desta vez não vacilou, tendo derrotado o Rio Ave por 3-0. Um resultado que até pode parecer exagerado mas que na realidade espelhou o bom futebol que a formação de Pedro Martins praticou ontem, apesar de ter entrado mal na partida…

Foto de Vitória Sport Clube.

 É verdade! O Vitória voltou a entrar mal. Os conquistadores pretendiam dar ênfase ao lema “Contra Tudo e Contra Todos”, bem como ao do “Ainda Mais Juntos” devido ao que se tinha passado há uma semana atrás, no entanto, os primeiros minutos de jogo revelaram alguma intranquilidade perante uma equipa bem orientada e que pratica bom futebol. O Rio Ave foi a primeira equipa a criar perigo, sendo que Miguel Silva foi chamado a intervir a remates de Heldon e Gil Dias. E foi então que o Vitória acordou… Logo no minuto seguinte, à entrada da área, Rafael Martins quase que conseguia um golo de belo efeito, não fosse Cássio a defender para canto. Marega atirou à barra na sequência de um livre direto! Rafael Martins voltou a ter a hipótese de inaugurar o marcador, contudo não conseguiu dar continuidade a uma bola bem cruzada, tendo cabeceado à figura de Cássio. Aproximava-se o fecho da primeira parte quando Celis, com um cabeceamento à entrada da área, quase surpreendia a baliza defendida pelo guarda-redes do Rio Ave. Minutos depois, o árbitro Vasco Santos não assinalou uma falta na grande área sobre Bruno Gaspar, após um excelente trabalho individual. Penalty por assinalar no último minuto do primeiro tempo! No seguimento do lance, Josué fez uma falta no meio campo e foi admoestado com um cartão amarelo, ficando de fora do jogo na Choupana. Nota ainda para a excelente atitude de Hernâni aos 27 minutos quando caiu dentro da área, dando inclusive a sensação de grande penalidade, mas rapidamente fez um gesto para o árbitro de que tinha escorregado. Humildade acima de tudo!
A segunda parte foi – tal como Pedro Martins disse – digna de registo. Ainda que a formação vitoriana tenha permitido que a equipa vilacondense assustasse num dos poucos lances de perigo que criou. Porém, nesse lance à passagem do minuto 48’, os jogadores do Rio Ave viram a equipa de arbitragem a anular-lhes um golo por fora de jogo evidente. E atenção que essa nem tinha sido a única irregularidade no lance, visto que na origem do mesmo, o contra-ataque foi conduzido com a ajuda da mão de um elemento da equipa forasteira, algures no meio campo. Logo de seguida, Rafael Martins voltou a ganhar protagonismo e esteve perto de fazer um chapéu. Raphinha tinha substituído Bernard ainda na primeira parte visto que o ganês mostrou-se nervoso e condicionado com um cartão amarelo madrugador. E foi a partir da agressividade ofensiva de Raphinha que nasceu o primeiro golo, depois de vários dribles no corredor direito, cruzou para a área, a bola foi aliviada para zona proibida e Rafael Martins estava no lugar certo e à hora certa para fuzilar as redes de Cássio e, finalmente, inaugurar o marcador. Enquanto os jogadores do Vitória festejavam junto dos adeptos, eis que o árbitro Vasco Santos expulsou Heldon por acumulação de amarelos, por razões desconhecidas devido à ausência de imagens. A supremacia vitoriana intensificou-se e Hernâni esteve perto de um golaço aos 63 minutos. Não foi aos 63’, foi aos 70’, após uma boa combinação com o ponta de lança brasileiro, Hernâni ficou livre de marcação dentro da área e atirou para o 2-0. O Rio Ave, com menos um, ainda tentou reduzir. Os vilacondenses foram rematando sempre que tinham oportunidade para tal mas nenhum remate levou perigo à baliza defendida por Miguel Silva. Fazia-se a tradicional “cachecolada” nas bancadas - com quase 18 mil espectadores (!) - quando Texeira, acabado de entrar, fez o 3-0 já nos descontos, após um grande trabalho de Marega. A “cachecolada” durou um tempo nunca antes visto! Iniciou-se aos 88’ e só acabou antes do “Viking-Clap” (7 minutos!) que muitos teimam em dizer que se trata de uma mera fotocópia à imagem que a selecção islandesa deixou no Euro 2016 quando na verdade isto já se faz no D.Afonso Henriques desde…2006.
Quatro ausências forçadas não foram suficientes para abanar a nossa equipa! O Vitória foi a melhor equipa e mereceu os três pontos. Repetiu-se o resultado da primeira volta, com intervenientes diferentes. Exigia-se que fossem conquistados os 6 pontos possíveis nestes dois jogos seguidos em casa , mas na verdade só conseguimos 4, as razões…toda a gente as sabe! E um facto curioso é que, à semelhança do jogo frente ao Estoril, voltámos a marcar 3 golos…na mesma baliza. Continua tudo igual, estamos a 2 pontos do 4º classificado e com 4 de avanço em relação ao 6º posto. Segue-se a difícil deslocação à Choupana, onde o Nacional, com o novo treinador, só soma empates! Há que inverter a tendência e…ganhar!


A equipa B continua imparável em casa e tem agora o 2º melhor registo caseiro entre as 22 equipas da II Liga. Triunfo frente ao Cova da Piedade por 1-0 que coloca os bês no 8º lugar com 47 pontos, tendo agora o mesmo número de vitórias e derrotas: 14.

A formação orientada por Fernando Sá recebeu e venceu o Porto por 78-76! À semelhança do jogo com o Benfica, o Vitória chegou a ter uma margem de conforto interessante mas foi permitindo que o adversário recuperasse aos poucos. Desta vez, e apesar de tudo, o Vitória conseguiu segurar um triunfo bastante importante que coloca os conquistadores, agora, no 3º lugar.
No voleibol, nova derrota frente ao Fonte Bastardo por 3-1 com os parciais de 25-21, 22-25, 25-19 e 25-16. O Vitória terminou a fase regular em 5º lugar com 36 pontos, fruto de 12 vitórias e 10 derrotas, sendo que uma metade dos pontos foi conquistada em casa e a outra metade...fora de casa. Um registo interessante a nível estatístico.

Os iniciados foram a Moreira de Cónegos derrotar a formação local por 1-4 e terminaram a fase regular no 3º lugar com os mesmos pontos que o 2º classificado, o Paços de Ferreia, 28 pontos! Os juvenis do Vitória caíram para o último lugar da classificação após uma derrota caseira com o Rio Ave por 0-1.

E OH VITÓRIA VAMOS A ELES !

Sem comentários:

Enviar um comentário