segunda-feira, 10 de abril de 2017

Desfechos de evitar

Perante 20 064 espectadores, o Vitória venceu o Tondela por 2-1 e regressou ao 4º lugar. No entanto, à semelhança daquilo que tem acontecido nos últimos jogos, a formação vitoriana voltou a acabar o jogo em sofrimento, de forma completamente desnecessária. E ser do Vitória também é isto: saber sofrer!

Foto de Vitória Sport Clube.

A equipa liderada por Pedro Martins entrou a todo gás e aos 2 minutos dispôs de uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador! Bruno Gaspar apareceu solto na direita do ataque vimaranense e acabou por enviar a bola ao poste, naquele que poderia ter sido o seu primeiro golo de Rei ao Peito. Já há muito tempo que o merece, em boa verdade... Os conquistadores não tiraram o pé do acelerador e foram tentando chegar ao golo de todas as formas e feitios. Num espaço de três minutos, três oportunidades. À passagem do minuto 12', Marega cruzou para a área e Hernâni atirou por cima. Um minuto depois foi a vez de o próprio Marega, a cruzamento de Hurtado, cabecear à figura de Janota. Segundos depois, Prince pontapeou a bola, Hernâni ofereceu-a a Texeira e o uruguaio acabou por ser feliz na finalização, inaugurando o marcador com a ajuda de um ressalto. Já leva três jogos consecutivos a marcar, os três a contar para o campeonato. Depois de três belas oportunidades de golo, marcámos na menos flagrante. É o futebol... O Tondela tentava chegar à área de Douglas, mas não levava qualquer perigo e não apresentava critério no último passe, sendo que a principal arma passou mesmo pela conquista de oito (!) pontapés de canto no primeiro tempo. Em sentido inverso, a formação vitoriana ia dominando o jogo e não se cansava de criar oportunidades de golo. Hurtado fez um passe magistral para Marega que, só com o guarda-redes pela frente, não conseguiu ampliar a vantagem para dois golos de diferença, num lance em que Hernâni estava completamente sozinho do lado esquerdo e com a baliza escancarada. Pouco depois, Marega foi carregado na área e Texeira tentou bisar de longe visto que o guarda-redes estava fora dos postes, no entanto o central do Tondela afastou o perigo quase em cima da linha de golo. E foi precisamente no último lance da primeira parte que o Vitória chegou ao 2-0. Konan trocou as voltas ao seu adversário direto, cruzou para a área onde estava Hernâni e o extremo emprestado pelo FC Porto - com muita calma - assistiu Hurtado que cabeceou para o segundo golo da partida. O Vitória ia então para o intervalo a vencer por 2-0, após uma primeira parte brilhante em que até podia ter marcado 5 ou 6...
Aquilo que parecia um passeio quase que virava pesadelo depois do intervalo.Na segunda parte, ritmo quebrado. Os conquistadores ainda foram em busca do terceiro golo mas o desgaste físico do jogo de Chaves foi adquirindo - aos poucos - algum destaque para a pálida exibição dos vitorianos no segundo tempo. Os jogadores emprestados pelos azuis e brancos foram os obreiros das poucas oportunidades. Oportunidades essas desperdiçadas com falhanços inacreditáveis. Nota ainda para o golo (bem) anulado a Hernâni, após passe de...Marega, numa altura em que decorria o minuto 60'. O Tondela foi ameaçando e até esteve perto de marcar por duas vezes num espaço de 8 minutos por intermédio de Murilo e...Murillo. Os auri-verdes chegaram mesmo a equilibrar alguns dados estatísticos, em proveito do desgaste físico dos vimaranenses e da velocidade imposta no jogo resultante das substituições efectuadas por Pepa. Nesse sentido, Pedro Martins procedeu a uma dupla substituição com Raphinha e Tozé a entrarem para os lugares de Hernâni e Hurtado respetivamente. De frisar o momento da substituição do extremo de 25 anos: deixou tudo em campo mas nunca foi feliz na finalização. Os vitorianos perceberam que o jogador não estava nos seus dias e o mesmo saiu debaixo de um tremendo aplauso. O reconhecimento do esforço passa por aí.. Ora, à passagem do minuto 82', Prince deixou escapar Murillo e o avançado do Tondela, entalado pelo francês e por Douglas, acabou por cair na área. Perante este lance, o árbitro Hugo Miguel demorou 3 segundos a apontar para a marca de grande penalidade. Douglas viu o cartão amarelo num lance em que, a haver falta, seria do central francês, a meu ver. Desta vez, o guardião brasileiro não adivinhou o lado e o Tondela reduziu mesmo para 2-1. Frente ao último classificado, galvanizado pelo golo alcançado a poucos minutos do fim, Pedro Martins decidiu assumir uma postura mais defensiva retirando Marega - outro jogador que não esteve nos seus dias mas que deixou tudo em campo - para dar lugar a Celis. Os vitorianos, mesmo com os filmes do sofrimento final dos últimos jogos bem presentes na memória, empurravam a equipa para a frente de forma a impedir que os jogadores voltassem a adormecer. E assim foi... Repetiu-se o resultado da 1ª volta, 2-1 para a equipa da casa. Triunfo pela margem mínima com duas partes distinas: a primeira ótima e a segunda péssima.
O Vitória leva agora 50 pontos conquistados (23 em casa e 27 fora) ocupando a 4ª posição do campeonato, em igualdade pontual com o rival minhoto. A luta por um lugar que dá acesso direto à fase de grupos da Liga Europa começa a ferver! Com o triunfo de ontem, o Vitória conseguiu algo que já não acontecia há muito tempo: duas vitórias consecutivas no nosso castelo, a contar para o campeonato. Aquela expressão do presidente do nosso rival ("...o que se passa noutros campos...") começa a fazer sentido. Realmente o que se passa em certos campos é diferente do que se passa noutros. Ora. vejamos... Uns contam com o apoio de 20 mil espectadores mesmo em jogos contra o último classificado. Já outros só chegam a números semelhantes quando um clube "grande" vai jogar a esse campo. E é isso que vai incomodando as pessoas... Já para não falar do facto de o Vitória finalmente ter um plantel à sua disposição com grande potencial para fazer...história! Os adeptos já a fizeram fora das bancadas, só falta a equipa. Faltam 7 jogos para a época terminar. 6 finais para o campeonato com o objetivo de garantir o 4º lugar e a final do Jamor com o sonho de trazer o caneco pela 2ª vez em sete finais! Segue-se mais um jogo em Chaves, desta vez a contar para o campeonato. Cada jogo com a sua história. A derrota de há uns dias atrás não pode ser esquecida. Bem, pelo contrário. Há que corrigir o que esteve mal e melhorar o que diz-se ter estado "bem" nesse jogo. Para o próximo sábado, precisamos do Vitória da 1ª parte do jogo de ontem, o do 2º tempo...dispensamos.

O Vitória B recebeu e venceu o Vizela por 2-0. Xande Silva inaugurou o marcador aos 60 minutos e em cima dos descontos - já em inferioridade numérica - João Correia sentenciou a partida com o 2-0 final. Triunfo importantíssimo que coloca a formação orientada por Vitor Campelos nos 7º lugar com 51 pontos, à frente das restantes equipas 'B'.

Nas modalidades, o voleibol deslocou-se ao pavilhão do Caldas para vencer a equipa local por 0-3 com os parciais de 21-25, 19-25 e 20-25, vencendo 3-1 na eliminatória. Os conquistadores começaram com uma derrota, venceram os dois jogos que se seguiram em Guimarães e carimbaram a passagem à fase seguinte no pavilhão onde tinham perdido há duas semanas atrás. No polo aquático, a formação vitoriana empatou 11-11 frente ao CDUP, mantendo-se ainda no 6º lugar.

Já no futebol de formação, os juniores perderam a liderança para o Sporting após terem sido derrotados pelo FC Porto por 2-0.

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário