sábado, 15 de abril de 2017

Triunfo da eficácia

Dez dias depois da derrota por 3-1, o Vitória voltou ao reduto do GD Chaves e desta vez venceu por 2-3. A eficácia foi a palavra-chave! A formação orientada por Pedro Martins criou poucas oportunidades de golo mas soube aproveitá-las perante um Chaves ineficaz, tanto que ao intervalo já vencia por uma margem de três golos. Porém, à semelhança das últimas partidas, acabámos o jogo a sofrer de forma completamente desnecessária. O coração de um vitoriano não aguenta?

Foto de Alma Vitoriana.

Tal como tinha acontecido no jogo da Taça, os transmontanos foram os primeiros a ameaçar o golo. Ainda nem íamos com 40 segundos de jogo e Rafael Lopes já tinha ameaçado a baliza de Douglas. À passagem do minuto 12', Hurtado assistiu Texeira para o primeiro golo da partida, num lance de extrema infelicidade para Nelson Lenho e Nuno Coelho. Dois minutos depois, Marega cruzou para a esquerda do ataque vimaranense e Hernâni - livre de marcação - teve a perícia suficiente para ampliar a vantagem, sendo que antes da bola entrar ainda embateu na barra... Os flavienses nem queriam acreditar! Bressan e Ponck tiveram a oportunidade de marcar mas foi o Vitória a chegar ao terceiro. Decorria o minuto 36' quando Hernâni ganhou na direita, cruzou para Marega e o maliano assistiu Hurtado para o 0-3. Um lance muito bem trabalhado e, acima de tudo, sem egoísmos. Ao 4º remate, o 3º golo, o que basicamente dava ênfase à célebre expressão "cada tiro, cada melro". Os conquistadores iam então para o intervalo a vencer por três golos de diferença, frutos de uma tremenda eficácia vimaranense nunca antes vista.
Os primeiros minutos da segunda parte foram marcados por alguma monotonia. Só ao minuto 64' é que Davidson ameaçou o golo e, pouco depois, foi a vez do guardião brasileiro evitar o golo de Rafael Lopes com uma palmada. Tudo isto numa altura em que Hurtado tinha acabado de dar o lugar a João Aurélio e Texeira tinha sido substituído por Raphinha. Ao minuto 75', a passe de Tiba, Rafael Lopes conseguiu finalmente chegar ao golo. No entanto, o golo surgiu de um fora de jogo evidente, à semelhança do que tinha acontecido no 2º golo do jogo da Taça. A bola foi ao meio campo, os conquistadores vacilaram perante a pressão transmontana e no minuto a seguir Davidson cruzou para a área e Willian reduziu para 2-3. Jogo relançado. O Vitória desorganizou-se e foi encostado às cordas. O conjunto orientado por Ricardo Soares tentava chegar ao golo de todas as maneiras e feitios. De todo o lado. Douglas revelou-se novamente decisivo ao opor-se de forma eficaz a remates de Davidson e Rafael Lopes já nos descontos. Nem os 6 (!)  minutos de compensação dados por Soares Dias - bem como aquele amarelo mostrado a Douglas aos 20 minutos sem qualquer aviso prévio - foram suficientes para evitar que a formação vitoriana somasse mais três pontos importantíssimos. Mas de realçar que voltámos a terminar um jogo de forma muito sofrida e, diga-se de passagem, de forma notoriamente desnecessária.
O Vitória não protagonizou uma boa exibição, ainda que tenha revelado uma eficácia exorbitante num jogo em que cerca de 1500 vitorianos decidiram marcar presença em Trás-os-Montes para apoiar a sua equipa. Quatro remates no primeiro tempo e apenas um no segundo, numa partida sem pontapés de canto para os conquistadores. A última equipa a marcar em Chaves. em jogos a contar para o campeonato, tinha sido o Moreirense, há 4 meses atrás. Hoje, o Vitória não só marcou (três), como ganhou, onde só ainda uma equipa o tinha feito. Quarto triunfo consecutivo no campeonato e 53 pontos ao fim de 29 jornadas. Há razões para acreditar que podemos mesmo ficar em 4º lugar e, quem sabe, voltarmos a ser felizes no Jamor. Seja como for, há que melhorar os níveis exibicionais!

Enquanto a equipa principal jogava em Chaves, a equipa B encontrava-se em Barcelos a defrontar o Gil Vicente e os juniores em Coimbra a jogar frente à Académica. Quer a equipa B, quer os sub-19...perderam por 2-0. A equipa B caiu para o 11º lugar, já os juniores continuam a ocupar o 2º posto mas agora a 5 (!) pontos da liderança, isto tudo quando há duas jornadas eram líderes isolados...

A formação de basquetebol foi surpreendida em casa pelo Galitos, tendo sido derrotada por 69-81. Com este resultado, o Vitória não aproveitou o deslize do líder e continua no 3º posto a 2 pontos do 1º classificado.

E OH VITÓRIA VAMOS A ELES !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário