segunda-feira, 22 de maio de 2017

"Que o vosso 11 esteja à altura do nosso 12"

Terminámos o campeonato da mesma forma que o iniciámos: com uma derrota caseira (0-1). O Vitória apresentou um "onze" sem qualquer jogador habitualmente titular e viu o conjunto de Santa Maria da Feira conseguir o que só três equipas tinham feito esta época, isto é, vencer no Estádio D.Afonso Henriques. O campeonato terminou (com um merecido 4º lugar), mas a época ainda não. E é no Jamor, já no próximo domingo, que os conquistadores podem voltar a fazer História.



O técnico Pedro Martins decidiu, por motivos estratégicos de gestão, revolucionar o seu "onze" habitual pela segunda vez nesta época. Na primeira vez que isso aconteceu, na Choupana, a formação vitoriana venceu o encontro pela margem mínima, antes de uma deslocação a Chaves (a contar para a meia-final da Taça de Portugal), que acabaria por ficar 3-1 a favor dos transmontanos. Desta vez, a tal revolução não teve resultados práticos. Talvez agora o filme seja precisamente o inverso, mas para isso seria preciso vencer no Jamor.
Num jogo de equilíbrios e com poucas oportunidades, Raphinha foi um dos jogadores mais ativos, a par de Tozé. Aos 23 minutos parece ter ficado um penalty por assinalar sobre Sturgeon, porém, o árbitro Tiago Antunes nada assinalou. Duas oportunidades para cada lado no primeiro tempo. Na segunda parte, o Feirense entrou forte e esteve perto do golo com um remate de primeira de Platiny a ser desviado por Miguel Silva com a ponta dos dedos, sendo que a bola ainda embateu na barra. Também Raphinha esteve perto de inaugurar o marcador num grande lance individual. O único golo da partida acabou por ser marcado pelo conjunto forasteiro. Luis Machado desequilibrou e assistiu Tchuameni. Só teve de encostar. O Vitória ainda tentou reagir, por intermédio de Rafael Martins. Mas foi o Feirense a fechar o encontro com duas oportunidades. Miguel Silva e Rúben Ferreira impediram males maiores. O critério disciplinar do árbitro nem sempre foi o mais correto, tendo amarelado dois jogadores do Vitória na primeira parte, quando também o podia ter feito a vários jogadores da equipa adversária. Já para não falar do anti-jogo constante que os homens de Santa Maria da Feira colocaram em prática logo após o golo.
Mesmo depois da derrota (a segunda consecutiva), os vitorianos não arredaram pé e aplaudiram a equipa devido à época realizada. Época essa que ainda não terminou. Um ambiente arrepiante com o famoso "Viking-Clap", dando uma injeção de confiança para o jogo que se segue no próximo fim de semana. Com adeptos destes...tudo se torna mais fácil. E no Jamor serão cerca de 15 mil as gargantas afinadas, fiéis a uma só cor, a puxar pelos conquistadores. Dezenas de adeptos do Feirense também marcaram presença no Estádio do Rei e no fim entoavam "E boa sorte para o Jamor", originando também trocas de cachecóis. Uma demonstração de fair-play, tal como se tinha sucedido com o Tondela. O futebol agradece.
O Vitória despediu-se da Liga NOS 2016/17 com 62 pontos conquistados (igualando o recorde de pontos), fruto de 18 vitórias, 8 empates e 8 derrotas, sendo que dos 62 pontos, 33 foram conseguidos a jogar fora de portas. O segundo melhor registo forasteiro! O futebol praticado nem sempre foi o melhor, mas era o suficiente para ir vencendo. De salientar que o conjunto orientado por Pedro Martins conseguiu resistir a duas saídas de jogadores habitualmente titulares (Soares e João Pedro) durante o mercado de inverno. Algo dificil de conseguir tendo em conta o filme de épocas anteriores... Agora, as atenções estão todas focadas na Taça de Portugal. O presidente Júlio Mendes já disse que vamos conquistá-la. Porém, do dizer ao fazer ainda vai uma diferença. E estou certo que todo o plantel quer isto mais do que nunca! Tal como aquela tarja dizia..."Que o vosso 11 esteja à altura do nosso 12".

A equipa B terminou a época com uma vitória caseira por 3-2 sobre o Benfica B. Ao contrário do que é habitual nos jogos em casa, a equipa visitante adiantou-se primeiro no marcador, embora os bês tenham empatado logo a seguir por intermédio de Tiago Castro. No inicio do segundo tempo, na conversão de uma grande penalidade, o Benfica B fez o 1-2 e, minutos depois, ficou em superioridade numérica devido a expulsão de Kiko. A formação liderada por Vitor Campelos não baixou os braços e conseguiu empatar com golo de Haman. Já perto do minuto 90', penalty para o Vitória B. Tiago Castro encarregou-se de bater, mas o guarda-redes encarnado acabou por defender. Defendeu ainda mais duas recargas e acabou por não conseguir evitar a recarga de Bruno Mendes. Estava feita a reviravolta em superioridade numérica. Os bês garantiram o 11º posto com 60 pontos, a 4 do 3º classificado. 18 vitórias, 6 empates e 18 derrotas. De salientar que quase 80% dos pontos foram conquistados no castelo, a nossa fortaleza.

O conjunto liderado por Fernando Sá foi derrotado nas duas vezes que jogou no Dragão Caixa durante o passado fim de semana. No primeiro jogo, o Vitória foi derrotado por 80-69. A recuperação no 4º período não chegou para compensar o desastre dos 1º e 3º períodos. Já no segundo jogo, a diferença foi de apenas 5 pontos com o resultado final de 83-78. Os conquistadores voltaram a recuperar muitos pontos no último período de jogo, mas acabaram por ser felizes. A diferença chegou a andar pelos 22 pontos... Pura infelicidade. Seguem-se (talvez) dois jogos em Guimarães. Em caso de derrota no terceiro jogo, o Vitória diz automaticamente adeus à possibilidade de conquistar o título. Em caso de triunfo, ainda há condições para sonhar...
Nota ainda para o basquetebol feminino. A equipa do Vitória sagrou-se campeã da 1º divisão feminina de basquetebol, após ter derrotado o Guifões por 60-54.

Os juniores empataram 0-0 em Alcochete e aniquilaram praticamente todas as hipóteses de lutar pelo título de campeões nacionais. Em caso de vitória sobre o líder, os sub19 ficariam a três pontos do Sporting, com duas jornadas para disputar. Com o empate, mantém-se os 6 pontos de diferença...

ACONTEÇA O QUE ACONTECER SOU DO VITÓRIA ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário