quarta-feira, 26 de julho de 2017

Triunfo moralizador

No último jogo de pré-epoca, a formação vitoriana surpreendeu o Sporting com um triunfo por três bolas a zero, numa partida disputada em Rio Maior. Ao contrário do que tinha acontecido no duelo de domingo frente ao FC Porto, o Vitória entrou bem no jogo e soube aproveitar os erros do adversário, tendo protagonizado uma exibição sólida e segura.


Foto de Vitória Sport Clube.

O conjunto orientado por Pedro Martins alinhou de inicio com Miguel Silva, João Aurélio, Moreno, Marcos Valente, Vigário, Celis, Zungu, Hurtado, Hélder Ferreira, Raphinha e Estupiñán. Decorria o minuto 14' quando Estupiñán recebeu a bola à entrada da área e rematou com força para o fundo das redes. Poucos minutos depois foi a vez de Hurtado aproveitar uma falha do setor defensivo leonino e aparecer na cara de Beto, atirando para o segundo golo. A meio da primeira parte, o ponta de lança colombiano recuperou uma bola e quando estava prestes a seguir isolado em direção à baliza, eis que Coates comete uma falta e vê o vermelho direto. No entanto, foi a partir desse momento que o Vitória diminui a intensidade do seu jogo, permitindo que o Sporting se fosse aproximando da baliza. O guardião Miguel Silva chegou mesmo a negar o golo aos leões com três excelentes defesas. O Vitória ia então para o intervalo a vencer por 2-0 após uma primeira parte pautada por níveis de qualidade e eficácia ofensiva, bem como de solidez defensiva.
À entrada para o segundo tempo, o técnico vitoriano decidiu mudar apenas uma peça do puzzle, substituindo Zungu por Rafael Miranda. Do outro lado, Jorge Jesus decidiu fazer várias alterações e isso fez com que o Vitória passasse por um período mais complicado e recuasse o seu bloco, principalmente nos primeiros quinze minutos da segunda parte. E foi então que os autores dos dois golos foram substituídos por Rafael Martins e Sturgeon. O Sporting teve duas oportunidades para marcar mas Miguel Silva opôs-se, novamente, de forma eficaz. A poucos minutos do final, Pedro Martins decidiu lançar Ruben Oliveira e Phakamani para ocupar as posições de Celis e Hélder Ferreira, respetivamente. Mas ainda houve tempo para um terceiro golo. Numa jogada rápida, e a passe de João Aurélio, o brasileiro Raphinha carimbou uma excelente exibição com o terceiro e último golo da partida. Na flash-interview, Pedro Martins, mesmo depois do resultado, afirmou que ainda há muita coisa a melhorar, apesar de os níveis de concentração terem sido melhores em comparação ao jogo do passado domingo.
Este foi o último jogo de preparação antes do duelo da Supertaça marcado para o dia 5 de agosto. Se é verdade que em seis jogos de pré-época, o Vitória venceu cinco, também é verdade que poucos foram os reforços que chegaram à cidade-berço de modo a fazer parte do plantel para a época 2017-18. E o caso recente de Rincón ainda piorou a situação. Temos um plantel com qualidade, mas aparentemente com poucas soluções para uma equipa que vai disputar cinco competições na época que se avizinha. Nunca é demais relembrar que esta deveria ser uma época de estabilidade, de forma a que os erros do passado não se repitam. Para já, e apesar de estarmos a mais de um mês do fecho do mercado, ainda não temos nenhum jogador emprestado. Mas até lá...ainda podem acontecer muitas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário