sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O Castelo ainda abanou...

Na jornada inaugural da I Liga, o Vitória recebeu e venceu o GD Chaves por 3-2. Apesar de um mau inicio de jogo, os conquistadores protagonizaram uma exibição convincente, tendo dominado praticamente toda a partida. A formação vitoriana recompôs-se após a derrota na Supertaça e até chegou a ameaçar uma goleada das antigas, no entanto, os dois golos apontados pelos transmontanos nos últimos minutos da partida fizeram abanar o castelo...


Foto de Vitória Sport Clube.
Foto: Vitória Sport Clube

A equipa orientada por Pedro Martins alinhou com: Miguel Silva, João Vigário, Pedro Henrique, Josué, João Aurélio, Celis, Zungu, Hurtado, Hélder Ferreira, Raphinha e Óscar Estupiñán. O Vitória apresentou-se muito intranquilo nos minutos iniciais perante um Chaves confortável e seguro na gestão da posse de bola, bem como na criação de desequilíbrios. As oportunidades de Bressan e Matheus Pereira foram o espelho disso mesmo. E foi então que a formação vitoriana acordou e começou a sacudir a pressão flaviense. Os cabeceamentos de Pedro Henrique (17') e de Hurtado (23') saíram a rasar o poste direito da baliza transmontana. Trinta segundos depois do falhanço do peruano, eis que aparece Zungu a apontar o primeiro golo do Vitória no campeonato. Os conquistadores souberam pressionar os seus oponentes quando estes tentavam sair a jogar, após a cobrança de um pontapé de baliza. Zungu foi oportuno, tabelou com Hurtado e apareceu na cara de Ricardo, inaugurando o marcador. Poucos minutos depois, Hurtado descobriu Estupiñán que, na cara do guarda-redes, acabou por atirar ao lado. Tal foi a forma como o Chaves acusou o golo que a formação liderada por Luís Castro voltou a errar com uma perda de bola no meio campo. No seguimento da recuperação de bola, e fruto de uma excelente jogada coletiva, surge o segundo golo ao minuto 31'. Raphinha oferece a bola a João Aurélio e este assiste Hurtado para o 2-0. Antes do intervalo, Estupiñán dispôs de outra excelente oportunidade para marcar após uma escorregadela de Nuno André Coelho mas voltou a vacilar em posição privilegiada.
Na segunda parte, um pouco mais do mesmo. O Vitória continuava a carregar e não tirava o pé do acelerador. Logo a abrir, Hélder Ferreira, à entrada da área, tentou a sua sorte. Dois minutos depois, João Aurélio foi tocado dentro da área e pediu-se penalty no Estádio D.Afonso Henriques. Luís Godinho mandou seguir, mesmo depois das indicações fornecidas pelo vídeo-árbitro. O terceiro golo parecia uma questão de tempo. E assim foi... Após uma nova recuperação de bola, Hurtado entregou a bola a Raphinha e o brasileiro não tremeu na hora do remate. Estava feito o 3-0 aos 59'! Os conquistadores não desistiam e persistiam. À passagem do minuto 68', o peruano Hurtado, após cruzamento de João Vigário, enviou a bola ao poste mesmo com a baliza escancarada. Quando tudo parecia estar a roçar a perfeição, eis que o Chaves reentra no jogo com dois golos de William na reta final da partida (80' e 88'). No primeiro lance, Matheus Pereira cruzou para a área e o ponta de lança correspondeu com um cabeceamento certeiro. Oito minutos depois, foi a vez de Josué falhar uma abordagem à bola devido a uma escorregadela, permitindo que William bisasse na partida e chegasse a abanar o castelo. Durante o período em que o Vitória atravessou mais dificuldades, Hélder Ferreira, Hurtado e Óscar Estupiñán saíram para dar lugar a Xande Silva, Rafael Miranda e Rafael Martins, respetivamente. Felizmente, o resultado não mais se alterou, mas fica o aviso, apesar de terem sido dois golos sofridos de forma completamente desnecessária. Bem como o sofrimento dos 20 mil adeptos presentes nas bancadas do Estádio do Rei que, mesmo depois de mais um troféu perdido, corresponderam em número (e em apoio!) no arranque do campeonato. Pedro Martins e Luís Castro reconheceram a justiça do resultado.
Curiosamente, e à semelhança do que tinha acontecido em Trás-os-Montes, num jogo a contar para o campeonato realizado em meados de abril, os flavienses também se encontravam a perder por 3-0, mas acabaram por marcar dois golos nos minutos finais, assustando os conquistadores. É caso para dizer que esta foi uma autêntica fotocópia desse jogo. Segue-se mais uma batalha. Na próxima segunda-feira, o Vitória desloca-se à Amoreira para uma partida que será disputada a partir das 19h. Mesmo a um dia de semana, é certo que não vai faltar apoio à formação vitoriana!

E OH VITÓRIA VAMOS A ELES!

Sem comentários:

Enviar um comentário