domingo, 7 de janeiro de 2018

Mais do mesmo...

A inconsistência continua a ser a palavra de ordem. Depois da goleada consentida nos "oitavos" da Taça de Portugal, eis que o Vitória voltou a sofrer quatro golos no Estádio do Dragão, desta vez a contar para o campeonato. Derrota por quatro duas bolas a uma no fecho da primeira volta.
Liga NOS: FC Porto x Vitoria SC
Foto: ZeroZero
O Vitória alinhou de inicio com: Douglas; Konan, Jubal, Marcos Valente, Víctor Garcia; Rafael Miranda, Francisco Ramos, Hurtado; Heldon, Raphinha e Tallo. Nos primeiros 20 minutos de jogo registou-se um cenário muito pouco comum: nenhuma das equipas tinha feito qualquer remate. Foi preciso esperar pelo minuto 22'. Num contra-ataque organizado, Víctor Garcia teve o espaço suficiente para fazer um cruzamento teleguiado ao qual correspondeu o pé esquerdo de Raphinha. Seis anos depois, o Vitória voltava a marcar no Dragão. A equipa da casa, pela primeira vez em desvantagem em jogos a contar para o campeonato, tentou reagir mas chocou sempre com a solidez defensiva apresentada pelos conquistadores durante o primeiro tempo. Brahimi era o jogador mais inconformado e demonstrava-o através de uma insistência ofensiva que não era correspondida. A inconformidade passou impune quando este, a caminho dos balneários, dirigiu-se ao árbitro de forma imprópria. Talvez estivesse a reclamar da grande penalidade não assinalada sobre Hurtado à passagem do minuto 41'...
O intervalo mudou tudo. Para bem do Porto e para mal do Vitória. Na primeira vez que os dragões levaram perigo à baliza, Douglas negou um golo que parecia selado na cabeça de Aboubakar. A partir daqui, deu-se asas à expressão "cada tiro, cada melro". O camaronês fez o gosto ao pé logo a seguir correspondendo a um cruzamento de Corona. Cinco minutos depois, eis que Brahimi decide protagonizar um lance de génio consumando a reviravolta no marcador. Pedro Martins não hesitou e lançou Sturgeon e Rincón. Marega não quis ficar atrás dos colegas e bisou num curto de espaço de tempo, pedindo desculpa aos mais de 1000 vitorianos que se deslocaram às Antas. Nota ainda para as assistências a esses dois golos, primeiro por Hernâni, depois por Ricardo Pereira. Ambos os jogadores formados no Vitória. Quatro golos sofridos em apenas 25 minutos. Não é inédito, contudo, torna-se impaciente, intolerante, incompreensível, tudo o que se possa chamar... Já com Kiko em campo, tendo substituido o peruano Hurtado, eis que surge o último golo do encontro. Numa altura em que se faziam "olés", Heldon respondeu ao inventar uma jogada e reduzindo, assim, para 4-2.
Após uma excelente primeira parte patente num setor defensivo e organizado, surgiu uma segunda parte completamente oposta. Mais do mesmo. Ora fazemos uma boa primeira parte e um péssimo segundo tempo ou vice-versa. Inconsistência no seu auge. De facto, até foi uma surpresa este Vitória ir para o intervalo a vencer. Era também expectável que o nosso setor defensivo não aguentasse muito mais tempo e acabasse por fracassar, mas nunca ao ponto de se pensar que podíamos sofrer quatro golos em tão pouco tempo. É caso para dizer que marcámos o primeiro e o último tento do encontro, contudo, sofremos quatro golos pelo meio... Concluída a primeira volta, o Vitória encontra-se no 7º lugar com 23 pontos, os mesmos que o Chaves. A quatro do Marítimo e do Rio Ave. E a quatorze - sim, viram bem, quatorze (!) - pontos do 4º classificado. Ainda para mais numa altura em que só no resta o campeonato... A História do Vitória merece mais. Os adeptos merecem mais!


Equipa B e Futebol de Formação:

Os bês somaram mais uma derrota caseira, desta vez frente ao Nacional da Madeira por três bolas a duas. A formação de Vitor Campelos chegou a estar a vencer por 2-0, com golos de David Luis e Denis Duarte, contudo, acabou por desperdiçar a vantagem alcançada à meia hora de jogo, permitindo o empate à beira do intervalo. Ricardo Gomes (ex-Vitória) que já havia marcado o 2-2, consumou a reviravolta madeirense nos últimos dez minutos da partida. Com este resultado, o Vitória B termina a primeira volta na penúltima posição com apenas 17 pontos conquistados.
Na deslocação a Matosinhos, a formação liderada por Alex não foi além de um nulo frente ao Leixões. Ainda que possa não parecer, foi um ponto importante na luta por um lugar que carimbe a passagem aos play-off na luta pelo título. A quatro jogos do final da fase regular, os juniores encontram-se na 6ª posição com quatro pontos de atraso face ao 4º classificado. É de referir ainda que os próximos jogos serão todos frente a equipas que, neste momento, se encontram abaixo do Vitória na tabela classificativa.
Os juvenis receberam e venceram o Paços de Ferreira por uma bola a zero, subindo ao 5º posto na classificação com 8 pontos conquistados. O mesmo número marca a distância que os sub-17 têm para recuperar de modo a chegar aos lugares de apuramento para a próxima fase. Uma tarefa muito difícil, ainda que faltem oito jogos para se disputar.
Já os iniciados deslocaram-se ao terreno do Aveleda onde foram derrotados por 2-1. Com este resultado, os sub-15 caíram para a 7ª posição com apenas 6 pontos, ficando agora a sete dos lugares de apuramento.

Foto de Basquetebol Vitória SC.
Destaque da semana (Foto: Basquetebol Vitória SC)
Modalidades:

O basquetebol voltou aos triunfos frente à formação do Galitos por 81-78. A vitória foi alcançada já no último suspiro com um triplo de Miguel Cardoso antes da linha de meio campo. Um lance soberbo ao cair do pano que fez explodir o pavilhão vimaranense. A equipa orientada por Fernando Sá encontra-se agora no 4º lugar com 23 pontos conquistados. Refira-se ainda que, à partida para esta jornada, o Vitória detinha o melhor ataque e a pior defesa do campeonato. No entanto, e apesar do triunfo, perdeu o estatuto de melhor ataque para o líder Benfica.
No voleibol, dois jogos, duas derrotas. Na receção ao Leixões, foi preciso ir à negra depois dos parciais de 22-25, 19-25, 25-21, 26-24, 8-15. Na visita ao pavilhão do Esmoriz, o Vitória foi derrotado por 3-1 com os parciais de 25-18, 24-26, 26-24, 25-22. A formação vitoriana encontra-se agora nas posições de descida, sendo claramente urgente regressar aos triunfos.
Na deslocação a Coimbra, o polo aquático do Vitória derrotou a Académica por 8-16. Um resultado que fez com que os conquistadores subissem ao 5º lugar com 12 pontos conquistados.

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, VITÓRIA ATÉ MORRER!

Sem comentários:

Enviar um comentário