domingo, 21 de janeiro de 2018

Regresso aos triunfos

Os conquistadores triunfaram pela primeira vez no ano de 2018 ao derrotarem a equipa do Estoril por três bolas a uma. Em superioridade numérica durante quase toda a partida, o Vitória sentiu dificuldades para resolver o jogo mais cedo, tendo o tento final e decisivo chegado só em tempo de descontos.
Foto de Vitória Sport Clube.
Foto: Vitória Sport Clube
Pedro Martins procedeu a quatro alterações em relação ao jogo anterior, com destaque para a titularidade de Wakaso e Pedrão, recuperados de lesão. A atravessar momentos dificeis, Vitória e Estoril encontraram-se no D.Afonso Henriques e o jogo não poderia ter começado pior para os canarinhos. Com dez minutos de jogo decorridos, Abner impediu que Heldon se isolasse e viu o vermelho direto. Na sequência do livre, Eduardo desviou a bola para canto com o cotovelo. Jorge Sousa consultou as imagens, mas mandou seguir. Meia dúzia de minutos depois, eis que Hurtado introduz a bola dentro da baliza já com a bandeirola levantada. O VAR voltou a intervir e, desta vez, em benefício do Vitória, validando o golo do peruano. Mesmo a jogar em superioridade numérica, os conquistadores não conseguiam corresponder aos "empurrões" vindos das bancadas. Muito apoio, muita constelação, muitas jogadas falhadas no último passe. O Estoril, esse, cresceu na ponta final do primeiro tempo. André Claro não marcou à primeira, marcou à segunda. Bomba de Eduardo ao poste na cobrança de um livre e, na recarga, o número 22 a restabelecer a igualdade.
No inicio do segundo tempo, Rafael Martins substituiu Víctor Garcia de modo a que João Aurélio descesse a lateral e a formação vitoriana passasse a jogar em 4-4-2. E, diga-se de passagem, uma substituição acertada e com efeitos imediatos. O brasileiro assustou Renan Ribeiro com um remate à malha lateral. Dois minutos depois, o ponta de lança trabalhou bem na área estorilista e assistiu Raphinha, recolocando o Vitória na frente do marcador. Do outro lado, Eduardo continuava a ser o autor dos remates de fora da área que levavam relativo perigo à baliza de Douglas. Já com Francisco Ramos em jogo - tendo entrado para o lugar de Tallo - os conquistadores estiveram perto do terceiro por diversas vezes. Jubal e Hurtado tentaram a sua sorte através de dois cabeceamentos perigosos. Faltava algum discernimento. Raphinha saiu com queixas e Sturgeon entrou para o seu lugar. No último suspiro, Heldon dissipou todas as dúvidas com o 3-1 final. Respirava-se de alívio em Guimarães.
Triunfo sofrido mesmo depois de a formação vitoriana ter jogado cerca de 80 minutos com mais um elemento em campo. O Estoril de Ivo Vieira arriscou e conseguiu mesmo intimidar a equipa liderada por Pedro Martins. O momento da equipa não conseguiu evitar o sofrimento até ao final. Com este resultado, colocou-se um ponto final na série negra de seis jogos consecutivos sem vencer. Face aos acontecimentos recentes, o contexto não era o mais favorável, ainda assim, o tal "abanão" (exagerado na prática) surtiu um dos efeitos pretendidos: o regresso aos triunfos. Assistiu-se a um ambiente completamente diferente do habitual no primeiro tempo com uma troca de papéis entre as claques do topo sul e as restantes bancadas. Que fique claro: juntos venceremos, divididos cairemos. A constelação de emoções transfigurou-se no Estádio D.Afonso Henriques com um apoio incansável. O Vitória encontra-se agora na 7ª posição, em igualdade pontual com o Chaves, com 26 pontos conquistados, a 7 pontos do 5º classificado.
Destaque da semana



Equipa B e Futebol de Formação:

A equipa B deslocou-se a Oliveira de Azeméis e conseguiu algo que a equipa principal não tinha conseguido: vencer a Oliveirense. Triunfo por duas bolas a uma que colocou os bês no 15º lugar, acima da linha de água, com 23 pontos conquistados (12 deles nas últimas cinco partidas). Os golos foram apontados no decorrer da primeira parte, por intermédio de Óscar Estupiñán e David Luis.
Os juniores empataram a uma bola no reduto do Moreirense. Com este resultado, os sub-19 encontram-se na 5ª posição - em igualdade pontual com o Boavista - e estão agora a apenas três pontos do 4º classificado, curiosamente o adversário deste fim de semana.
Também os juvenis não foram além de um empate a uma bola. A jogar em casa, frente à Académica, os sub-17 caíram do pódio ao serem ultrapassados pelo Rio Ave. 12 pontos ao fim de 8 jornadas.
Os iniciados receberam e venceram o Moreirense por 2-0, resultado que lhes permitiu ascender à quarta posição com 9 pontos conquistados ao fim de 7 jornadas.

Modalidades:

A equipa liderada por Fernando Sá foi surpreendida em casa pela formação do Lusitânia. Duas partes antagónicas. A vantagem de 20 pontos alcançada até ao intervalo acabou por ser desperdiçada de forma escandalosa, permitindo que os açorianos vencessem por 83-86. Ainda assim, a formação vitoriana permanece no 4º lugar, a quatro pontos do líder. A contar para os "oitavos" da Taça de Portugal, os conquistadores foram eliminados pelo Terceira BC após a derrota em casa por 89-96. Fim de semana negativo para o basquetebol do Vitória.
No que diz respeito ao voleibol, os conquistadores receberam o Sporting e acabaram derrotados por uns claros 0-3, após os parciais de 19-25, 18-25 e 15-25. Na deslocação ao pavilhão da AAS Mamede, o último classificado, o Vitória venceu por 1-3 com os parciais de 22-25, 25-23, 20-25 e 17-25. Porém, a formação vitoriana mantém-se nos lugares de descida.


E OH VITÓRIA VAMOS A ELES!

Sem comentários:

Enviar um comentário