segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Será a hora !?

Fim de semana perfeito no panorama do futebol. Todas as formações venceram. No que toca à equipa principal, triunfo importante sobre o Paços de Ferreira por três bolas a duas. Perante o ciclo de jogos que se avizinha, é hora de dar corda aos sapatos e ir em busca de um 5º lugar que possa, eventualmente, "salvar" esta época de poucos altos e muitos baixos.

Liga NOS: Vitoria SC x P. Ferreira
(Foto: ZeroZero)
João Afonso e Mattheus Oliveira eram, numa primeira instância, a grande novidade na convocatória para o duelo frente ao Paços. Pois bem, além de convocados, tiveram também entrada direta no "onze" inicial, algo que viria a ter efeito imediato no inicio da partida. Mas vamos por partes. A primeira grande oportunidade do jogo pertenceu a Wakaso que rematou de longe, tendo a bola sofrido um desvio muito traiçoeiro. Na sequência desse lance, Raphinha cobrou o pontapé de canto e, adivinhe-se, Mattheus saltou mais alto para cabecear para a zona do segundo poste, onde estava João Afonso (ver foto acima) que inaugurou, assim, o marcador com apenas cinco minutos de jogo decorridos. Regresso de sonho do central português. A resposta do Paços chegou um quarto de hora depois. Assis cruzou para a área e uma infelicidade de Pedrão ao tentar cortar a bola resultou no golo do empate. À passagem da meia hora de jogo, Tallo driblou dentro da área pacence e assistiu Raphinha, recolocando a formação vitoriana na frente do marcador. Até ao intervalo, nota para uma grande penalidade que ficou por assinalar por mão de Ricardo dentro da grande área. O VAR...decidiu erradamente, novamente em prejuízo do Vitória.
À semelhança do primeiro tempo, também a segunda parte não poderia ter começado melhor para os conquistadores. Sturgeon foi agarrado por Bruno Santos na grande área e o árbitro Rui Oliveira apontou para a marca dos onze metros. Guarda-redes para um lado, bola para o outro. Foi assim que Hurtado ampliou a vantagem. Dez minutos depois foi a vez de Sturgeon tentar a sua sorte, contudo, o seu remate foi travado por Rafael Defendi. Já com Rafael Martins e Heldon em campo - tendo substituído Tallo e Hurtado, respetivamente - a formação orientada por João Henriques acabou mesmo por reduzir a diferença num lance muito bem trabalhado por António Xavier e Luíz Phellype, jogadores que tinham acabado de entrar. Primeiro (e único) remate à baliza, dois golos. Logo a seguir, João Afonso voltou a introduzir a bola dentro da baliza mas o lance foi invalidado por fora de jogo. O Vitória que sempre apostou na velocidade e na profundidade foi perdendo algumas disputas de bola na reta final do encontro, tendo permitido uma última ocasião ao adversário em cima do minuto 90', desperdiçada pelo ponta de lança brasileiro. Um lance que provocou calafrios mas que não impediu os conquistadores de somarem três pontos muito importantes. Triunfo sofrido, exibição oscilante, mas um resultado justo.
Avizinha-se um ciclo de jogos crucial para o que nos resta da temporada. Ou melhor, para o que nos resta unica e exclusivamente do campeonato. Com o objetivo assumido de alcançar o 5º lugar, os próximos jogos poderão mesmo ser decisivos nesta caminhada: ida ao Bessa, receção ao Braga e visita aos Barreiros para defrontar o Marítimo. Três equipas que se encontram, à semelhança dos conquistadores, na primeira metade da tabela classificativa. É extremamente importante a conquista dos nove pontos possíveis nestes três jogos. Qualquer resultado que não um triunfo poderá revelar-se comprometedor. A recuperação começa aqui! A ver vamos do que é que este Vitória é realmente capaz... Para já, oitavo lugar à condição com 29 pontos somados, a quatro do Rio Ave que se encontra na quinta posição.

Equipa B e Futebol de Formação:

Os bês deslocaram-se ao reduto do último classificado e derrotaram o Real SC por três bolas a uma. A formação orientada por Vítor Campelos ficou reduzida a dez elementos antes do intervalo, por expulsão de Hélder Ferreira. Isto tudo numa altura em que o resultado estava em 0-2 com golos de Pedro Raul e Denis Duarte. No segundo tempo, Pedro Raul acabou mesmo por bisar e o setor defensivo vimaranense só consentiu um golo através de um penalty convertido pela equipa da casa. Com este triunfo, o Vitória B soma agora a quarta vitória consecutiva, encontrando-se no 13º lugar com 29 pontos, seis acima da linha água.
Foto de O melhor do Vitória.
Destaque da semana
Os juniores carimbaram o acesso para a fase final do campeonato com um triunfo em Chaves por duas bolas a zero. Quando tudo já parecia perdido, dada a diferença pontual para o último lugar de apuramento, eis que surge a grande recuperação dos pupilos de Alex ao somarem 34 pontos ao fim de 22 jogos, dos quais 15 foram alcançados nas últimas sete partidas. Destaque ainda para Leandro Costa que foi o melhor marcador da edição com 16 golos.
Neste fim de semana houve derby em juvenis e em iniciados. Os sub-17 derrotaram os bracarenses por 3-1 enquanto que os sub-17 venceram pela margem mínima (1-0). Ambas as formações têm agora 15 pontos conquistados e encontram-se a quatro de uma posição que lhes permita sonhar com o apuramento para a próxima fase.

Modalidades:

A formação liderada por Fernando Sá regressou ao triunfos com uma vitória caseira sobre o Elétrico por 88-72. Os conquistadores encontram-se no 4º lugar com 29 pontos, mantendo o o segundo melhor ataque do campeonato, bem como a segunda pior defesa.
No voleibol, mais uma derrota. A 14ª em 20 partidas. Derrota caseira frente ao Benfica por 0-3 com os parciais de 23-25 , 17-25 e 13-25. A quatro jogos do fim, os conquistadores encontram-se na penúltima posição e com a missão muito complicada de ficar nos 8 (ou talvez 9) primeiros classificados.
O polo aquático do Vitória caiu para o 6º lugar após a derrota caseira frente ao líder Fluvial por 8-16.


E OH VITÓRIA VAMOS A ELES!

Sem comentários:

Enviar um comentário