segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Infelicidade

Naquele que foi o primeiro jogo oficial da época 2018/2019, a infelicidade tomou conta da turma vitoriana que foi derrotada em casa, pelo Tondela, por duas bolas a zero. Um resultado que dita, desde logo, o afastamento da Taça da Liga.

Allianz Cup: V. Guimarães x Tondela
Foto: ZeroZero
As contas eram fáceis de se fazer. Quem vencesse a partida ocuparia a última vaga da fase de grupos da competição. Em termos objetivos, pode-se dizer que o Vitória complicou.
Miguel Silva, Rafa Soares, Frederico Venâncio, Osório, Dodô, Wakaso, André André, João Teixeira, Ola John, Tyler Boyd e Guedes foram os jogadores escolhidos por Luís Castro para a formação do primeiro "onze" inicial da temporada.
Com a ideia de jogo em permanente construção, os conquistadores foram tentando levar algum perigo numa fase inicial até à baliza adversária.
Só a meio da primeira parte é que a formação do Tondela se aproximou da baliza vitoriana. Nesse mesmo lance, Arango inaugurou o marcador na sequência de um livre direto. Miguel Silva teve algumas responsabilidades, assim como a barreira vimaranense.
Previa-se que o Vitória reagisse com mais acutilância e objetividade. E foi dos pés de Tyler Boyd que saíram as principais grandes oportunidades para empatar a partida ainda antes do intervalo.
No inicio do segundo tempo, Luís Castro decidiu fazer troca por troca, substituindo Guedes por Tallo. O costa-marfinense dispôs logo de uma grande oportunidade num lance em que também André André esteve perto do golo. Instantes depois o camisola 11 esteve novamente em destaque ao desmarcar Tyler Boyd que, na cara de Cláudio Ramos, não conseguiu concretizar.
Numa altura em que Davidson e Tozé já tinham sido lançados a jogo, os beirões chegaram ao segundo golo ao minuto 72'. Completamente contra a corrente de jogo, o recém-entrado Murillo ampliou a vantagem após passe de calcanhar de Arango.
Com menos de 20 minutos para se jogar, a formação vitoriana estava obrigada a fazer dois golos para, pelo menos, empatar a partida. Tal não aconteceu. Ainda que ao minuto 83' Tallo tenha estado muito perto de reduzir a diferença numa jogada que levou 6 jogadores até à grande área.
A eficácia foi a palavra de ordem. O Tondela teve-a, o Vitória não. Nem mesmo com o dobro de oportunidades e remates em relação ao adversário.
O modelo de jogo do técnico vimaranense privilegia a posse e o ataque apoiado. Uma construção de trás para a frente sublime que nem sempre gera os resultados esperados. Foi o caso. Os conquistadores protagonizaram uma boa exibição e o público reconheceu isso mesmo ao aplaudir a equipa no final do encontro, apesar da eliminação precoce na competição.
Seja como for, não deixa de ser curioso que, além de ter marcado golos em todos os jogos da pré-época, o Vitória também não sofreu qualquer derrota. Contudo, no primeiro jogo oficial da temporada aconteceu precisamente o contrário: uma derrota sem qualquer golo marcado.
Melhores dias virão. A começar já pelo jogo de abertura do campeonato na próxima sexta-feira, no estádio da Luz, frente ao Benfica.

E OH VITÓRIA VAMOS A ELES!

Sem comentários:

Enviar um comentário